Richter Gruppe Empreendimentos & Participações

Junte-se a nós e invista em empreendimentos inteligentes.

Outubro Urbano aborda o papel das cidades na luta contra a emergência climática

Richter Gruppe

Publicado por: Richter Gruppe

1 outubro, 2021

O Outubro Urbano é um mês de discussões sobre como podemos tornar a vida nas cidades melhor para todos. Lançado em 2014, o Urban October (seu nome original) é organizado pelo ONU-Habitat. A iniciativa serve para que indivíduos, organizações e governos debatam sobre os desafios e soluções para a urbanização contemporânea em níveis municipal, estadual, regional e nacional. A cada ano são eleitas duas temáticas para abordar, uma para cada data comemorativa do mês.

A agenda internacional inicia com o Dia Mundial do Habitat, celebrado na primeira segunda-feira de outubro. A data foi estabelecida em 1986. Ela busca promover a reflexão sobre o estado das cidades e o direito à moradia adequada para todos.

A programação encerra no Dia Mundial das Cidades, em 31 de outubro. Ele foi realizado pela primeira vez em 2014. O tema geral é “Cidade melhor, vida melhor”. Sua finalidade é focar a atenção da comunidade internacional na urbanização como questão central para o desenvolvimento. Também pretende estimular a cooperação entre países para aproveitar as oportunidades e enfrentar os desafios urbanos rumo ao desenvolvimento sustentável.

A temática do Outubro Urbano 2021

outubro urbano

Em 2021, o foco principal do Outubro Urbano será no papel das cidades na luta contra a emergência climática. O assunto do Dia Mundial do Habitat (neste ano, celebrado em 4 de outubro), será “Acelerando a ação urbana para um mundo livre de carbono”. Já o Dia Mundial das Cidades evidenciará o tema “Adaptando cidades para a resiliência climática”.

Um dos propósitos do Outubro Urbano 2021 é incentivar o diálogo sobre a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Serão dois os ODSs mais abordados neste ano: O 11, cuja ambição é “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”, e o 13, que visa “tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos”. Outra meta é discutir a efetivação dos compromissos da Nova Agenda Urbana. Ela definiu novos padrões globais para o desenvolvimento urbano sustentável. Também propôs novas reflexões sobre como planejamos, gerenciamos e vivemos nas cidades. 

De acordo com a Organização das Nações Unidas, as mudanças climáticas são a principal ameaça para o desenvolvimento sustentável e as cidades têm um papel decisivo no seu combate. Isso porque a expectativa é que, até 2050, aproximadamente dois terços da população mundial residirá em zonas urbanas. Além disso, as cidades são responsáveis por cerca de 70% das emissões globais de CO2.

Circuito Urbano: O Outubro Urbano no Brasil

Para apoiar os eventos realizados no país, o escritório do ONU-Habitat no Brasil criou o Circuito Urbano. Desde sua primeira edição, em 2018, a iniciativa já cooperou com a realização de aproximadamente 400 eventos relacionados aos temas anuais do Outubro Urbano.

A 4ª edição do Circuito Urbano tem como tema “Cidades na linha de frente da ação climática”. Novamente no formato 100% virtual, em 2021 foram aprovadas 178 propostas para integrar a programação oficial. Os eventos foram gravados previamente ou serão ao vivo. Eles poderão estar relacionados a quatro linhas temáticas: 1) Cidades Sustentáveis e Livres de Carbono; 2) Cidades Inclusivas e Justas; 3) Cidades Saudáveis e 4) Cidades Resilientes.

Estes tópicos estão diretamente alinhados com um dos principais objetivos das Nações Unidas para este ano, que é “fortalecer a ação climática através da construção de uma coalizão global para neutralidade de carbono, adaptação e resiliência climática até 2050, limitando o aumento da temperatura global a 1,5°C”.

O ONU-Habitat

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) é a agência da ONU que trabalha para o desenvolvimento urbano social, econômico e ambientalmente sustentável. Ele foi resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat I), em 1978. Sua sede está em Nairóbi, capital do Quênia. Inaugurado há mais de 20 anos, o Escritório para o Brasil e Cone Sul fica no Rio de Janeiro.

A sustentabilidade dos empreendimentos Richter

avenidas largas

Na vanguarda dos empreendimentos sustentáveis no Vale do Taquari, os projetos da Richter Gruppe seguem diversas premissas mencionadas no Outubro Urbano. O Urban Center Conventos, por exemplo, já está inscrito na certificação LEED para Desenvolvimento de Bairros, certificação internacional com foco na sustentabilidade e na transformação de edificações.

Seu projeto foi desenvolvido a partir de um novo conceito de urbanismo e um modelo de cidade inteligente. Assim, o Urban Center Conventos busca oferecer melhor qualidade de vida não apenas aos moradores do bairro, mas à cidade e à região.

Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651 falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651
falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Facebook Instagram Pinterest Vimeo Google+
Abrir Chat
Close

Dúvidas? Entre em contato