Richter Gruppe Empreendimentos & Participações

Junte-se a nós e invista em empreendimentos inteligentes.

NOVO URBANISMO

Josi Birckheuer Richter

Publicado por: Josi Birckheuer Richter

5 dezembro, 2016

Uma das mais importantes tendências é o novo urbanismo, onde cidades e espaços contemplem tudo em um só lugar. Chamadas também de Smart Cities, este conceito surge da necessidade de repensarmos o uso dos espaços urbanos respeitando a Sustentabilidade e a Mobilidade Urbana.

No mundo já estão ocorrendo movimentos neste sentido, onde as pessoas querem poder trabalhar, morar, consumir e se divertir no mesmo ambiente. Várias cidades já dispõem de lugares multiuso, complexos e torres que atendam as necessidades das pessoas, sem necessitarem o uso de um automóvel.

Freiburg, uma cidade de 200 mil habitantes  no sudoeste da Alemanha, já tem bairros 100% livre de carros.  Hamburgo, a 2ª maior cidade da Alemanha, já divulgou que nos próximos 20 anos quer se tornar uma cidade livre de carros. Copenhague, na Dinamarca é outro bom exemplo, onde quase metade da população se locomove sobre duas rodas reduzindo o uso de combustíveis fósseis. Denver no Colorado EUA, já está transformando  grandes avenidas em boulevards para pedestres. No Brasil também existem Cidades e espaços que visam esta tendência.

freiburg4

Participamos no final de novembro do Fronteiras do Pensamento e assistimos as máximas do renomado arquiteto e urbanista Dinamarquês Jan Gehl.   Seu trabalho teve como base o princípio da melhorar da qualidade de vida urbana através da reorientação do planejamento urbano em favor de pedestres e ciclistas. Ele define o século passado como cidades que foram feitas para o modernismo, mas não para as pessoas. Agora, arquitetura e urbanismo clamam por espaços mais humanizados e acolhedores, na qual pessoas sejam privilegiadas para caminhar, movimentar-se e celebrar a vida em comunhão, livres de carros. Mas para isso acontecer é necessário uma grande transformação, como um exemplo o transporte publico, que deve atender as necessidades dos cidadãos e que seja oferecido com qualidade, assim como praças e boulevards para que a vida possa acontecer.

O escritório de Gehl atende e já atendeu várias cidades ao redor do mundo, primeiramente sua cidade Copenhagen onde 45% das pessoas se locomovem de bike, Moscou que revitalizou suas avenidas e tirou os carros estacionado das calçadas, Melbourne que trabalhou neste sentido ao longo de 25 anos e hoje é considerada a melhor cidade do hemisfério sul, um paraíso para os pedestres. Nova York que em 2009 fechou alguns pontos da Broadway e até hoje continua assim sem carros, mas cheio de pessoas podendo aproveitar o espaço.

dot090525_3_numbered_560

Em Lajeado, O Urban Center Conventos, é um projeto que representa muito bem esse potencial. Trata-se de um empreendimento moderno, com a proposta de oferecer uma experiência agradável e segura para viver e trabalhar, atendendo às necessidades de quem vive no mundo moderno e prioriza um espaço capaz de unir e conectar pessoas, negócios e lazer. O canteiro central em estilo boulevard traduz de forma concreta esse conceito de integração, pois é ele que liga todos os pontos do empreendimento, agregando mobilidade e acessibilidade a duas importantes rodovias, a BR 386 e a RS 421.

A essência do Urban Center Conventos está vinculada à transformação de espaços urbanos de forma sustentável que resulta em desenvolvimento e qualidade de vida para as pessoas, leva a assinatura do arquiteto e urbanista Enio Luiz Perin, uma referência nacional em planejamento e desenvolvimento urbano.

noite

Um empreendimento desse porte não produz impacto apenas na vida dos moradores do bairro, mas também da cidade e de toda a região do Vale do Taquari, que representa uma das regiões mais prósperas do estado.

Este projeto tem grande relevância para  a cidade de Lajeado, que é referência em qualidade para o RS. O município foi considerado pelo Instituto Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), em 2015, a melhor cidade do Rio Grande do Sul para se morar. A pesquisa, que levou em conta aspectos como saúde, educação, emprego e renda, atribuíram a Lajeado o maior índice de desenvolvimento socioeconômico do estado. Essa qualificação coloca o município no topo do ranking dos lugares mais importantes para se investir no RS.

Por fim, o momento agora exige que empresas privadas e poder publico caminhem juntas, com conduta e atitudes responsáveis a fim de construir e garantir um mundo melhor para hoje e as próximas gerações.

 

Fale com a gente
+55 51 98585-0651 +55 51 98585-0651 falecom@richtergruppe.com.br
Rua Alberto Torres, 517 - sala 601
Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-188
Fale com a gente
falecom@richtergruppe.com.br
Rua Alberto Torres, 517 - sala 601
Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-188
Facebook Instagram Pinterest Vimeo Google+
Abrir Chat
Close

Dúvidas? Entre em contato