Richter Gruppe Empreendimentos & Participações

Junte-se a nós e invista em empreendimentos inteligentes.

Planejamento estruturado da empresa e o urbanismo

Josi Birckheuer Richter

Publicado por: Josi Birckheuer Richter

19 dezembro, 2017

O planejamento estruturado da empresa passa, sem sombras de dúvidas, pelo planejamento estratégico, fator que oferece muitas vantagens para o dia a dia de um negócio. Quando trazemos esse planejamento estratégico para o contexto do desenvolvimento das cidades, isso não é diferente. Afinal, da mesma forma que precisamos de empresas mais organizadas e disciplinadas, com lideranças engajadas em atingir seus objetivos, os principais protagonistas das cidades também precisam ter esse entendimento.

Sabemos que não é possível desenvolver cidades sem um planejamento estratégico ou sem potencializar aquilo que elas têm de melhor: as pessoas e os espaços para se viver em comunidade. Portanto, é preciso haver o fortalecimento das ideias, a análise de cenários e a definição das estratégias, já que os alicerces desse contexto — as pessoas — devem compatibilizar tais oportunidades.

Neste post, reunimos algumas dicas para ajudar você a criar e desenvolver um planejamento estruturado da empresa, mas sem se esquecer de encontrar soluções urbanas que estejam conectadas ao seu negócio. Continue a leitura e entenda como esse planejamento pode ser feito de forma detalhada!

Como o urbanismo se relaciona com o planejamento estruturado da empresa

Os mesmos critérios que são avaliados para o desenvolvimento de empresas prósperas se relacionam diretamente ao desenvolvimento de cidades. É preciso avaliar, por exemplo, a disponibilidade de mão de obra capacitada para desenvolver suas respectivas atividades, além de pensar onde essas pessoas vão morar e quanto tempo elas vão levar se deslocando para o trabalho.

Por sua vez, a cidade também pensa em formas de diminuir esse tempo de deslocamento, seja buscando soluções para reduzir os problemas no trânsito e facilitar a mobilidade urbana, seja conectando espaços e vias de circulação para trazer benefícios aos usuários. O urbanismo traz novos conceitos, em especial o respeito com o cidadão que habita os espaços, seja para morar, trabalhar ou simplesmente estar em comunidade.

pessoas caminhando

É nesse contexto que as smart cities estão inseridas. Considerando que temos a necessidade de estabelecer qualidade de vida para aumentar a produtividade no ambiente empresarial, precisamos também de espaços planejados para isso. A ideia é propiciar condições para que os cidadãos gastem menos tempo no trânsito e estabelecer toda a infraestrutura necessária para fomentar espaços que funcionem de forma integral. Para isso, é preciso ir muito além do simples e básico, que é o abastecimento de água, o tratamento de esgoto e a concessão de energia elétrica, por exemplo.

Por que se preocupar com a estrutura da cidade antes de construir ou expandir seu negócio

Para expandir qualquer negócio, é essencial estudar a cidade e avaliar o que as pessoas desse município procuram. Tenha em mente que elas serão os futuros colaboradores do negócio, seja trabalhando para a empresa, seja consumindo seus produtos e serviços. Isso significa que a cidade deve estar pronta para receber novos conceitos, e não somente disponibilizar as infraestruturas básicas — é necessário que ela esteja pronta para se “vender” economicamente.

As cidades somente estarão prontas para absorver negócios em expansão quando empresários e empreendedores entenderem que as cidades são “sistemas”, ou seja, uma rede de pessoas que interagem, beneficiam-se de materiais e serviços que desenvolvem a economia e buscam incessantemente a qualidade de vida.

As smart cities estão cada vez mais presentes no desenvolvimento de novos negócios, pois essa é a forma mais moderna de buscar níveis elevados de inteligência em uma cidade. Podemos elencar nesse desenvolvimento a administração pública, o planejamento urbano, a tecnologia, o meio-ambiente e a coesão social, além do capital humano e econômico.

O mercado brasileiro atual e a estruturação das empresas vinculada ao urbanismo

Gradativamente, o Brasil tem recebido empresas voltadas para o novo caminho da urbanização. Pode-se dizer que o país está começando a se especializar nessa tarefa tão desafiadora, que traz no seu conceito mais primário o engajamento com as pessoas.

Empresas dos mais diversos segmentos já perceberam essa nova tendência. Hoje, empresários e empreendedores estão preocupados com aquilo que realmente faz a diferença para quem habita e trabalha naquele espaço. Ainda assim, é notório que o Brasil tem um longo caminho pela frente, visto que a população ainda não está culturalmente preparada para lidar com esses novos conceitos de urbanização.

empresários e empreendedores

As empresas estão preocupadas e empenhadas em se desenvolver dentro deste ecossistema, onde o fortalecimento do coletivo está aliado ao crescimento sustentável tanto econômica quanto ecologicamente. Redes de supermercados, postos de gasolina e outros novos empreendimentos em negociação como o Urban Center Conventos são alguns exemplos de empreendimentos que estão considerando o planejamento estruturado para lançar seus negócios alinhados ao urbanismo em 2018.

Quem deseja tornar seus negócios sustentáveis em conjunto com as cidades deve seguir 5 princípios básicos:

  • entender os serviços urbanos como partes de um circuito integrado;
  • fazer com que incentivos econômicos e benefícios ambientais caminhem juntos;
  • compreender que a sustentabilidade é inclusiva;
  • conscientizar a população e torná-la responsável pela proteção do meio ambiente;
  • fomentar o intercâmbio de conhecimento entre empresas e cidades que se planejaram de forma estruturada e espelharam no urbanismo.

Vale lembrar que a tecnologia também deve ser usada a favor da estruturação de cidades inteligentes, já que oferece diversas vantagens para o planejamento desses espaços. No Brasil, são várias as startups e pequenas empresas que já desenvolvem planos de conectividade, segurança, qualidade de vida e bem-estar que influenciam diretamente na construção de cidades inteligentes.

Por fim, o uso do Big Data é essencial para promover a organização de dados urbanos e entender melhor o funcionamento das cidades. Com essa tecnologia, é possível conhecer em detalhes as nuances da vida urbana para resolver gargalos, criar novas oportunidades e interferir no planejamento das empresas de acordo com as novas e complexas relações urbanas, tornando todo esse planejamento ainda mais inteligente e preciso.

E você, precisa estruturar ou reconstruir sua empresa com base nas premissas do urbanismo pós moderno, mas ainda não sabe muito bem por onde começar? Pois nós temos a solução! Entre em contato com a Richter Gruppe e converse com um dos nossos especialistas: eles são capacitados para orientar nos projetos de desenvolvimento urbano, tornando o planejamento estruturado da empresa mais eficaz, além de oferecer consultorias e assessorias para você investidor imobiliário. Esperamos você!

Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651 falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651
falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Facebook Instagram Pinterest Vimeo Google+
Abrir Chat
Close

Dúvidas? Entre em contato