Richter Gruppe Empreendimentos & Participações

Junte-se a nós e invista em empreendimentos inteligentes.

O que é um open mall e como ele facilita a vida das pessoas

Richter Gruppe

Publicado por: Richter Gruppe

23 agosto, 2021

Com a rotina do século 21 cada vez mais corrida, a conveniência vem se tornando prioridade para os consumidores. E, neste quesito, o open mall se encaixa muito bem na vida das pessoas. Quer conhecer mais sobre essa tendência mundial? Continue lendo e descubra o motivo de ela ganhar cada vez mais força no mercado brasileiro!

Open mall, strip mall, strip center?

Estacionamento é área fundamental do open mall

Open mall, strip mall e strip center são praticamente sinônimos no Brasil. Todas essas expressões têm origem na língua inglesa. “Open mall” quer dizer “shopping aberto”, “strip mall” significa “shopping em faixa” ou “shopping em tiras” e “strip center” é “centro em faixa” (ou “centro em tiras”). Ou seja, eles são centros comerciais com lojas uma ao lado das outras.

Na essência, todos esses nomes representam um conjunto de estabelecimentos com estacionamento comum. As construções são horizontais, a maioria somente com piso térreo. Contudo, também se encontram com dois e até três andares. A disposição do imóvel pode variar de uma ou duas faixas de lojas para formatos como em L ou em U.

Apesar do estacionamento e da facilidade de acesso veicular a esses empreendimentos, o pedestre e o ciclista também são incluídos no projeto (ao contrário dos shoppings tradicionais, que priorizam os automóveis). Ainda que a origem do open mall remonte aos Estados Unidos dos anos 1980, seus atributos têm tudo a ver com duas premissas do urbanismo moderno. Uma delas é o walkability, que avalia se a área é propícia para caminhadas. A outra é a crescente importância da bicicleta como modal de transporte. 

Conveniência para os clientes

Agradável e prático: assim deve ser o open mall

A principal característica do open mall é a conveniência. Assim, sua localização sempre será estratégica, no caminho das pessoas. Por essa razão, eles também são referidos como “centros comerciais de proximidade”. Como consequência, esse tipo de empreendimento também é muito importante para a economia e para o crescimento dos bairros onde se instalam.

Ademais, o mix de lojas completo e variado faz com que o consumidor consiga tudo o que precisa em uma “one stop shop” (compras em uma parada). O tempo usado pelo usuário raramente demora mais do que uma hora. Farmácias, espaços gastronômicos, academias, salão de beleza e petshops são alguns dos estabelecimentos que mais se encontram em open malls.

Josi Birckheuer Richter, gestora da Richter Gruppe, explica: “Este novo formato de empreendimento vai de encontro ao que o consumidor está buscando. É uma experiência que expande o entendimento de consumo. Permite fazer da saída um lazer, um momento para estar com amigos, família, com seu pet e poder, sim, realizar suas compras em um ambiente planejado e integrado com a natureza de forma mais orgânica. O local se torna um ponto de convivência, fortalecendo também as marcas e os negócios que ali se encontram”.

Vantagens para empreendedores

A arquitetura do open mall valoriza recursos naturais

Além de facilitarem a vida dos clientes, os open malls também são excelentes opções para empreendedores. Os varejos ali instalados, na maioria das vezes, são pequenos ou médios e devem trabalhar em sinergia para a melhor experiência dos lojistas e dos consumidores.

Seu projeto arquitetônico, em geral, resulta em redução de custos de manutenção, pois aproveita a luz e a ventilação naturais. Em termos administrativos, o open mall é uma mescla da dinâmica das lojas de rua com os serviços de um shopping tradicional (segurança, limpeza e manutenção), a uma taxa condominial inferior. 

Uma das grandes vantagens que os centros comerciais de proximidade oferecem a seus varejistas é a fidelização dos clientes. Se satisfeitos, a probabilidade de retorno é enorme. Isso porque, para os consumidores, é muito cômodo encontrar o que ele precisa perto de casa ou do trabalho. Assim, as pessoas que passam pelo open mall todos os dias têm uma grande chance de se tornarem público cativo, caso o empreendimento ofereça o que elas procuram.

Open mall de sucesso

O open mall precisa cumprir alguns quesitos para ter sucesso

Para que um open mall tenha sucesso, é preciso que ele cumpra alguns requisitos:

  • Mix de lojas: Conveniência, serviços e alimentação são os segmentos mais comuns nesses polos comerciais de rua. Elas devem oferecer o máximo daquilo que o consumidor precisa;
  • Estacionamento: Facilidade quase sine qua non para esse tipo de empreendimento. Os espaços para deixar os veículos devem ser de fáceis de manobrar e próximos às lojas;
  • Paisagismo: Além de valorizar a visibilidade do centro comercial, a planta deve prever espaços de convivência agradáveis, preferencialmente em contato com a natureza, para oferecer uma experiência prazerosa para o público;
  • Visibilidade: O velho ditado “quem não é visto não é lembrado” também serve para os centros comerciais de proximidade. Esquinas costumam ser preferíveis, pois possibilitam sua visualização em duas ruas;
  • Localização: Location, location, location. Vias movimentadas são ideais para a instalação de um open mall. O 386 Business Park, por exemplo, é um lugar excelente para esses centros comerciais. Com 1000 metros de extensão de fachada para a BR-386, ele é uma vitrine a céu aberto por onde passam 50 mil pessoas diariamente. Com infraestrutura pronta para o consumidor, mobiliário urbano, calçada para passeio, paisagismo, wi-fi e estacionamento no local, o 386 é uma ótima oportunidade de negócios para os empreendedores que querem investir e expandir seus negócios.

Imagens do projeto é do escritório de arquitetura – Projeto Arkitetura – Renan Kronbauer.

Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651 falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651
falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Facebook Instagram Pinterest Vimeo Google+
Abrir Chat
Close

Dúvidas? Entre em contato