Richter Gruppe Empreendimentos & Participações

Junte-se a nós e invista em empreendimentos inteligentes.

Smart City Expo Curitiba: planejando a cidade que queremos

Josi Birckheuer Richter

Publicado por: Josi Birckheuer Richter

12 abril, 2019

Que a internet mudou a forma como enxergamos vários aspectos da nossa vida cotidiana é fato! No entanto, ainda é um assunto novo o quão ela pode ser usada na melhoria de vida da população nas cidades. Nesse contexto está a discussão sobre como usar a tecnologia para melhorar a cidade, transformando ela em uma smart city. Mas será que uma cidade inteligente é só sobre a tecnologia?

As cidades inteligentes, ou Smart City, tem despertado o interesse de órgãos públicos e privados e de governos pelo mundo afora. Uma nova estrutura de cidade tem sido apresentada em vista das inovações que a tecnologia pode oferecer.

Mas afinal, o que são cidades inteligentes? Muito do que se pensava sobre uma cidade inteligente era um lugar com muitos dados, bem administrada e executada. No entanto existe uma diferença entre ser inteligente e ter potencial de inteligência.

Smart City Expo Curitiba 2019

Buscando entender como podemos trazer o conceito de planejamento urbano e cidade inteligente para nossos empreendimentos, fomos a Curitiba. Lá ouvimos especialistas nas áreas de planejamento urbano, tecnologia da informação, economia criativa, ecossistemas de inovação e colaboração, entre outros.

Smart city ou cidades inteligentes

Aos poucos o conceito começa a se solidificar através da participação de governo, sociedade e setor privado em projetos conjuntos. Essa cooperação parte do entendimento que, algo deve ser feito para melhorar a qualidade de vida das pessoas. O que acarreta diretamente em trazer soluções para problemas do dia a dia. Portanto numa definição mais abrangente, cidades inteligentes são aquelas que utilizam da tecnologia que tem ao seu dispor para promover o bem-estar dos moradores, o crescimento econômico e, ao mesmo tempo, melhorar a sustentabilidade.

A tecnologia e a internet das coisas estão diretamente conectadas com o conceito de como pode ser uma cidade inteligente. Mas não se limita a isso. Mais do que conectada, uma smart city deve pôr o cidadão e suas necessidades a frente de toda e qualquer iniciativa pública. Ao mesmo tempo que trabalha em conjunto com o setor privado e instituições de ensino para que tenhamos a cidade planejada e inteligente que queremos. O planejamento urbano centrado no ser humano foi o tema do Smart City Expo Curitiba 2019.

Pensando no cidadão

A muito tempo, quando acontecia a Revolução Industrial, foi dito que as máquinas substituíram o homem, pois elas produziam de forma mais rápida e mais eficiente. Porém, após a revolução com mais tecnologia, bens e serviços passaram a ficar muito parecidos. A partir disso, passou a se a valorizar mais o ser humano, sendo ele o grande diferencial para agregar valor.

Um ponto muito importante a ser trazido sobre esses novos modelos de cidade, é que ele tem o apoio da tecnologia. No entanto não se trata só de tecnologia. O principal combustível para a idealização e construção de modelos de cidades inteligentes são as pessoas.

Ana Clara Fonseca, diretora da Garimpo Soluções e doutora em Urbanismo pela Universidade de São Paulo, falou sobre o futuro do trabalho em sua participação do Smart City Expo Curitiba 2019. Segundo a pesquisadora um dos grandes desafios destas novas cidades perpassa sobre os impactos dos avanços da tecnologia no mercado de trabalho. É preciso estar atento, pois profissões vão se modificar ou até deixar de existir. Por isso é preciso capacitar o cidadão e dar meios para que ele consiga se recolocar. Isso faz com que não haja um desequilíbrio onde teremos uma cidade inteligente, porém as pessoas sejam prejudicadas.

Colocar o ser humano no centro das ideias, é um dos principais pilares para a construção de uma smart city. Além de centros urbanos organizados e sustentáveis é preciso investir nas pessoas.

Richter Gruppe e as cidades inteligentes

Somos uma empresa que desde o começo está comprometida com o desenvolvimento sustentável das cidades, buscando sempre novas soluções e criando espaços para as pessoas. Dentro dos nosso projetos, buscamos construir empreendimentos inteligentes, que contribuem para transformar as cidades em lugares melhores para viver .

Acreditamos que cada empreendimento deve ser feito pensado nas pessoas e para as pessoas. Que um bom relacionamento cria um ambiente agradável de convivência e que preservar recursos naturais é um dever de todos. Porém, para nós que transformamos espaços urbanos isso é mais do que uma preocupação, é um compromisso.

Urban Center Conventos, em Lajeado – RS.

Sabemos da importância de criar e construir espaços urbanos onde possamos disseminar o conceito de cidade sustentável. Faz parte do nosso DNA, buscar soluções de acessibilidade e mobilidade urbana para facilitar e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Fale com a gente
+55 51 98585-0651 +55 51 3729-7502 falecom@richtergruppe.com.br
Rua Alberto Torres, 517 - sala 601
Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-188
Fale com a gente
falecom@richtergruppe.com.br
Rua Alberto Torres, 517 - sala 601
Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-188
Facebook Instagram Pinterest Vimeo Google+
Abrir Chat
Close

Dúvidas? Entre em contato