Richter Gruppe Empreendimentos & Participações

Junte-se a nós e invista em empreendimentos inteligentes.

A importância do comércio de rua e dos strip malls para a segurança

José Paulo Richter - Juca

Publicado por: José Paulo Richter - Juca

29 março, 2018

O conceito de strip malls ainda é novo no Brasil, mas a tendência é forte e já dá sinais de ser um modelo de negócio que veio para ficar. Os strip malls são novos empreendimentos, que têm como objetivo aliar os atributos do comércio de rua com os benefícios de um shopping tradicional. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) mostra que o país já conta com mais de mil desses empreendimentos.

O levantamento foi realizado para identificar onde os strip malls estão se instalando no país. De acordo com a pesquisa da Abrasce, é na região sudeste onde se concentra o maior número de strip malls, já sendo 59. Além disso, os dados mostraram que 44% dos strip malls estão em cidades com população entre 100 e 500 mil habitantes.

Para saber mais sobre esse novo modelo de consumo, influenciado pelas mudanças de hábitos dos consumidores que estão cada dia mais sem tempo e em busca de realizar as compras de forma prática, rápida e segura, siga a leitura e entenda as principais características desses novos empreendimentos e o porquê da importância do comércio para a maior segurança da população.

O que são strip malls?

Os strip malls são uma espécie de centro de conveniência. Bastante consolidados nos Estados Unidos e na Europa, são centros de compras abertos, com um mix de lojas mais reduzidos que os shoppings, focados na conveniência, na praticidade, na agilidade e na segurança para o consumidor.

Esses empreendimentos também são construídos estrategicamente em locais de maior adensamento populacional para atender principalmente consumidores que estão retornando para casa, após um dia de trabalho ou mesmo uma viagem. O objetivo desses empreendimentos é estar no caminho do consumidor para resolver demandas imprevisíveis e imediatas.

Os strip malls estão diretamente relacionados ao conceito de stop shop, ou seja, de realização de compras em um curto espaço de tempo. Eles constituem a ideia de estarem no caminho do consumidor, e não de ser o destino final. É uma alternativa facilitadora à rotina e de extrema importância para o comércio de rua.

mulheres fazendo compras

Ainda de acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), os strip malls normalmente são construídos em formato de L ou U, ao ar livre, têm Área Bruta Locável (ABL) menor que 5.000 m² e, em média, 16 lojas, contam com estacionamento e, na sua maioria, não têm áreas de lazer ou quiosque.

Os strip malls são normalmente ancorados por uma forte varejista do mercado e caracterizados pela diversidade de ofertas e serviços, como academia, salão de beleza, drogaria, papelaria, livraria, pet shop, floricultura, lavanderias, óticas, docerias, cafeterias, lanchonetes, supermercados, lojas de vestuário, entre outras.

Eles são, portanto, menores, mais acessíveis e menos tumultuados. Têm a ver com o conceito de comércio local, ou seja, com a possibilidade de fazer compras em um ambiente de comércio de rua, sem o caos de estar em um grande shopping.

O maior fluxo de consumidores nesses empreendimentos acontece durante a semana, entre o fim da tarde e o início da noite, diferentemente dos grandes shoppings que recebem mais clientes nos finais de semana.

Quais as vantagens para o consumidor?

As relações de consumo estão mudando, e isso também gera mudanças nos grandes centros urbanos. Os strip malls, também conhecidos como shoppings a céu aberto, oferecem muitas vantagens não só para quem empreende, como principalmente para quem consome.

A grande oferta de serviços concentrada em um mesmo local, a rapidez e a praticidade desses centros de conveniência são atrativos importantes, além da oportunidade de realizar compras com mais segurança. Os empreendimentos são mais preparados para lidar com a proteção do ambiente de consumo.

Isso porque o consumidor se sente bem mais seguro em fazer compras em locais que estão sempre em movimento e bem monitorados, com lojas concentradas e cidadãos com os mesmos objetivos de consumo de produtos e serviços. Já nas lojas de rua, os consumidores podem se sentir mais suscetíveis a situações de risco.

Quais os benefícios para os empresários?

Esse modelo de negócio vem acontecendo de forma gradual no Brasil e está diretamente relacionado ao desenvolvimento econômico e urbano das cidades brasileiras. E não é à toa que os strip malls são considerados o futuro do comércio físico.

O menor custo é um dos atrativos para o empresário investir nesse tipo de empreendimento. Podemos dizer que o custo operacional de um strip mall é bem inferior ao de um shopping tradicional, devido à estrutura mais simples e mais enxuta.

grupo de pessoas empreendedoras

Por ser um conceito de shopping aberto, eles também tendem a atrair mais consumidores, até mesmo aqueles que não têm nenhum objetivo específico de compra no momento, mas demandam algum serviço ou mesmo desejam fazer um passeio em segurança. O público tende a ser maior e mais diversificado.

O mix de lojas de um strip mall também é mais atrativo, já que oferece uma loja de cada segmento, e não lojas parecidas com os mesmos produtos e serviços. Além disso, o shopping a céu aberto favorece as marcas instaladas ali, dando a elas maior exposição e visibilidade. Marcas mais vistas são mais lembradas e, consequentemente, mais consumidas, elevando, assim, o faturamento desses empreendimentos.

Os strips malls também contribuem para o desenvolvimento de bairros e cidades, gerando, principalmente, empregos para a região onde se instalam. Inclusive, os profissionais do varejo que atuam nos strip malls tendem a trabalhar mais motivados, já que não passam todo o tempo de trabalho em locais fechados, mas em contato com ambientes paisagísticos e com a luz.

Esse modelo de negócio é uma grande oportunidade para investidores, que, além de rentabilizarem investimentos, acabam sendo pioneiros desse novo conceito e responsáveis por projetos que contribuem para a sociedade com um todo, gerando melhores relações de consumo.

No Brasil, foi criado o selo Abrasce Strip Malls, com o intuito de fortalecer esse segmento do varejo. O selo também visa a reconhecer os empreendimentos associados que já seguem os padrões específicos da categoria.

O que achou da importância do comércio e de investir nesses novos tipos de empreendimentos no Brasil? Quer saber mais sobre empreendimentos inteligentes, nos quais as pessoas encontram tudo em um só lugar e contribuir para o desenvolvimento urbano planejado? Assine a newsletter da Richter Gruppe e receba mais informações sobre essas soluções do mercado imobiliário.

Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651 falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651
falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Facebook Instagram Pinterest Vimeo Google+
Abrir Chat
Close

Dúvidas? Entre em contato