Richter Gruppe Empreendimentos & Participações

Junte-se a nós e invista em empreendimentos inteligentes.

5 de junho de 2022: 50 anos do dia Mundial do Meio Ambiente

Publicado por: Josi Birckheuer Richter

17 junho, 2022

 

Em 2022 comemoramos os 50 anos da primeira Conferência das Nações Unidas  de Estocolmo, na Suécia, na qual a Organização das Nações Unidas (ONU) designou a data de 5 de junho a data Mundial do Meio Ambiente.  Anualmente, o Dia Mundial do Meio Ambiente é marcado por uma Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano nesta mesma data, com o intuito de atentar a população quanto à escassez de recursos naturais e a necessidade da preservação do meio ambiente.  

A Semana Nacional do Meio Ambiente acontece na primeira semana de todo mês de junho,  e foi instituída pelo Decreto nº 86.028 em 1981, com o objetivo de conscientizar a população da importância da preservação do meio ambiente.  Abaixo contaremos o que aqui na Richter Gruppe junto ao nosso projeto Cidade Consciente realizamos nessa semana. 

 

Prevenção e Combate ao Mosquito Aedes Aegypti 

Iniciando a Semana do Meio Ambiente, convidamos nossa assessora ambiental e  parceira Simone Schneider, da Lógica Assessoria Ambiental para falar a respeito das formas de prevenção e combate do mosquito do Aedes Aegypti, que hoje tem se mostrado novamente um grande problema de saúde pública, principalmente na cidade de Lajeado – sede da empresa.  

Simone Schneider produziu um vídeo explicativo sobre o famoso mosquito da dengue.

Orientou as pessoas a serem os fiscais das nossas cidades, bairros e localidades.

Evitar pneus com água parada, colocar areia nos pratos dos vasos de plantas, que garrafas sejam colocadas nos engradados com o fundo para cima para evitar água parada dentro,. Além disso, tampar as caixas da água, recolher todo o lixo, limpar as calhas das casas que também acumulam água. Atitudes diárias para que assim nesse contexto, consigamos erradicar a dengue da nossa sociedade.

Palestra Cartilha de Arborização Urbana Lajeado 

No dia 08/06/22, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), lançou  a Cartilha de Arborização Urbana, cujo evento ocorreu no auditório do Jardim Botânico da cidade de Lajeado – RS. Nossa equipe, representada por Jaqueline Battisti e Luiza Simon Kehl, esteve presente no evento e recebeu exemplares impressos do livreto de 28 páginas que foram entregues ao público. É possível acessar a cartilha de maneira online acessando: 

Cartilha de arborização urbana Lajeado RS.

Cartilha de Arborização Urbana impressa que recebemos

A cartilha objetiva orientar a população sobre a arborização urbana, com instruções de como e onde plantar as árvores urbanas, com informações sobre a produção florestal que ocorre no Horto Florestal, localizado no Jardim Botânico, e com uma relação de espécies recomendadas para plantio em calçadas e canteiros centrais.

Na mesma oportunidade foi ministrada a palestra da engenheira florestal da Sema, Sabrina Wolf  “Árvores de Lajeado: plantio, corte, poda e compensação ambiental”, através da qual foram detalhados os aspectos legais e práticos das regras sobre arborização na cidade.

Sabrina Wolf palestrando

 

Plantio 100 árvores Lajeado + verde

Ainda em contribuição à Semana do Meio Ambiente, no dia 09/06/22 participamos do plantio de mudas do projeto Lajeado + Verde realizado pela Prefeitura de Lajeado em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema). A atividade contou com o plantio de 100 mudas de árvores no Loteamento Altos da Colina, mais conhecido como Pico do Oito, no bairro Carneiros – Lajeado. Nossa engenheira cívil Fabiele Barbosa esteve presente na ação e plantou o Jacarandá Caroba – uma árvore de porte médio, que chega a 10 metros de altura. Esta árvore pode ser plantada também com intuito paisagístico  em praças, ruas e jardins (os beija-flores adoram). 

 O projeto de plantio de mudas Lajeado + Verde foi criado, em 2017 com o intuito de implementar a arborização urbana responsável do Município, sendo realizado o plantio de mudas em espaços indicados pela população e também escolhidos pela Comissão Municipal da Arborização Urbana. Atualmente o projeto já leva consigo o plantio de mais de 2.500 mudas.

Fabiele da Richter Gruppe

 

Cidade Consciente 

Nós da Richter Gruppe acreditamos que podemos fazer a diferença no mundo, por meio da conscientização das pessoas e do relacionamento colaborativo.  Entendemos que é possível construir núcleos saudáveis dentro das cidades e assim contribuir com o meio ambiente, para uma vida urbana mais saudável, segura e próspera. 

Por isso, criamos o projeto Cidade Consciente, que tem o propósito de contribuir com a conscientização das pessoas quanto à preservação e melhoria dos espaços públicos urbanos.

Sua missão é gerar engajamento comunitário em prol da consciência e da responsabilidade de cada cidadão na utilização e ocupação dos espaços de uso comum nas cidades.

Logo do projeto social Cidade Consciente

Os três pilares  a serem trabalhados pelo projeto Cidade Consciente são:  

  • Proteção e Inclusão 
  • Convívio Comunitário 
  • Educação e responsabilidade ambiental 

Ficamos gratos com a oportunidade de fazermos nosso trabalho aliado a um projeto com esse propósito, que é algo que será trabalhado durante todo o ano, e sempre terá uma ênfase na Semana do Meio Ambiente.

https://www.instagram.com/p/CegTIhfFn2-/
Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651 falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651
falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Facebook Instagram Pinterest Vimeo Google+
Abrir Chat
Close

Dúvidas? Entre em contato