Richter Gruppe Empreendimentos & Participações

Junte-se a nós e invista em empreendimentos inteligentes.

Sede da empresa: o que olhar no espaço do seu negócio

Josi Birckheuer Richter

Publicado por: Josi Birckheuer Richter

4 outubro, 2017

Ao abrirem um negócio, muitos empreendedores se preocupam mais com os pontos de venda. Isso é importante, é claro, mas a escolha da sede da empresa também merece atenção, pois ela exerce um papel fundamental no sucesso do empreendimento.

Alguns pontos como a infraestrutura física, a localização, a visibilidade, a segurança e o conforto devem ser levados em conta se quiser passar uma boa imagem aos clientes e fornecedores, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida no trabalho.

Vale a pena investir tempo diante de sua importância, não é mesmo? Pensando nisso, a partir de agora, veja os 7 principais fatores a serem considerados na hora de escolher a sede da empresa.

entretenimento

1. Infraestrutura Local

A sede da sua empresa não pode ser estabelecida em qualquer lugar, pois isso vai influenciar fortemente na imagem que ela passará aos fornecedores, sócios e investidores. Por isso, uma das primeiras coisas que você deve fazer quando for buscar um local ideal é considerar a infraestrutura oferecida. Isso inclui:

  • urbanização (vias asfaltadas e devidamente sinalizadas);
  • fácil localização;
  • acessibilidade;
  • segurança;
  • comércio (lojas e bancos nas proximidades).

2. Sustentabilidade

A sustentabilidade pode trazer dois grandes benefícios para a empresa. O primeiro é a economia de recursos como água, energia elétrica e papel. O outro é que torna a empresa ambientalmente responsável, contribuindo para um consumo consciente e servindo de inspiração para colaboradores, parceiros e comunidade na qual está inserida.

Ao contrário da economia linear a que estamos acostumados (extrair, produzir e descartar), a sede pode se adequar ao padrão de economia circular, que é mais inteligente, substituindo a etapa do descarte pela reciclagem.

Para atingir esse objetivo, é preciso adotar algumas medidas estratégicas. Isso vai incluir a incorporação de novas metodologias (mudança de hábitos, de normas e regras) e a instalação de tecnologias (aparelhos e dispositivos). Veja as atitudes importantes que deve considerar:

  • estar situada em um local / empreendimento dentro de um contexto sustentável;
  • separação do lixo para facilitar a coleta seletiva (estimulando a reciclagem);
  • autossuficiência energética, gerando energia limpa (energia solar e eólica);
  • cultivo de plantas e árvores nos jardins e nas redondezas do terreno;
  • coleta e uso de água da chuva.

Além disso, é importante adotar medidas como a digitalização de documentos e processos para eliminar a necessidade de impressões físicas e uso de papéis.

3. Localização

A sede é onde se concentra a cultura da empresa. Ali estão os colaboradores, parceiros, amigos, clientes e fornecedores interagindo entre si. Essa é uma ótima oportunidade para surpreendê-los, demonstrando como você pensou em tudo e que cada decisão na empresa é muito bem pensada e estratégica. Isso inclui a localização dela.

Ninguém gosta de passar horas no trânsito, desperdiçando tempo e dinheiro, apenas para fazer uma visita formal de negócios. Afinal, provavelmente, não é a única coisa que terão de fazer no dia. Então, facilite a vida deles e cause uma boa impressão.

Estabeleça a sede da empresa em locais de fácil acesso como as margens de uma rodovia federal, estadual ou via expressa. Locais de grande movimento comercial também são boas ideias.

4. Visibilidade

Estar em um local com grande visibilidade já é uma ótima estratégia. Porém, além de estar bem localizada, a sua sede também deve ser facilmente encontrada. Por isso, utilize algumas técnicas de diferenciação, como a pintura utilizando as cores do seu emblema e posicionamento da logomarca na fachada do prédio.

Se a marca for apenas um símbolo, adicione o nome da empresa à fachada. Isso vai facilitar muito a vida das pessoas que visitarem a sede da sua empresa. Sem contar que isso vai trazer um destaque merecido a ela.

5. Segurança

A segurança é um requisito muito importante a ser considerado na sede da sua empresa. Esse cuidado vai garantir a integridade física e material, tanto dos profissionais que trabalham nela quanto dos visitantes.

Além disso, uma boa sensação de segurança contribui para o aumento da tranquilidade e conforto no ambiente. Faça isso adotando algumas medidas de segurança, controlando a entrada e saída de pessoas e veículos da sede. Se possível, monitore os acessos por circuito interno de câmera de TV.

Por esse motivo, o local onde a sua sede ficará localizada fará toda a diferença. Quanto maior for o movimento de pessoas circulando na área, menores serão os riscos.

6. Bem-estar

A qualidade de vida no trabalho precisa ser levada em consideração não só para ter uma sede bonita, segura e bem estruturada, mas também com alta valorização do bem-estar. Tendo isso em vista, os fatores que geram qualidade de vida no trabalho estão ligados diretamente à localização.

Poder viver, trabalhar e consumir no mesmo local, sem precisar se deslocar para outras localidades gera qualidade de vida, desafoga grandes centros, descentraliza e diversifica as oportunidades de negócios. Assim, as pessoas ganham mais tempo, contribuindo para o meio ambiente.

Esse é um novo conceito em desenvolvimento urbano. Morar ao lado ou no mesmo bairro que a sede permite que você passe mais tempo com a família, durma um pouco mais e tenha tempo para se exercitar. Você pode ter tudo isso, escolhendo um local para a sede da empresa que esteja inserido dentro de um polo de serviços e comércio que também englobe moradias ou está ao longo de rodovias expressas e de fácil acesso.

7. Conforto

Que tal ter maior conforto no trabalho e oferecer isso também aos seus colaboradores e visitantes da sede? Além de todos os requisitos mencionados até aqui, pense também na instalação de películas especiais nos vidros das janelas para impedir a entrada de calor. Isso vai conservar a temperatura interna e gerar economia de energia. Outros itens de conforto são:

  • acessibilidade para deficientes físicos (rampas para cadeirantes, corrimãos e botões com linguagem braile para cegos, sinais visuais para surdos etc);
  • climatizadores centralizados e conectados entre os ambientes;
  • escadas rolantes;
  • elevadores.

É bom lembrar que o conforto no ambiente de trabalho influencia diretamente a produtividade e a qualidade de vida — tanto a sua quanto a dos seus colaboradores.

Para que tudo isso seja possível na sede da empresa, dê preferência para locais que seguem este conceito de empreendimentos inteligentes, pois aderem ao desenvolvimento urbano planejado. Dessa forma, você pode unir o trabalho com a vida pessoal, tudo em um único lugar.

 

Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651 falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651
falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Facebook Instagram Pinterest Vimeo Google+
Abrir Chat
Close

Dúvidas? Entre em contato