Richter Gruppe Empreendimentos & Participações

Junte-se a nós e invista em empreendimentos inteligentes.

Monumento Pioneiros de Conventos

Josi Birckheuer Richter

Publicado por: Josi Birckheuer Richter

14 janeiro, 2019

A identidade brasileira foi resultado de um processo de construção histórica, como em diversos outros países. A imigração constituiu grande parte desse processo, com a chegada de inúmeros povos ao longo de nossa história, deixando fortes marcas em nossa cultura, economia e demografia. Foi pensando nisso, com o intuito de valorizar e fortalecer a história e a cultura, que nós da Richter Gruppe, nos comprometemos em homenagear os 68 imigrantes pioneiros da antiga Fazenda de Conventos, berço da colonização alemã em Lajeado (RS), inaugurando no dia 29 de novembro o monumento ‘Memorial aos Pioneiros de Conventos’.

A obra foi idealizada pela Richter Gruppe e foi instalada no Urban Center Conventos, em solenidade aberta ao público. O objetivo do monumento é promover o resgate histórico e cultural muito importante para a região, pois foi ali que os primeiros imigrantes alemães se estabeleceram, se radicaram e ajudaram a construir o município.

O Livro Pioneiros de Conventos

Por ocasião da inauguração do Monumento Pioneiros de Conventos, houve também o lançamento do livro “Pioneiros de Conventos – 1861”, escrito por Waldemar Richter e pelo jornalista e genealogista Heinz Schmidt, obra que remonta a trajetória das famílias imigrantes da Alemanha e sua chegada ao Brasil, com sínteses biográficas e genealógicas de cada uma delas. Foram dois anos intensos de pesquisa, com consulta a fontes locais e viagens à Alemanha, onde obtiveram apoio de pesquisadores que cederam detalhes importantes sobre as cidades de origem de seus antepassados.  O livro é extremamente relevante no sentido de complementar as informações que integram o memorial.

O evento

O evento ocorreu na manhã do dia 29 de novembro de 2018 e foi conduzido por Simone Schneider. A inauguração contou com a presença do Prefeito Municipal de Lajeado Marcelo Caumo, Cônsul Geral da Alemanha para o RS E SC, Dr. Thomas Schmitt, Diretor da Richter Gruppe José Paulo Richter e sua esposa Josi Richter, historiador, pesquisador Waldemar Richter acompanhado de sua esposa Olinda Richter, jornalista e genealogista do Paraná Sr. Heinz Schmidt, ambos responsáveis por este importante trabalho de resgatar a história de 68 famílias, através do livro “Pioneiros de Conventos”.


Também se fizeram presentes: o Presidente da Câmara de Vereadores o Sr. Eder Spohr –  descendente de duas famílias pioneiras homenageadas, Vereadores Mozar Lopes, Mariela Portz e Fabiano Bergmann, Secretários Rafael Zanatta, Vera Plein e Carlos Reckziegel, Diretor do Colégio Evangélico Alberto Torres Professor Rodrigo Ulrich, Diretor do Colégio Sinodal Conventos Professor Rui Griesang, Padre Antônio Puhl da Paróquia Santo Inácio de Loyola, Presidente da CIC Sr. Ito Lanius, Presidente as SEAVAT Arquiteta Marta Peixoto, Engenheiro Civil que projetou o monumento Everson Kerbes, alunos e professores do Colégio Sinodal de Conventos, amigos, descendentes dos pioneiros e pessoas da comunidade.

Na mesma oportunidade foi cantado o Hino Nacional Brasileiro e Alemão e entregue ao Prefeito Marcelo Caumo o Monumento para passar a integrar o patrimônio público e cultural do município da cidade de Lajeado.

A Homenagem

Para o diretor da Richter Gruppe José Paulo Richter “esta homenagem mostra que compartilhamos os mesmos valores, nosso compromisso como cidadão, laços que construímos e fortalecemos como comunidade, através da valorização da história.

Nós da Richter Gruppe, valorizamos a história e prezamos pelos valores da Família. Para nós foi um dia muito especial, pois resgatamos a história em fazer esta justa homenagem a estes pioneiros, que a quase 160 anos, deixaram sua pátria, rumo ao desconhecido, mas não abandonaram a fé, a coragem e vontade para buscar um futuro melhor para as suas famílias. Chegaram, desbravaram matas, construíram as suas comunidades, mantiveram suas tradições, cultura que são preservadas de geração em geração até os dias atuais”.

Ainda segundo José Paulo Richter “nossas ações como empresa, são norteadas e seguidas por estes princípios. Por isso quando empreendemos, nosso olhar está voltado para o desenvolvimento urbano planejado, onde os melhores projetos são feitos para as pessoas. A responsabilidade social e ambiental são agentes de transformação, impactando a sociedade positivamente promovendo engajamento e inclusão social, e isto é o Urban Center Conventos.

Nós acreditamos no empreendedorismo, na vida em comunidade, no respeito ao próximo e na história do povo trabalhador da nossa região e é por isso que na manhã do dia 29 de novembro de 2018 tornamos possível e tangível esse resgate das nossas raízes”.

Este monumento é uma forma de demonstrar nossa admiração e gratidão a estes pioneiros e nada mais justo que este marco histórico esteja aqui em Conventos, o berço da colonização alemã e eu me sinto honrado por ser descendente da 7 geração da Família Richter no Brasil e é com muito orgulho que entregamos ao município de Lajeado este memorial em homenagem aos 68 pioneiros de Conventos”.

O monumento

O Monumento Pioneiros de Conventos possui o formato de um navio veleiro, transporte utilizado por imigrantes para se deslocar da Europa ao Brasil, e conta com uma estrutura de cerca de três metros de altura por dois de largura.  Nele, estão listados os nomes dos 68 imigrantes pioneiros que fixaram residência no local, contendo ainda informações como data e local de nascimento e nome de suas respectivas esposas.

O monumento é representativo e de suma importância para a região por diversos fatores. Nossa motivação em realizar esse tributo ao bairro de Conventos também foram as raízes da família Richter quanto a esta história.

Desta forma, instalar o Memorial aos Pioneiros de Conventos no Urban Center Conventos foi uma forma simbólica para valorizar estes imigrantes que neste bairro reconstruíram sua história e tanto contribuíram para o desenvolvimento da região. Este monumento foi doado ao município e agora faz parte do patrimônio histórico da cidade de Lajeado – RS, em especial aos cidadãos da comunidade, um verdadeiro presente para as famílias que desbravaram o Vale do Taquari e deixaram sua marca na história, e que agora terão a oportunidade de identificar seus antepassados, que saíram há mais de um século da Alemanha para começar uma nova vida no sul do Brasil.

Fale com a gente
+55 51 98585-0651 +55 51 98585-0651 falecom@richtergruppe.com.br
Rua Alberto Torres, 517 - sala 601
Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-188
Fale com a gente
falecom@richtergruppe.com.br
Rua Alberto Torres, 517 - sala 601
Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-188
Facebook Instagram Pinterest Vimeo Google+
Abrir Chat
Close

Dúvidas? Entre em contato