Richter Gruppe Empreendimentos & Participações

Junte-se a nós e invista em empreendimentos inteligentes.

WALDEMAR RICHTER: AS RAÍZES FAMILIARES DA RICHTER GRUPPE

Richter Gruppe

Publicado por: Richter Gruppe

25 novembro, 2016

Alguns traços de personalidade são herdados do DNA, mas muitos são moldados em fases específicas da vida, principalmente na infância. O núcleo familiar é essencial para o bom desenvolvimento. Mais do que proporcionar educação e qualidade de vida, é dever dos pais dar bons exemplos, que são formadores de caráter e serão carregados para a fase adulta, lapidando seres humanos responsáveis.

Enquanto empresa familiar, a Richter Gruppe carrega traços da personalidade dos três irmãos, que foram criados em uma família alicerçada em valores éticos e morais. Waldemar Laurindo Richter, o patriarca, é uma peça essencial nesta construção pessoal e profissional. Como figura pública e familiar, priorizou transmitir aos filhos virtudes e princípios humanos.

Waldemar criou juntamente com sua esposa Olinda Richter os quatro filhos, Paulo César, José Paulo, Luis Carlos e Günter Heinz Richter. Disciplina e bons exemplos eram fatores muito presentes na infância dos irmãos, que sempre corresponderam à altura.

Formado em história pela Universidade de Caxias do Sul, é professor, historiador e escritor. Em 1998 publicou o livro da Família Richter e posteriormente da Família Doebber. Também é autor de Nossas Origens, assim como vários artigos para revistas e jornais. Descendente de alemães, é um exímio apreciador da cultura. Morou na Alemanha por duas vezes e estudou no instituto Goethe na cidade de Schwäbisch Hall em Baden-Württmberg e Murnau no estado da Baviera.

livro-familia

Prova de sua paixão pela cultura alemã é que, enquanto Secretário de Cultura e Turismo de Lajeado, onde teve carreira política por mais de 20 anos, atuando inclusive como vereador, idealizou e executou o projeto do Deutscher Kolonie Park, o Parque Histórico. O maior empreendimento histórico de Lajeado, com casas originais do interior da cidade, se tornou um legado para todas as gerações, num esforço do resgate cultural, uma de suas maiores preocupações.

lajeado-parquehistorico

Hoje é prefeito de Forquetinha, município a 17km de Lajeado, atuando em seu terceiro e último mandato. É referência como líder e gestor público e o empreendedorismo e desenvolvimento são sua marca em obras que ficam como legado para a história.

Em 2001, como primeiro líder político da cidade, fez um planejamento para o município, com o conceito de cidade planejada que preserva suas origens. Em média 95% da população fala o dialeto alemão, desta forma o município tem uma identidade germânica onde as construções publicas seguem com o estilo arquitetônico Enxaimel.

 

Outro programa bem sucedido de seu governo é o Saúde em Sua Casa, que rendeu uma homenagem ao município em Brasília como destaque em gestão de saúde pública. Ainda preservando as origens históricas,  município conta com o parque temático Cristoph Bauer, com mais de 9.000m² de área construída , que além de enfatizar a cultura alemã, serve como centro de lazer e negócios.

forquetinha-pref

Um de seus projetos mais audaciosos é escrever a história de cada uma das 48 famílias que colonizaram o município de Forquetinha, em 48 livros que narram suas histórias. A extensa pesquisa é realizada há mais de 40 anos e será lançada em 2017. São dados históricos coletados em cemitérios, igrejas, paróquias, tanto no Brasil quanto na Alemanha. Foram centenas de relatos de famílias no Brasil e dezenas de listas de pesquisas realizadas nos registros de cartórios e arquivos históricos de várias cidades da Alemanha de onde vieram os colonizadores.

O exemplo de conduta, caráter e comprometimento com as pessoas passaram de pai para filhos. Com o exemplo de inovação, José Paulo, carinhosamente chamado como Juca pelos mais próximos, fundou a Richter Gruppe, uma empresa que presa na família seus valores e princípios e a força para crescer cada dia, mais forte e sólida.

Em nosso próximo post você confere as histórias de criação dos irmãos Richter e como os exemplos familiares os levaram a ter desenvolvimento e inovação como marca da empresa.

“Um povo sem memória é um povo sem história. E um povo sem história está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado.”

Emília Viotti da Costa

 

Fale com a gente
+55 51 98585-0651 +55 51 98585-0651 falecom@richtergruppe.com.br
Rua Alberto Torres, 517 - sala 601
Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-188
Fale com a gente
falecom@richtergruppe.com.br
Rua Alberto Torres, 517 - sala 601
Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-188
Facebook Instagram Pinterest Vimeo Google+
Abrir Chat
Close

Dúvidas? Entre em contato