Richter Gruppe Empreendimentos & Participações

Junte-se a nós e invista em empreendimentos inteligentes.

O impacto da mobilidade na produtividade dos colaboradores nas empresas

Josi Birckheuer Richter

Publicado por: Josi Birckheuer Richter

18 janeiro, 2018

Garantir a qualidade de vida dos colaboradores envolvidos em uma empreendimento é uma das grandes preocupações dos gestores atualmente. Conforto, saúde e satisfação têm se tornado fatores cada vez mais decisivos quando o assunto é o rendimento no trabalho, cabendo aos responsáveis pelo negócio pensar em soluções para questões internas e externas que estejam dificultando a produção ou a retenção de talentos.

Por isso, muitas empresas têm buscados meios de otimizar o tempo gasto em deslocamentos para tornar as suas equipes mais produtivas e aumentar o bem-estar das pessoas. Um dos recursos mais utilizados, por exemplo, é a mobilidade corporativa, que vem buscando formas de facilitar o acesso a informações e transformar o espaço em que a organização desenvolve suas atividades.

Neste artigo vamos destacar como as empresas podem adotar medidas para aumentar a produtividade dos colaboradores, levando em consideração a questão da mobilidade urbana e também o uso da tecnologia para a otimização de processos. Confira!

A questão da mobilidade urbana

A grande quantidade de automóveis nas ruas, a poluição atmosférica e o tempo utilizado para se deslocar de um local para outro são alguns dos problemas que mais se destacam quando debatemos a questão da mobilidade urbana no Brasil e no mundo. O cenário vem mudando aos poucos, e cidades internacionais como Amsterdã e Copenhague já conseguem encontrar soluções viáveis e oferecer recursos para que seus cidadãos abracem novos estilos de vida.

No entanto, ainda há muito a ser feito. Em outros países, a mobilidade urbana é muito baseada no uso de transporte individual, por isso, acaba gerando um consumo elevado de energia e recursos naturais. Os espaços públicos são dominados por carros e isso aumenta não só a quantidade de engarrafamentos, mas também amplia a possibilidade de acidentes no trânsito.

Sendo assim, essa situação precisa constantemente de soluções criativas que consigam atender à população com serviços de qualidade e diminuir os problemas que afetam o meio ambiente, a saúde, o planejamento urbano e a acessibilidade. Quando pensada de forma estratégica, a gestão da mobilidade urbana é capaz de amenizar esses problemas e gerar mais oportunidades para quem vive naquele meio.

Como o desenvolvimento das atividades em empresas é impactado por essas adversidades? Ao precisarem se deslocar para o local de trabalho diariamente, os colaboradores podem enfrentar diversas situações que resultam em um trânsito mais lento, e em muitos casos, não abrem mão de usarem os seus próprios automóveis.

O modo como cada um opta por se deslocar é capaz de gerar consequências tanto para a cidade quanto para a própria vida profissional e pessoal do colaborador. Com isso, o rendimento ao longo do expediente passa a ser comprometido e a falta de envolvimento da organização pode acabar gerando uma alta rotatividade dos membros.

No entanto, ao mesmo tempo em que a empresa também é responsável pelo aumento do tráfego nas ruas, ela pode auxiliar no desenvolvimento de soluções que sejam boas para todos. Portanto, ao buscar oportunidades junto ao governo e à sociedade para tornar o deslocamento de seus colaboradores mais eficiente, a organização se preocupa com a sustentabilidade, aumenta a satisfação de sua equipe e apresenta ações que serão positivas para o seu próprio crescimento.

Como as empresas podem ajudar a reverter essa situação

Para ajudar a solucionar os problemas relacionados à mobilidade urbana, a empresa deve entender, primeiramente, que dificuldades fazem parte da sua rotina e como os colaboradores são afetados por elas. As ideias devem se adequar às necessidades de cada empreendimento e seguir ações bem estruturadas, capazes de envolver os colaboradores.

Duas possibilidades podem ser seguidas por empresas que compreendem a importância de seu envolvimento com o bem-estar dos membros de suas equipes e da sociedade que vive em sua volta:

  • elas podem optar por alternativas que envolvam o ambiente interno e usem a tecnologia a favor da produtividade dos colaboradores, para que eles consigam desenvolver suas tarefas sem que o tempo de deslocamento seja um fator negativo (mobilidade corporativa);
  • ou desenvolverem soluções capazes de transformar as cidades, tornando-as mais humanas, prezando por transportes coletivos de qualidade e por espaços públicos estruturados para a sustentabilidade, com ciclovias e calçadas acessíveis.

Ao longo deste artigo, vamos apresentar como cada uma dessas resoluções pode ser adotada pelas organizações e as vantagens que geram para a produtividade dos colaboradores e o crescimento do negócio.

