Richter Gruppe Empreendimentos & Participações

Junte-se a nós e invista em empreendimentos inteligentes.

Entenda a importância da coletividade em um empreendimento

Josi Birckheuer Richter

Publicado por: Josi Birckheuer Richter

10 janeiro, 2018

Com as responsabilidades da vida moderna e do urbanismo, todos têm que se esforçar cada vez mais para garantir a própria sobrevivência. Essa mudança de estilo de vida criou uma filosofia de individualismo, na qual profissionais, compradores e empreendedores pensam apenas nos próprios benefícios. Porém, isso não significa que eles não estejam envolvidos na coletividade.

O termo significa “aquilo que diz respeito ao coletivo” e pode ser usado para designar tanto algo relacionado ao grupo quanto um grupo em si, que tenha interesses e objetivos semelhantes. Pensar no coletivo é muito importante em um empreendimento, já que você lida diretamente com grandes grupos de pessoas. E, mais do que representar um gasto, essa filosofia pode beneficiar a você, seus clientes e parceiros.

Para entender melhor essa questão, vamos falar um pouco sobre como a coletividade influencia seu empreendimento e como ela pode ajudá-lo a construir uma empresa melhor. Acompanhe!

Como esse pensamento pode beneficiar a todos?

Maior envolvimento do público

O primeiro e mais importante benefício de pensar no coletivo é justamente a ajuda mútua que você pode obter a partir do grupo. Afinal, a cooperação é uma via de mão dupla, o que, certamente, é muito útil para todos os envolvidos. Em um negócio, principalmente, ter a simpatia e a proatividade do seu público é um grande diferencial.

Se você quiser organizar um evento empresarial, por exemplo, contar com um grande grupo de pessoas igualmente engajadas em seus objetivos facilitará muito seu trabalho. Elas podem oferecer micropublicidade, recomendar sua empresa e ainda colaborar com o resultado.

Maior durabilidade para seus recursos

Parte do envolvimento com o coletivo também envolve o uso responsável de recursos para evitar desperdícios. Dessa forma, é possível evitar a escassez para o grupo como um todo e ainda reduzir custos no médio e longo prazo. Algo útil para sua empresa, seus parceiros e, claro, seus clientes, já que o custo não precisa ser repassado.

Muitos projetos de sustentabilidade e preservação ambiental focam bastante nesse corte de custos, pois isso reduz a necessidade de produzir esses recursos. No fim das contas, esse tipo de atitude contribui para todos os envolvidos em uma escala ainda maior do que o esperado.

Melhores condições de trabalho

Pensar na coletividade, claro, também é pensar nos indivíduos e no seu bem-estar. Especialmente no ambiente de trabalho, que é onde você tem mais responsabilidades. Ter um local com boa estrutura, água, circulação de ar e limpo, entre outros pontos, determina boa parte da saúde física e mental de todas as pessoas que trabalham dentro do escritório.

ambiente de trabalho

Como empreendedor, é importante que você considere se o bem-estar das suas equipes está devidamente preservado. O mesmo vale para profissionais que trabalham fora do escritório, como técnicos, fiscais e home officers. Da mesma forma que eles se esforçam para oferecer um bom serviço, você deve entregar um bom ambiente para que eles cumpram suas tarefas.

Planejamento eficaz de novos projetos

Muitos bons empreendimentos perdem grandes oportunidades por terem uma visão muito estreita, pensando apenas em pequenos aspectos de seu trabalho. Esses projetos acabam não levando em consideração outros fatores, como os efeitos colaterais em relação ao grande público ou a forma como essas ações afetam seus colaboradores.

Para garantir que um projeto seja bem-sucedido, é necessário pensar em todos que estão envolvidos e nos valores da empresa, não apenas no objetivo. Todas as suas ações e inações repercutem em outros ambientes. Levar isso em consideração é uma de suas responsabilidades mais importantes como empreendedor e como cidadão.

Qual é a responsabilidade das empresas na coletividade?

Segurança para o grupo

Há um bom motivo para que a humanidade tenha formado tribos, clãs, vilas, cidades e civilizações ao longo da história: ser parte de um grupo gera segurança. Não só pelo efeito prático de ter várias pessoas com as quais contar, mas também pelo efeito moral. E, hoje em dia, os empreendimentos são uma das principais formas de coletivo que existem.

Manter seu grupo seguro, incluindo seus clientes, colaboradores e parceiros, é muito importante. Isso envolve a forma como você desenvolve o ambiente de trabalho, a qualidade de seus produtos e o método que você utiliza para negociar com outras empresas.

Consciência ambiental

Como já mencionamos, o meio ambiente é uma parte importante do seu trabalho para a coletividade. Essa preocupação envolve desde a economia de recursos até a qualidade de vida proporcionada a todos que visitam sua empresa. Mais do que um custo, essas ações são um investimento.

Desenvolver a consciência ambiental de seus colaboradores, clientes e sócios também é muito promissor. Além de assumir suas próprias responsabilidades, você ainda poderá contar com vários indivíduos envolvidos em seus projetos.

Mobilidade urbana

O desenvolvimento de um empreendimento, em algum momento, terá que se envolver na mobilidade urbana daquele ambiente. Talvez não com relação à manutenção das ruas, mas, pelo menos, em relação à facilidade de acesso de seus colaboradores e sócios ao seu espaço compartilhado de trabalho. E ter um escritório inacessível pode dificultar muito a consolidação do grupo.

Muitos de seus profissionais podem morar bem longe do seu local de trabalho. Nem sempre isso é evitável, mas você pode tomar diversas atitudes para facilitar essa situação. E esses investimentos logo terão efeito na produtividade e no engajamento do grupo em suas atividades.

Acessibilidade

Acessibilidade geral

Um problema que muitas áreas urbanas enfrentam, hoje me dia, é a acessibilidade para diferentes públicos. Cadeirantes, deficientes visuais e auditivos, entre outros grupos, enfrentam muito mais dificuldade para circularem por diversos ambientes. Porém, como são parte do coletivo, eles também devem ser considerados na hora de desenvolver o projeto de um escritório, por exemplo.

Durante a fase de planejamento de seus projetos, tenha certeza de incluir soluções de acessibilidade para esses grupos. Há excelentes profissionais, leads e prováveis parceiros que demandam esse tipo de auxílio. Ter uma estrutura adequada para recebê-los é, no mínimo, uma cortesia básica dentro da sua empresa.

Agora que você tem uma noção mais ampla do que é o conceito de coletividade, é hora de aplicá-lo no dia a dia do seu trabalho. Quer continuar acompanhando nossas dicas? Então assine nossa newsletter e receba nossos novos conteúdos em primeira mão!

Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651 falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651
falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Facebook Instagram Pinterest Vimeo Google+
Abrir Chat
Close

Dúvidas? Entre em contato