Richter Gruppe Empreendimentos & Participações

Junte-se a nós e invista em empreendimentos inteligentes.

Saiba como aplicar o conceito de escalabilidade nas empresas

Publicado por: Josi Birckheuer Richter

19 fevereiro, 2018

Hoje em dia, crescimento rápido é o lema de quase todo negócio. Com o mercado se tornando cada vez mais dinâmico e concorrido, é difícil pensar que uma empresa sobreviva por muito tempo sem renovar suas práticas. Por isso, os investimentos em escalabilidade tem ganhado mais força nos últimos anos. Caso você não conheça esse termo, é uma boa hora para se informar.

Exemplificando de uma forma bem compreensível, um negócio ou processo escalável é aquele que pode ser replicado em proporções maiores ou menores com alguma facilidade, ou seja, que pode ser aplicado em várias escalas. Adotar esse tipo de estratégia pode trazer diversas vantagens para sua empresa e seus colaboradores.

Para aprofundar um pouco mais o tema, neste post falaremos mais sobre os melhores motivos para ter uma estrutura escalável na sua empresa e como você pode colocá-la em prática. Acompanhe agora mesmo!

Por que investir em escalabilidade?

Expansões mais baratas

A principal vantagem de ter uma estrutura que se adapta a diversas proporções é diminuir o custo que você teria em uma mudança de escala. Durante o processo de expansão de uma empresa, é comum que o investimento seja muito alto, o que acaba atrasando o crescimento de vários negócios.

Porém, ao adotar uma estratégia mais escalável, você pode apenas adaptá-la ao novo contexto. Isso permite focar apenas no custo material da expansão em vez de ter que pensar em toda uma logística que possa funcionar em outra estrutura. Isso torna o processo mais rápido e eficiente para a empresa.

Sistema mais flexível

Além de permitir que você trabalhe em diferentes tamanhos de estrutura, você também pode usar a escalabilidade de um sistema para encaixá-lo em diferentes contextos. Dessa forma, mesmo que o foco da sua empresa mude com o tempo, você pode manter parte dos seus processos, aproveitando aquilo que já foi construído até o momento.

Essa flexibilidade é vital para sobreviver no mercado atual. Com novas ferramentas, processos e tecnologias sendo criadas quase diariamente, poder aplicar um mesmo conhecimento em diversas áreas e níveis de trabalho vai poupar muita energia e recursos ao longo do tempo.

Amplo alcance para seus negócios

Empresas não crescem apenas por luxo. Negócios maiores geram mais lucro, são mais sólidos diante de crises, empregam mais pessoas e têm acesso a um mercado muito mais amplo. Com um modelo escalável, você pode replicá-lo em diferentes filiais e escritórios, mantendo a rentabilidade e alcançando novas áreas de atuação.

Dessa forma, você pode aproveitar melhor as oportunidades que são apresentadas a sua empresa, sem ter que gastar tanto no processo. Como seu time já terá a expertise necessária, tudo que faltará fazer é utilizar seus recursos de forma inteligente para maximizar seus ganhos. Uma opção bem melhor.

Como elevar a escalabilidade no seu negócio?

Faça o mapeamento de processos

O primeiro passo para garantir que um procedimento funcione em larga escala é mapeá-lo. O que isso significa? Listar todos os seus estágios, a interdependência entre eles, quais são os principais gargalos e tentar simular como essa mesma estrutura funcionaria com 10, 100, ou 1.000 vezes mais clientes envolvidos. Não é uma tarefa fácil, mas o retorno no longo prazo vale a pena.

Comece pelo básico, entendendo o tamanho do processo que você pretende abordar. É uma rede de distribuição? Uma forma de hierarquia? Uma linha de produção? Depois de entender o escopo, é hora de ver qual é o material utilizado, qual é o serviço entregue e o quanto ele é consumido no processo. Seu objetivo é tentar simplificar esse mapa, reduzir o número de estágios para que ele seja tão eficiente e flexível quanto possível.

Capacite sua equipe

Para acompanhar qualquer mudança, é necessário que seu time esteja preparado. Mesmo com uma estrutura de alta escalabilidade, não faz muita diferença investir em expansão e ter que renovar completamente sua equipe no processo. O crescimento da empresa deve sempre agregar valor às carreiras de seus colaboradores. Ou você perderá bons profissionais no caminho.

Investir em treinamentos, programas de capacitação e expansão do capital intelectual da empresa é tão importante quanto aumentar sua abrangência no mercado. São estes colaboradores que garantirão a melhor rentabilidade do negócio e consolidarão seus futuros mercados. Sem eles, será muito mais difícil ter uma empresa estável e duradoura.

Priorize investimentos com maior tempo de vida

Algo que você deve considerar todo dia ao planejar suas finanças é quais investimentos podem ser mantidos por mais tempo com um índice de retorno estável. Traçando um paralelo, pense em uma casa. É um bem de alto valor e durável, que pode ficar com uma família a vida inteira. Você não compra uma sem pensar em viver nela por, pelo menos, alguns anos.

Da mesma forma, certos investimentos na sua empresa devem levar essa durabilidade em conta. Ferramentas e equipamento com maior tempo de vida e que se encaixem nos padrões de escalabilidade dos demais processos podem poupar muito dinheiro. É mais eficaz pagar o preço certo por algo que trará benefícios por vários anos do que economizar e ter que substituir tudo no mês seguinte.

Evite ferramentas e processos arbitrários

Por fim, mas com certeza não menos importante, você deve enxugar e simplificar ao máximo os processos da sua empresa. Um excesso de estágios apenas aumenta a burocracia, o que atrasa o serviço para o cliente e o seu lucro. Se um documento não tem um propósito real ou perdeu sua utilidade depois de um tempo, é melhor cortá-lo.

O mesmo vale para tarefas que podem ser automatizadas. A organização de arquivos, por exemplo, pode ser feita por uma máquina em bem menos temo do que por um ser humano. E isso com mais qualidade e menor margem de erro. É um investimento cada vez mais comum por bons motivos.

Agora que você sabe a importância da escalabilidade de um negócio, é hora de aplicar esse conhecimento e expandir sua empresa. Quer mais dicas para deixar sua companhia ainda mais robusta? Então leia nosso próximo artigo sobre a importância da coletividade nos empreendimentos.

Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651 falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651
falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Facebook Instagram Pinterest Vimeo Google+
Abrir Chat
Close

Dúvidas? Entre em contato