O que é mobilidade corporativa

A mobilidade corporativa surge como uma das grandes respostas para quem deseja transformar o ambiente interno da organização e otimizar o tempo de produção. O objetivo é simples: permitir que os seus colaboradores consigam ter acesso a informações em qualquer lugar e realizar parte de suas atividades fora do escritório, mas sem deixar de prezar pela qualidade do trabalho.

A tecnologia é um fator que favorece ainda mais essa mudança na forma de produzir, pois permite que os dados fiquem concentrados em apenas um local e sejam acessados por qualquer dispositivo móvel que esteja conectado ao sistema. Ou seja, o colaborador pode trabalhar de casa quando necessário ou resolver problemas urgentes quando estiver em uma viagem de negócios, por exemplo.

O ciclo de trabalho se torna mais ágil e inovador, automatizando os processos e fazendo com que os colaboradores fiquem mais imersos em suas atividades. O ambiente também se torna mais dinâmico e, com isso, a empresa consegue aumentar a motivação de todos os envolvidos, reduzir custos, obter ganhos de imagem e diminuir boa parte dos impactos negativos gerados pelo tempo gasto em deslocamentos.

Computação em nuvem

A tecnologia fica por conta do sistema que mais se adapta às necessidades e possibilidades da empresa. Normalmente os gestores optam pela computação em nuvem, permitindo que todas as informações e ferramentas importantes para a realização do trabalho sejam armazenadas na nuvem e acessadas por qualquer dispositivo móvel do colaborador — desde que ele esteja conectado à internet.

Portanto, o compartilhamento de arquivos em uma nuvem privada facilita o trabalho remoto e garante a segurança de todos os dados essenciais para o bom funcionamento da organização. Basta saber quais estratégias precisam ser adotadas e elaborar um planejamento que enfatize o aprimoramento dos processos.

A importância da mobilidade para a produtividade dos colaboradores

A mobilidade nas empresas consegue impactar de diversas maneiras a forma como os colaboradores se envolvem com suas tarefas e, consequentemente, a satisfação que eles têm ao trabalhar em uma organização que se preocupa com o bem-estar de todos.

Quando uma empresa investe em tecnologia para conectar suas equipes e concentrar suas informações em um só lugar ou elabora planos de ação para otimizar o tempo de deslocamento de seus membros, ela permite que exista flexibilidade em seu espaço. Desse jeito, o colaborador passa a ter mais liberdade para contribuir com a organização e consegue ter níveis de produtividade e satisfação muito maiores.

De forma geral, isso também colabora com a facilidade de atendimento ao cliente, uma vez que a mobilidade também auxilia na agilidade e, consequentemente, na prestação de um serviço com mais qualidade.

Se todos os recursos necessários para o desenvolvimento do trabalho estiverem presentes na nuvem, por exemplo, a solução de problemas e a comunicação com outros colaboradores se tornará muito mais prática e eficaz, o que influencia positivamente na produção.

7 vantagens da mobilidade corporativa

Seja pelo uso de novas tecnologias ou por medidas que ajudem a conscientizar a equipe a respeito da otimização de tempo e da produtividade, há uma série de vantagens que podem fazer a diferença para o desenvolvimento do trabalho na sua empresa e para a satisfação dos colaboradores.

Confira 7 delas e entenda por que elas são tão importantes:

1. Melhoria na qualidade de vida dos colaboradores

A busca de novas ideias para a mobilidade corporativa reflete diretamente na qualidade de vida de cada um dos membros que fazem parte da empresa, ajudando-os a ter mais disposição para o trabalho e a conviver em um ambiente mais dinâmico, além de diminuir os problemas relacionados à saúde. Portanto, investir na satisfação e na motivação é o primeiro passo para ter uma equipe alinhada e produtiva.

2. Facilidade de acesso a informações

Quando o investimento é em tecnologia e em novas formas de conectar a empresa, o acesso a informações fica muito mais fácil. Em qualquer lugar e a qualquer momento, os colaboradores podem buscar os dados necessários para realizar suas tarefas, bastando apenas ter em mãos uma plataforma móvel (notebook, smartphone ou tablet).

Com isso, o tempo de trabalho é otimizado e o membro da equipe não precisa estar, necessariamente, presente na sede empresa para solucionar um problema urgente. Além de facilitar o acesso aos dados necessários, também há a possibilidade de alterar essas informações em tempo real ou fazer novas solicitações para outros setores.

Isso permite que os colaboradores tenham conhecimento aprofundado a respeito da organização, uma vez que as informações estão disponíveis em um só lugar e poderão ser consultadas por todos. Também ajuda a manter a equipe atualizada a todo momento sobre o que está acontecendo, mesmo que algum dos membros esteja trabalhando remotamente.

