Richter Gruppe Empreendimentos & Participações

Junte-se a nós e invista em empreendimentos inteligentes.

Saiba como identificar o momento certo de expandir seu negócio

Josi Birckheuer Richter

Publicado por: Josi Birckheuer Richter

28 setembro, 2017

Quando você tem uma empresa e suas operações já estão consolidadas, a dúvida que surge nesse momento é: será que está na hora de expandir o meu negócio?

Essa pergunta pode ser respondida a partir da avaliação dos sinais que o empreendimento fornece.

Nessa situação, como identificar o momento de sua empresa crescer? Neste post vamos mostrar os indicativos que mostram a possibilidade de expansão que seu negócio oferece. Então, que tal saber mais? Acompanhe!

expandir o negócio

Identificar a hora de expandir o negócio

Essa é uma decisão importante, que merece profunda atenção e analise. Muitos empreendedores costumam ter a expectativa de uma grande demanda, mas é melhor começar pequeno e verificar a necessidade dos consumidores e ir crescendo gradualmente com solidez a cada passo dado.

Assim, você eleva o total de capital investido com mais segurança e tem certeza de que há procura para o que você oferece. Por outro lado, é preciso ter atenção com um aspecto relevante: aproveitar as oportunidades.

De modo geral, o momento certo para expandir a empresa é o período em que ela está oferecendo retorno consistente e satisfatório. Porém, é necessário calcular adequadamente os indicadores de rentabilidade e lucratividade, principalmente, para ampliar o empreendimento de maneira precisa.

Se os números forem positivos, você pode pensar na expansão e verificar o melhor caminho para isso. A escolha passa pela análise do mercado, da estrutura, de sua capacidade de investimento e de tendências gerais.

Além disso, a avaliação do ambiente em que está inserido permite saber se o modelo de negócio da sua empresa pode multiplicar o bom desempenho que teve até esse momento ou se é preciso realizar ajustes.

De qualquer forma, é preciso pensar se a ampliação das atividades trará benefícios, por exemplo: mais lucro e qualidade de vida. Para ter certeza disso é importante se atentar aos sinais. Veja quais são eles nos próximos tópicos.

expandir o negócio

Ter um plano

O planejamento é fundamental para qualquer empreendimento. Apesar disso, muitos negócios surgem e funcionam sem considerar essa questão. O resultado? Uma dificuldade maior para o processo de expansão.

Tenha em mente que sua empresa terá mais chances de progredir e ampliar suas atividades se tiver um plano de negócios bem elaborado. Também é necessário ter um modelo de como o empreendimento estará em um futuro próximo a partir de indicadores e patamares encontrados.

Conhecer o mercado

O seu negócio já saiu do papel e sua estratégia e produtos foram testados. Isso significa que você conhece o mercado e sabe em que ponto ele está. Avalie as situações que ocorreram ao longo do caminho e aprenda com elas. Comemore suas conquistas, analise a jornada e ajuste o que for necessário. Depois é só seguir em frente!

Pense também nas tendências para o segmento de mercado em que atua. Se a expectativa é positiva, expandir pode ser um bom negócio. Outra possibilidade é quando você tem um produto que está em alta. Nesse caso, pode valer a pena continuar a empreender. Muitas vezes estão nas necessidades as maiores oportunidades, fique atento a isso.

Ter independência

Um bom sinal é quando sua empresa possui receitas próprias e não requer investimentos para expandir seu negócio. Perceba que receber investimentos ou fazer empréstimos pode ser interessante em determinados cenários, mas nem sempre é a melhor estratégia, porque pode ser difícil manter a sustentabilidade do negócio.

No entanto, se você precisar de capital de giro, analise as possibilidades. Essa é uma alternativa interessante em muitos casos. Perceba que não há uma fórmula mágica para expandir a empresa. Por isso, se for necessário, procure uma consultoria.

Comprovar as vendas

O objetivo aqui é comprovar que suas vendas e receitas são escaláveis, ou seja, podem ser expandidas. Essa é uma questão que também depende da demanda dos clientes. Por isso, uma boa ideia é ter um relacionamento próximo para ver se é possível crescer.

Além disso, acompanhe a demanda por produto. Os seus clientes indicarão onde é melhor investir. Outra maneira de fazer essa avaliação é acompanhar o giro de estoque. Se é necessário repor as mercadorias com frequência ou há falta de produtos na prateleira, pode saber: é a hora de investir.

Ter motivos que justificam a expansão

A ampliação das atividades pode ter dois motivos: a demanda e a necessidade. O primeiro ponto considera o cliente. Nesse caso, você precisa se atentar aos pedidos dos clientes e identificar um volume maior de solicitações.

Já o crescimento por necessidade ocorre devido à situação financeira. Nesse caso, você pode procurar alternativas, como contratar um contador e ter um sistema eficiente, que podem trazer mais sustentabilidade ao negócio.

Nesse caso, você pode tomar algumas atitudes, como fazer mais encomendas aos fornecedores e aumentar a venda de produtos. Lembre-se de que é recomendado que a sua empresa cresça conforme a economia e o segmento em que está inserida.

Ser capaz de escalar o negócio

Essa é uma das principais habilidades para conseguir expandir o seu negócio. O objetivo dessa ideia é aumentar as vendas sem elevar os investimentos e o custo fixo na mesma proporção. Ou seja, você pode gastar ou aplicar seu dinheiro um pouco mais, mas é importante que o total de itens comercializados seja muito maior.

Essa é uma maneira eficiente de ampliar suas atividades, porque você sabe que tem demanda, conquista um público maior e investe menos.

E agora, conseguiu definir se está na hora de expandir o negócio? Aproveite e veja, assinando a nossa newsletter, outras dicas práticas para aplicar na sua empresa.

Fale com a gente
+55 51 98585-0651 +55 51 98585-0651 falecom@richtergruppe.com.br
Rua Alberto Torres, 517 - sala 601
Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-188
Fale com a gente
falecom@richtergruppe.com.br
Rua Alberto Torres, 517 - sala 601
Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-188
Facebook Instagram Pinterest Vimeo Google+
Abrir Chat
Close

Dúvidas? Entre em contato