Richter Gruppe Empreendimentos & Participações

Junte-se a nós e invista em empreendimentos inteligentes.

Craques Solidários: conheça esta causa solidária

Richter Gruppe

Publicado por: Richter Gruppe

15 dezembro, 2021

O Craques Solidários nasceu em 2016 por meio da amizade de José Paulo Richter, Rodrigo Conte e da equipe Richter Gruppe. O que os uniu em prol dessa missão foi a vontade de contribuir com o próximo, promover a inclusão e possibilitar oportunidades mais igualitárias para as pessoas.

O projeto Craques Solidários é uma organização sem fins lucrativos que visa a solidariedade como um movimento que faz a diferença na vida das pessoas.

Este ano, a marca Craques Solidários recebeu uma releitura para ficar mais próxima das pessoas. O símbolo escolhido para o Craques Solidários foi o urso panda que representa muito bem o que a causa quer compartilhar com todos: força, gentileza, paz, visão positiva, conexão e solidariedade.  O simbolismo do panda também inclui qualidades pessoais e espirituais.

O espírito do panda nos lembra a importância de estabelecer laços pessoais fortes para que possamos nos sentir tranquilos e seguros no mundo. Esse animal vive solitário durante a maior parte de sua existência. A mensagem de sabedoria do panda também enfatiza a importância de se sentir seguro consigo mesmo, quer esteja sozinho, quer esteja acompanhado. A sabedoria do panda nos ensina a nos movermos através da vida calmamente e com determinação. Na cultura oriental, esse animal é símbolo de paz e resolução harmoniosa de conflitos.

A missão do Craques Solidários é promover e apoiar ações sociais que contribuam na construção de uma sociedade mais inclusiva, com o propósito de fazer a diferença na vida das pessoas por meio da solidariedade.

Os valores que norteiam o projeto Craques Solidários são:

  • empatia;
  • compaixão;
  • transparência;
  • respeito ao próximo;
  • comprometimento.

logo craques solidarios

O que é um evento beneficente?

Os eventos beneficentes são sem fins lucrativos e sempre realizados em apoio a uma determinada causa ou grupo.  Assim, ONG (Organização Não-Governamental), OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fundações, entidades de assistência social,  institutos e cooperativas privadas são exemplos de instituições que recebem recursos arrecadados em eventos beneficente.

Primeiro evento Craques Solidários –  2016

Em 10 de dezembro de 2016, foi realizado o primeiro evento do Craques Solidários.

O Estádio Olímpico da Univates de Lajeado foi transformado em um espaço de união e paixão, à medida que o futebol e a solidariedade se uniram.

Além disso, membros do Grupo Independente , Richter Gruppe, Univates e a família do jogador de futebol Fred Xavier (ex-jogador do Grêmio) participaram do evento.

A torcida, com mais de mil pessoas, acompanhou jogadores profissionais e amadores, bem como as equipes da Apae e da Univates, no sábado de manhã do dia 10 de dezembro de 2016.

Também, o narrador Maico Misiuk fez uma homenagem emocionante à Chapecoense e os torcedores aplaudiram quando a equipe da “chape” entrou em campo.

O resultado dos jogos do Craques Solidários arrecadou R$ 16.700,00 e uma tonelada e meia de alimentos não perecíveis. A entrega à Apae foi realizada no dia 13 de dezembro. Todo o valor em dinheiro ficou para a instituição, assim como parte dos alimentos. O restante dos alimentos foi revertido em cestas básicas doadas às famílias dos alunos.

Quer saber mais sobre o evento Craques Solidários de 2016 confira: Craques Solidários

Craques solidários

Segundo evento Craques Solidários –  2017

Dia  15 de dezembro de 2017 ocorreu a segunda edição do evento Craques Solidários em prol da Apae de Lajeado – RS.  O jogo ocorreu  no Estádio Olímpico da Univates, em Lajeado, que faz parte de um moderno complexo esportivo, com capacidade para 2 mil torcedores sentados, com gramado padrão Fifa.

O Craques Solidários de 2017  contou com a presença ilustre do jogador Zico, assim como outros ídolos do futebol gaúcho como: Danrlei, Paulo Nunes, Dinho e Anderson Polga.

Se juntaram a esse timaço outros 30 atletas e ex-atletas como: Felipe Gedoz, Ivo, que atuava no futebol chinês pelo Beijing Renhe, Jorjão, Menudo e Everton Giovanella, todos ex-atletas do Lajeadense, Juninho do Vitória da Bahia, Eliomar, ex-Nacional do Uruguai, Adir, ex-goleiro do Náutico, Alemão e João Paulo, jogadores do Avaí, Gabriel Silva, do Grêmio, Elyeser, do Goiás, Luis Mario, ex Grêmio, Ewerton M. Jaenisch que jogou em Portugual, Moisés, do Grêmio, Altemir Pessali, com passagem pelo Fluminense e Lajeadense, e Eduardo Brock do Paraná. Também estiveram presentes o árbitro e comentarista Márcio Chagas da Silva, o árbitro show Margarida, o bandeirinha Altemir Hausmann e o narrador Maico Misiuk.