3. Fortalecimento e otimização da comunicação interna

Quando pensamos em mobilidade corporativa, um dos focos principais é o fortalecimento e a otimização da comunicação interna. Afinal, os colaboradores precisam estar envolvidos nas medidas adotadas e, se elas tiverem relação com novas tecnologias, têm que entender de que forma suas tarefas serão realizadas.

A concentração das informações em apenas um local permite, ainda, que elas sejam transmitidas de forma muito mais rápida, facilitando a comunicação entre os colaboradores e a resolução de problemas internos.

4. Redução de custos e adoção de atitudes sustentáveis

A adoção de medidas voltadas para a mobilidade reflete na redução de alguns custos da empresa. Gastos relacionados à energia, à sede e ao transporte dos colaboradores podem ser diminuídos caso parte da equipe passe a trabalhar remotamente ou caso o tempo de deslocamento dos membros seja menor.

Com essa economia fica mais fácil realizar investimentos em outras áreas para que os processos sejam aprimorados e a qualidade do serviço ou produto oferecido aumente. O espaço da sede também passa a ser otimizado, atendendo com mais eficácia aqueles que precisam trabalhar presencialmente.

A redução de custos e a busca por ações sustentáveis também reflete positivamente na educação ambiental, conscientizando a respeito do uso adequado dos recursos naturais, diminuindo o consumo desnecessário e ajudando a reduzir a poluição.

5. Redução da rotatividade

Junto a uma empresa que preza pelo bem-estar de seus colaboradores vem a redução da rotatividade e a retenção de novos talentos. Com todas as mudanças, o clima no trabalho se torna mais dinâmico, as faltas e os atrasos diminuem e a experiência de contribuir com a empresa se torna mais saudável. Sendo assim, a mudança comportamental gerada por esse processo faz com que os colaboradores queiram permanecer e crescer junto ao empreendimento.

6. Visão sistêmica da empresa

Um plano de mobilidade corporativa que leva em consideração a automação e a otimização de processos vai possibilitar que os gestores passem a visualizar o negócio de uma forma muito mais ampla, o que influencia diretamente nas decisões tomadas, nas estratégias traçadas e nas metas determinadas.

Com a melhoria da comunicação, os gestores passam a ter conhecimento e total controle em relação a todos os setores que compõem o negócio. O investimento em novas tecnologias permite, ainda, que a empresa cresça e se torne mais competitiva no mercado.

7. Aumento da produtividade

Tudo isso reflete, é claro, na produtividade. Com tanta facilidade na comunicação, na contribuição e no acesso aos arquivos e ferramentas necessários para a execução das tarefas, os colaboradores passam a trabalhar com mais agilidade e eficácia. Ou seja, a produção aumenta junto com a satisfação dos membros de cada equipe.

A tecnologia a favor das cidades e das empresas

Pensar em soluções que podem ser geradas para a questão da mobilidade urbana e para o aumento da qualidade de vida dos colaboradores vai muito além da adoção de medidas internas. Atualmente, as empresas também têm se preocupado mais com o local onde estão inseridas e com o que podem acrescentar socialmente.

A tecnologia é um fator que impulsiona o crescimento interno, mas também pode gerar importantes mudanças externamente. Basta pensarmos em como as cidades estão sendo construídas ou reestruturadas para oferecer o que a população precisa para viver bem — como acessibilidade, educação de qualidade e opções de lazer.

Com isso, entramos no conceito de smart city (ou cidade inteligente, em português) e na sua importância para os empreendimentos que desejam se desenvolver sem deixar de lado a satisfação das pessoas e a preocupação com a sustentabilidade.

A construção de cidades inteligentes

A transformação proposta pelo conceito de smart cities vai muito além do uso da tecnologia para corrigir alguns problemas específicos. Essa mudança, na verdade, começa com a aliança entre o setor público, o privado e a população em busca da construção de cidades que consigam atender às demandas de seus habitantes de forma efetiva, prezando pelo bom convívio em sociedade e pelo oferecimento de serviços de qualidade.

Com uma cidade bem estruturada e pensada de uma forma humanizada, a economia consegue se desenvolver e os investimentos externos aumentam, favorecendo o empreendedorismo e promovendo novas oportunidades para quem mora e trabalha nesse espaço.

Por isso, a implementação de um modelo de cidade inteligente exige um planejamento que consiga identificar os principais problemas que fazem parte do dia a dia daquele espaço e encontrar soluções por meio da inovação e da criatividade. A partir disso, os resultados atingidos refletem positivamente na qualidade de vida dos cidadãos e na relação deles com o meio ambiente.

