Richter Gruppe Empreendimentos & Participações

Junte-se a nós e invista em empreendimentos inteligentes.

A importância do turismo no Vale do Taquari

Richter Gruppe

Publicado por: Richter Gruppe

27 setembro, 2021

Boas notícias neste Dia Mundial do Turismo: as viagens nacionais estão em alta. O setor, que foi bastante impactado pela pandemia, sente uma procura maior em 2021. E já espera uma boa recuperação a partir de 2022. A projeção é que, na medida em que a vacinação contra o novo coronavírus avance, a procura por viagens também aumente. E o turismo no Vale do Taquari está incluído nisso.

O turismo doméstico é uma das grandes apostas do novo normal. Destinos afastados de centros urbanos e com espaços ao ar livre são os mais procurados pelos viajantes. Por isso, o Vale do Taquari se tornou a estrela do turismo no Rio Grande do Sul. Assim, a região precisa se preparar. Ela tem muito a oferecer àqueles que optam pelo nosso Vale do Acolhimento.

O potencial turístico do Vale do Taquari

turismo no vale do taquari

(Foto: Eduardo Rocha/Reprodução Facebook)

Diversas entidades do Vale do Taquari já estão se movimentando para atender aos turistas. Em parceria, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) realizaram uma palestra com a turismóloga e guia de turismo Gabriela de Lima. Ela salientou a localização centralizada do Vale e os eventos como pontos positivos da região.

De acordo com a profissional, Estrela é um “município ainda bastante promissor na área, que pode colher muitos e bons frutos, se souber tirar proveito de tudo o que a região tem também para oferecer, e ainda mais se pensar, trabalhar e se desenvolver de forma regionalizada e unificada”.

O escritor Waldemar Richter – que já foi prefeito de Forquetinha, além de vereador e secretário de Cultura e Turismo de Lajeado – é da mesma opinião. Para ele, se as lideranças e os munícipes do Vale do Taquari se unirem, vão conseguir compreender que o turismo é muito importante para a região. Isso porque ele envolve muitos setores da economia, como alimentação, hospedagem, comércio e serviços. Como consequência, também são estimulados investimentos maiores em infraestrutura por parte do Estado, a exemplo de rodovias. 

A mais nova atração do Vale é o Cristo Protetor, em Encantado. A maior estátua de Jesus do Brasil tem 43 metros de altura. Mas, além dela, a região tem muito mais a oferecer para que quer fazer turismo no Vale do Taquari. Os visitantes encontram aqui um cenário bucólico com facilidades da vida moderna. E é para estimular os passeios pela região e divulgar os roteiros pelo Vale do Taquari que a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) trabalha.

Conheça os roteiros de turismo no Vale do Taquari

Viaduto 13, Vespasiano Corrêa

(Foto: Rafaela Ely)

A região de 36 municípios possui 14 itinerários prontos para que os viajantes façam turismo no Vale do Taquari. Aproveite o Dia Mundial do Turismo para descobri-los.

Caminho das Cascatas: A promessa é observar a riqueza da fauna e flora da mata atlântica, banhando-se em águas límpidas, acompanhado de refeições coloniais.

Caminhos da Forqueta: Reúne empreendimentos turísticos do distrito de Forqueta, evidenciando belezas naturais, agroecologia, arquitetura e potencialidades culturais da localidade.

Caminho dos Moinhos: Explora essas raras construções nos municípios de Anta Gorda, Arvorezinha, Ilópolis e Putinga.

Comendo Cá Lá e Acolá: Natureza e gastronomia na Trajetória do Trigo, entre os municípios de Encantado, Muçum, Vespasiano Côrrea e Dois Lajeados.

Entre Vales e Arroios: Seu objetivo é o convívio direto com a natureza e a preservação dos bens naturais e culturais.

Percorsi Di Anta Gorda: Belezas naturais, variedade de alimentos, bebidas, cosméticos de agroindústrias locais em Anta Gorda.

Rota da Erva-Mate: Dez municípios compõem a viagem – Anta Gorda, Arvorezinha, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Encantado, Ilópolis, Itapuca, Nova Bréscia, Putinga e Relvado.

Rota das Paixões: Passeio por Guaporé que une compras, velocidade, turismo religioso, rural, compras, aventura e enoturismo.

Rota Germânica: Em Teutônia, o turista conhece a cultura alemã através de tradições ainda preservadas.

Roteiro Encantado: Um passeio com bela paisagem e atrações culturais, religiosas, artesanais, gastronômicas e históricas pelo município.

Roteiro Santa Clara do Sul: A Cidade das Flores e dos Alimentos Saudáveis tem plantações de agroecologia e estufas de flores.

Roteiro Turístico Delícias da Colônia: Contempla atrações gastronômicas, arquitetônicas e naturais de Estrela, Colinas e Imigrante.

Tour Lajeado: Se concentra na Capital do Vale do Taquari, com rico patrimônio histórico cultural, ampla variedade de hospedagem e gastronomia típica.

Vale dos Túneis e Viadutos: Compreende os municípios de Encantado, Nova Bréscia, Muçum e Vespasiano Corrêa. Para os fãs de engenharia, natureza e gastronomia.

386 Business Park: a parada dos turistas

386 Business Park

386 Business Park

Para absorver a demanda do turismo no Vale do Taquari, está o 386 Business Park. Nas margens da BR-386, o shopping corporativo a céu aberto recebe os turistas de braços abertos. A parada ideal para esticar as pernas, descansar, tomar um café, desfrutar da boa gastronomia, fazer as compras do dia a dia e inclusive descobrir o que visitar no Vale do Taquari.

386 Business Park

Centro de Atendimento ao Turista

Isso mesmo! Junto ao 386 Business Park, o visitante contará com um Centro de Atendimento ao Turista. Ele reunirá informações relevantes para quem viaja pelo Vale do Taquari. Serão três espaços diferentes para experienciar a região:

Caminhos do Vale: parque interativo com miniaturas de pontos turísticos da região;

Círculo da Fé: ambiente tranquilo para que as pessoas possam vivenciar sua espiritualidade;

Anfiteatro Multicultural: palco para manifestações artísticas do Estado e do Vale do Taquari.

Caminhos do Vale, Círculo da Fé e Anfiteatro Multicultural

Para compreender a pujança da região, José Paulo Richter salienta que o Vale do Taquari não estava no mapa do turismo brasileiro, mas agora, com o Cristo Protetor, a mobilização dos municípios junto com a Amturvales e, em especial, a Secretaria de Turismo do Estado, a região certamente fará a diferença para as pessoas que para cá vierem! 

Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651 falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651
falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Facebook Instagram Pinterest Vimeo Google+
Abrir Chat
Close

Dúvidas? Entre em contato