Richter Gruppe Empreendimentos & Participações

Junte-se a nós e invista em empreendimentos inteligentes.

Por que investir em um shopping a céu aberto?

José Paulo Richter - Juca

Publicado por: José Paulo Richter - Juca

27 março, 2018

Os shopping centers já são parte da vida de muitas pessoas nos grandes centros urbanos, servindo não apenas para fazer compras, mas também como espaços para passar o tempo e encontrar os amigos. Porém, eles também são famosos por ficarem cheios e serem um tanto claustrofóbicos em diversos casos. Pensando nisso, surgiu uma nova tendência: o modelo de shopping a céu aberto.

Como o nome já deixa bem claro, eles são como os shopping centers tradicionais, mas sem teto ou múltiplos andares. Apenas espaço livre e tão horizontal quanto possível. Considerando todos os problemas de mobilidade urbana e a dificuldade em incluir um pouco de natureza no dia a dia das pessoas, um lugar como esse é muito bem-vindo em qualquer cidade para ter um ar mais sustentável.

Ainda não conhece bem esse conceito? Então, continue lendo e descubra o que é e quais são as vantagens do shopping a céu aberto.

Quais são as principais características desse modelo?

Como já dissemos, esses shoppings são, na prática, áreas abertas com algumas lojas e pequenos centros empresariais. Não há telhado nem muitas paredes, o que permite que o vento circule por todo o local com facilidade. Além disso, é bem comum que haja várias plantas e grama ao longo do caminho, purificando o ar e dando um aspecto ainda mais relaxante ao espaço.

É importante lembrar que, diferente de outros centros comerciais, o foco é tanto os visitantes quanto as lojas. Deve haver mais espaço para circular com conforto, sem ter que disputar o caminho com todos ao seu redor. Claro, se houver uma ocasião especial de coletividade, como um evento, isso será inevitável. Mas no dia a dia, deve ser possível andar por um shopping a céu aberto como se fosse uma praça.

Isso significa que as lojas são um pouco mais espaçadas entre si, o que diminui a quantidade de negócios ativos no local. A princípio, isso pode parecer uma estratégia de negócio ruim para os donos do shopping, mas se o local possuir uma estrutura mais confortável e trouxer bem-estar aos visitantes, as chances de que eles retornem e continuem consumindo lá dentro é bem maior. No fim das contas, os donos, os comerciantes e os clientes ganham em igual medida.

Que vantagens o shopping a céu aberto oferece?

Ambiente mais saudável

Locais muito fechados, com pouca circulação de ar e sempre muito cheios não costumam ser muito bons para a saúde. Não só pela questão de transmissão de doenças, mas também pela pressão e estresse que esses ambientes geram. Aliado ao ar pesado e à falta de espaço para caminhar e descansar, é bem provável que os visitantes e profissionais que atuam no local comecem a ter problemas.

Com um investimento urbano planejado e inteligente, é possível proporcionar a melhor qualidade de vida que essas pessoas precisam nas grandes cidades. Momentos ao ar livre, estimulam e motivam.mulher fazendo compras no shopping a céu aberto

Boa relação com o meio ambiente

O modelo de shopping a céu aberto também é voltado para o paisagismo natural. Em vez de contar apenas com vitrines de lojas para chamar a atenção do público, os visitantes podem se sentar perto de um canteiro de flores e apenas apreciar a vista depois de um dia de compras.

Considerando que as grandes cidades não são conhecidas pela sua contribuição com o meio ambiente, ter um local assim é uma excelente iniciativa. O aumento das áreas verdes ajuda a diminuir o impacto da poluição e o aquecimento global, além de ser algo bem agradável aos olhos.

Modelo mais econômico

Quando alguns veem esse modelo, pensam apenas no investimento inicial necessário para criar um espaço desse tipo. Um terreno amplo, já que não há tanta ênfase em múltiplos andares, paisagismo, plantas, uma equipe para tomar conta delas, entre outras coisas. Porém, a médio e longo prazo, esses investimentos custam bem menos do que um shopping fechado.

O primeiro impacto é a energia. Um shopping normal exige muita iluminação e equipamento de ar-condicionado, já que o local está sempre fechado. Porém, quando o shopping é a céu aberto, a iluminação e o ar são gratuitos a maior parte do dia. Isso reduz, consideravelmente, as despesas fixas, o que permite uma margem de lucro maior. Tudo que os empreendedores gostam de ouvir.

Mistura de local de negócios e de lazer

Muitos centros empresariais já incluem algumas formas de entretenimento em sua estrutura, como restaurantes, bares, livrarias, bancos. Esses locais são mais voltados para o ambiente de trabalho.

Porém, um shopping a céu aberto não é um espaço, simbolicamente, restrito. É um ambiente público, onde você pode levar qualquer visita sem nenhum tipo de empecilho ou constrangimento. Essa aproximação entre um espaço de lazer e os locais de negócios não só torna a convivência entre pessoas da empresa mais prática como também melhora a chegada de pessoas novas nesses locais.

comendo pizza em shopping a céu aberto

Espaço flexível para promoção de eventos

Outra característica bem comum em diversos shoppings desse tipo é a presença frequente de eventos. Como têm muito espaço e talvez até um tipo de “praça” no seu centro, é comum que ocorram eventos como shows, mostras culturais e comemorações de datas festivas com bastante regularidade. Não é incomum ver algo assim uma vez por semana.

Como o espaço é amplo, é possível preparar um palco ou montar estandes sem atrapalhar muito a circulação de visitantes. Além de ser uma forma prática de atrair mais pessoas e trazer mais momentos para melhorar a qualidade de vida, também é uma oportunidade ideal para aproximar as pessoas e promover movimentos culturais e fazer negócios. É um benefício para o empreendimento e para a sociedade.

Como foi conhecer melhor o modelo de shopping a céu aberto? Gostou deste post e quer aprender ainda mais sobre esse assunto ou temas relacionados? Aproveite para saber ainda mais assuntos assinando nossa newsletter!

Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651 falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651
falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Facebook Instagram Pinterest Vimeo Google+
Abrir Chat
Close

Dúvidas? Entre em contato