Diversas cidades do mundo têm pesquisado e adotado novas formas de gerir seus recursos por meio da tecnologia, tornando-se espaços que são exemplo de desenvolvimento urbano e econômico. As soluções encontradas são sempre guiadas pelas necessidades específicas de cada local, mas podemos citar aqui alguns dos benefícios que já fazem parte da realidade de muitas cidades consideradas inteligentes:

  • governança mais eficiente, com transparência de informações e participação ativa da população em decisões importantes;
  • espaços públicos planejados para oferecer serviços de qualidade e promover a socialização com facilidade;
  • uso da tecnologia para garantir a segurança dos moradores e otimizar o trânsito por meio de sistemas que compartilham informações em tempo real;
  • preocupação em relação ao meio ambiente e ao consumo consciente, procurando diminuir a poluição e preservar os recursos naturais;
  • desenvolvimento do empreendedorismo por meio do acesso às novas tecnologias, apoio à aprendizagem e fomento à criatividade.

homem indo para o trabalho com bicicleta

Por que as empresas devem apostar em cidades inteligentes

A resposta para essa questão é muito simples: ao participarem do desenvolvimento de uma cidade, as empresas estão investindo também na expansão de seus próprios negócios. O trabalho em conjunto com a administração pública e a convivência equilibrada com a sociedade oferece mais qualidade de vida para quem se relaciona com a marca, direta ou indiretamente.

Com isso, os colaboradores vão se sentir mais motivados com as soluções encontradas para que eles realizem suas tarefas de uma maneira mais produtiva e a população passará a ter a imagem positiva de uma empresa que se preocupa com o bem-estar das pessoas e com a educação ambiental.

Os investimentos nas áreas de energia e transporte, por exemplo, têm ganhado grande destaque, buscando soluções para a construção de um espaço mais sustentável e propício para quem deseja otimizar o próprio tempo e se distanciar de problemas como a poluição e os congestionamentos.

Outras medidas que podem ser adotadas pelas empresas

O Guia de Mobilidade Corporativa, desenvolvido pela EY e pelo Mobilize Brasil, apresenta uma ampla visão sobre a questão da mobilidade urbana e como as empresas podem criar um plano para transformar seus ambientes de trabalho e facilitar o dia a dia de seus colaboradores.

Além do passo a passo sobre como implementar o plano de mobilidade corporativa, o material também apresenta as principais medidas que podem ser adotadas, conscientizando as equipes, incentivando hábitos mais saudáveis e utilizando a tecnologia a favor das suas necessidades. Confira algumas delas:

  • ao propor a utilização racional do automóvel, a empresa pode optar por apresentar uma série de soluções que desestimulam o uso dos carros ou propõem a utilização consciente deles, como um programa de caronas, em que os colaboradores revezam para dirigir e pegar caronas uns com os outros. Há ainda a opção de disponibilizar vans ou ônibus fretados para ajudar no deslocamento;
  • os colaboradores serão muito mais saudáveis e conscientes se forem incentivados a usar transportes não motorizados. Portanto, pense a respeito da instalação de bicicletários na sede, do fornecimento de bicicletas e possíveis rotas que podem ser seguidas a pé. Por que não estruturar, inclusive, um programa de incentivo para quem não gera custos com o próprio deslocamento?;
  • os meios de transporte público podem ser grandes aliados se você souber como promovê-los. Algumas opções são oferecer subsídio para que os colaboradores sempre escolham o transporte público para deslocamento, disponibilizar informações relacionadas aos meios de transporte próximos à empresa (como horários e localização dos pontos de ônibus) e buscar melhores condições de transporte junto à prefeitura;
  • além do trabalho remoto, a necessidade de deslocamento pode ser reduzida pela escolha de uma localização estratégica, em que os principais serviços (restaurantes e bancos, por exemplo) estejam disponíveis dentro da sua sede ou próximos a ela, ajudando a otimizar o tempo dos colaboradores;
  • a distância dos deslocamentos também pode diminuir caso a alocação dos colaboradores seja feita em unidades ou escritórios próximos às suas residências;
  • a flexibilização dos horários e a criação de escalas pode ajudar na redução do deslocamento em horários de pico, evitando a sobrecarga nas vias e nos transportes públicos.

Não existe no Brasil ou no mundo apenas um modelo que consiga atender a todas as organizações no que diz respeito à mobilidade urbana e satisfação das equipes. No entanto, as empresas que optam pelo uso da tecnologia, seja para desenvolver soluções internas ou para auxiliar no desenvolvimento externo, conseguem aumentar a produtividade dos colaboradores e, consequentemente, tornam-se mais competitivas no mercado.

Basta entender quais são as necessidades específicas de quem trabalha junto a você e pensar em um planejamento que leve em consideração a qualidade do trabalho e, acima de tudo, a conscientização de todos os envolvidos.

Gostou de saber sobre a mobilidade corporativa e a forma como ela impacta na produtividade dos colaboradores? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de outras informações que vão auxiliar ainda mais no crescimento da sua empresa!

Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651 falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651
falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Facebook Instagram Pinterest Vimeo Google+
Abrir Chat
Close

Dúvidas? Entre em contato