Richter Gruppe Empreendimentos & Participações

Junte-se a nós e invista em empreendimentos inteligentes.

Richter Gruppe lança projeto social Cidade Consciente e entrega Minibiblioteca pública de troca de livros

Publicado por: Richter Gruppe

2 maio, 2022

A Minibiblioteca pública de troca de livros do Urban faz parte do projeto social Cidade Consciente, criado e desenvolvido pela Richter Gruppe. 

Dentro do nosso propósito “Construir empreendimentos que melhoram a vida das pessoas” sabemos que a educação e a cultura de um povo fazem a diferença no meio onde se vive. 

Com isso, o projeto social Cidade Consciente visa essa integração com a comunidade e a cidade. Cada cidadão é um agente de transformação e se pudermos despertar essa sementinha nas pessoas, estamos atingindo nosso objetivo. 

Desta forma, para lançar o projeto social Cidade Consciente, foi entregue a Minibiblioteca pública de troca de livros do Urban, marcando o lançamento do projeto.  

Logo do projeto social Cidade Consciente

O que é o projeto social Cidade Consciente 

 

O projeto Cidade Consciente nasceu com o propósito de contribuir com a conscientização das pessoas quanto à preservação e melhoria dos espaços públicos urbanos.

Sua missão é gerar engajamento comunitário em prol da consciência e da responsabilidade de cada cidadão na utilização e ocupação dos espaços de uso comum nas cidades.

Os três pilares  a serem trabalhados pelo projeto Cidade Consciente são:  

  • Proteção e Inclusão 
  • Convívio Comunitário 
  • Educação e responsabilidade ambiental 

 

1 – Proteção e Inclusão

  • Educação e respeito no trânsito:

-Respeito ao pedestre, ciclista, crianças e famílias

-Desaceleração do trânsito; 

– Caminhos de acessibilidade.

  • Segurança Urbana: 

Senso de segurança

– Pessoas nas ruas; 

– Boa iluminação pública;

– Placas indicativas e informativas;

– Diminuir as distâncias.

2-  Convívio Comunitário

  • Incentivo à vida comunitária 

– Incentivo ao consumo local;

– Convite a vida social;

– Convite à criatividade.

  •  Educação e respeito nas zonas de vizinhança:
  • Experiência sensorial

 – baixo nível de ruído, poluição sonora.

Incentivo ao esporte, cultura e lazer: 

– Convite a atividade física, jogos;

– Contribuição cultural;

– Espaço ao ar livre para eventos públicos, feiras;

– Espaço para crianças;

– Espaço para lazer.

  • Preservar local público de uso comum

– Preservar mobiliários urbanos;

– Iluminação pública;

– Vias de trânsito;

– Pinturas.

3 – Educação e responsabilidade ambiental 

Incentivo a educação ambiental:

Cuidar e manter limpo o meio ambiente

– Preservação das plantas e do paisagismo 

– Incentivo a prática dos 5R

O que são os 5R?

Os 5 Rs são uma política que visa reduzir a geração de resíduos no nosso planeta, fazendo com que cada um de nós mude o comportamento diante do consumo e a forma que lida com os resíduos gerados. Os 5 Rs consistem em cinco palavras: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.

Recicle – Reutilize – Reduza – Repense – Recuse

Como fazer o projeto acontecer?

Por meio do relacionamento colaborativo entendemos que é possível construir núcleos saudáveis dentro das cidades.

O projeto fará ações via redes sociais e eventos que abordem e trabalhem esses temas que são focos do projeto, assim como pode ser apoiador de outros projetos nas cidades e região onde a Richter Gruppe empreende. 

O local público é responsabilidade de todos!

 

Campanha livro doado, história compartilhada

O projeto social Cidade Consciente foi lançado no dia 27 de abril de 2022 no Urban Center Conventos – Lajeado – RS com uma ação voltada para celebrar o mês do livro. 

A primeira ação do projeto social Cidade Consciente foi a campanha Livro Doado, História Compartilhada realizada do dia 1º a 22 de abril. Os livros arrecadados foram colocados na Mini Biblioteca pública de troca de livros do Urban, doada pela Richter Gruppe, que faz parte da ação. 

Esta ação teve como objetivo estimular o hábito da leitura e a valorização da cultura e da história por meio da troca de livros neste local, assim como ocorre em outros locais do Brasil e do mundo. 

Além disso, é uma forma de fazer as pessoas se sentirem pertencentes àquele local, com participação coletiva e ocupação urbana, possibilitando o convívio comunitário, aspecto que contribui para a qualidade de vida. 

 

A partir do dia 27 de abril de 2022 os materiais doados para a Minibiblioteca serão de uso público, porém a responsabilidade sobre eles é de cada um.

Este ambiente alimenta uma relação aberta com seus visitantes.

Minibiblioteca pública de troca de livros do Urban

 

O Evento

A cerimônia de entrega da Minibiblioteca pública de troca de livros do Urban ocorreu na tarde de quarta-feira 27 de abril de 2022, às 16 horas no Urban Center Conventos, empreendimento da Richter Gruppe implantado na cidade de Lajeado.

O evento foi conduzido por Rodrigo Conte e contou com a presença do Secretário do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade Luis André Benoit, Secretário da Cultura Esporte e Lazer Carlos R. Reckziegel, Deolí Gräff presidente da Câmara de Vereadores da cidade de Lajeado e presidente da Alivat (Academia Literária do Vale do Taquari). Também estiveram presentes o pesquisador e historiador Sr. Waldemar Richter e sua esposa Olinda Richter. O historiador Waldemar Richter teve participação especial, pois a Minibiblioteca é uma forma de homenagear sua dedicação a cultura e aos livros, uma vez que ele fez pesquisou e lançou o livro Pioneiros de Conventos que conta a história dos primeiros imigrantes de Lajeado, que ao bairro de Conventos se instalaram. Ele também na ocasião doou livros de sua autoria, da mesma forma, o jornalista Rodrigo Conte doou livros de sua autoria. 

 

 

Para marcar este ato, a presença dos alunos, professores e diretor Rui Griesang da Escola Sinodal Conventos  foram fundamentais. O aluno Nicollás abrilhantou o evento com uma leitura do livro “Fábulas de Esopo” e tocou Asa Branca na flauta doce. Taila Welter representou a Associação dos moradores do bairro Conventos. Clientes e parceiros também se fizeram presentes, assim como parte da comunidade. 

O Urban Center Conventos 

A essência do Urban Center Conventos está vinculada a um novo conceito de urbanismo, um modelo de empreendimento inteligente, onde as pessoas encontram tudo em um só lugar. Desenvolvimento planejado com mobilidade urbana e sustentabilidade resultando em qualidade de vida para as pessoas.

O empreendimento contempla moradia, trabalho, comércio e lazer em um único lugar. O objetivo é que o projeto atenda da melhor forma a demanda de comércio e serviços da região, unindo pessoas, negócios e lazer. Com isso receber a Minibiblioteca Pública de Troca de Livros condiz muito com o propósito do empreendimento. 

 

Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651 falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651
falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Facebook Instagram Pinterest Vimeo Google+
Abrir Chat
Close

Dúvidas? Entre em contato