O evento iniciou com um jogo entre a imprensa de Lajeado e o time da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg), além de uma integração entre a APAE e os estudantes de Educação Física da Univates. Na sequência, ocorreu o jogo principal, com duração de 90 minutos e  contou com um público de mais de 1,5 mil pessoas, que torceram pelos craques.

A partida foi realizada em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Lajeado e toda a renda (R$25.400,00), bem como os alimentos arrecadados (1,5 toneladas), foram doados para a entidade, que recebeu também um veículo do Projeto Frota Social, vindo da Souza Cruz, que foi doado por meio da senadora Ana Amélia Lemos (PP).

O evento também contou com o apoio do STR Supermercados, Sicredi, Andrea Feine Cortinas e Persianas, Rede de Postos Fórmula e Univates.  Para saber mais sobre o Craques Solidários de 2017 acesse: Craques solidários – um evento em prol da Apae

craques solidários zico

 Apoio ao Natal Solidário – 2021

No dia 12 de dezembro de 2021 o Craques Solidários apoiou uma grande ação: o Natal Solidário, organizado pelas Gurias do Grêmio e pelo Borrachos de Lajeado. A alegria estava estampada no rosto das crianças e de seus familiares!
O evento ocorreu no Parque dos Dick, na cidade de Lajeado. Na ocasião foram distribuídos brinquedos e doces para as crianças, que usufruíram de brinquedos infláveis e interagiram com os personagens Sonic e Capitão América.

Foi uma tarde alegre em prol da solidariedade, demostrando o verdadeiro espirito natalino.

craques solidários

Qual a importância dos projetos sociais?

As iniciativas sociais podem mudar a visão de vida de um indivíduo, de uma família ou de toda uma comunidade.

Suas ações são vitais em uma nação como a nossa, onde o Estado é incapaz de alcançar todos os cantos do país, deixando muitos vulneráveis.

As iniciativas permitem o crescimento social e econômico de um segmento negligenciado da população.

Neste sentido, as empresas estão investindo cada vez mais recursos e estrutura em programas sociais, que até podem resultar em incentivos fiscais.

Seja pelos incentivos fiscais ou pela vontade de fazer o bem, tais iniciativas podem aquecer a economia, criando empregos e treinando pessoal competente.

Embora possam obter financiamento privado ou estatal, os grupos são autossustentáveis e dirigidos principalmente por voluntários.

Para a ONU, a sociedade civil sempre foi vital para atingir os objetivos dos direitos humanos.

Portanto, definir a tarefa a ser feita é o primeiro passo de um projeto social. Ela deve beneficiar diretamente um segmento da comunidade necessitada.

Qual o impacto dos projetos sociais?

Desde 1948, temos conhecimento pela Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas que alimentação, moradia, segurança, saúde e educação são direitos essenciais para a vida e para a dignidade humana.

No entanto, indivíduos em todo o mundo continuam tendo dificuldade em obter esses direitos, seja porque residem em um estado que não reconhece os princípios da declaração, seja porque são refugiados que vivem em um país estrangeiro, envoltos em ilegalidade.

Nesta visão, a atividade de instituições de caridade, ONGs e programas sociais tornou-se importante para garantir o mínimo de dignidade a uma população que vive na sombra, em grave vulnerabilidade.

Com atividades planejadas, a partir do estabelecimento da ONU, grupos da sociedade civil desempenham um papel crucial, assistindo pessoas em lugares onde o Estado não pode chegar ou mesmo não existe.

Uma causa vale muito

A importância dos programas sociais como o Craques Solidários tem crescido de forma constante ao longo dos anos.

As pessoas com dificuldades ou impactadas por desastres humanitários têm garantidos os direitos fundamentais e o apoio social através de organizações autônomas e autogeridas.

Acreditamos que movimentar a solidariedade é possível com a soma de esforços como ocorre no Craques Solidários. Por meio do apoio a outras ações sociais e eventos próprios conseguimos fazer a diferença.

Se você acredita em causas como o Craques Solidários e gostou desse artigo, compartilhe-o com seus amigos e difunda essa causa.

Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651 falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651
falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Facebook Instagram Pinterest Vimeo Google+
Abrir Chat
Close

Dúvidas? Entre em contato