Richter Gruppe Empreendimentos & Participações

Junte-se a nós e invista em empreendimentos inteligentes.

Meio Ambiente e Sociedade: Como escolhemos vencer ou fracassar.

Simone Schneider

Publicado por: Simone Schneider

19 maio, 2017

As sociedades do passado, enfrentaram oito em seu meio ambiente que fizeram com que se tornassem comunidades fragilizadas, dentre eles podemos citar: o desmatamento e a destruição do habitat, problemas com o solo em especial a perda da fertilidade e a erosão, controle da utilização da água, caça e pesca e os efeitos da introdução de outras espécies que não nativas e o aumento do crescimento demográfico.

Atualmente, podemos incluir aos riscos de fracasso da sociedade moderna as mudanças climáticas, o acúmulo de produtos químicos, tóxicos ao meio ambiente, e neste contexto, inserindo todas as formas de vida existentes no planeta, além da escassez de energia e da capacidade fotossintética do planeta, que tem e teve papel fundamental durante a evolução das condições ambientais, em particular da atmosfera, proporcionando a formação de um filtro retentor de radiação ultravioleta (camada de ozônio).

Assim, levando em consideração o crescimento populacional e a forma em que estas sociedades estão acostumadas a expandir a agricultura e as indústrias de modo intensificado, aplicando práticas não sustentáveis, tanto os países não desenvolvidos como os desenvolvidos sofrerão as consequências de um ambiente desequilibrado.

Claro, a sociedade de hoje está muito mais consciente dos danos ambientais que causam, simplesmente por habitarem este espaço.

Mas, nem tudo está perdido, pois temos a tecnologia a nosso favor, de um significado forte, que pode nos ajudar a resolver os problemas existentes, e que se for bem aplicada, também deixará de criar novos problemas. Pois, se olharmos ao nosso redor, a grande maioria dos desastres que já aconteceram, se deram em função da busca do aperfeiçoamento de tecnologias pouco sustentáveis.

Tecnologia esta, que pode nos trazer formas de energia mais sustentável, renovável, como a eólica e a solar, que ainda precisam de maior aperfeiçoamento para se tornar mais acessível a realidade das pessoas.

Ainda, ampliar nossa agricultura, não pensando em utopia, mas quem sabe, passar a utilizar o planejamento estratégico como ferramenta de trabalho, para efetivamente sabermos onde estamos e para onde queremos ir. E então, passarmos a utilizar técnicas orgânicas, sem o uso de produtos químicos e agrotóxicos. Assim, estaríamos não só deixando de impactar o meio em que vivemos, mas nos tornando pessoas mais saudáveis e felizes. Porque sim, acúmulo de agrotóxicos no nosso organismo, trazem consequências desastrosas para nossa saúde.

E, se todos reutilizassem a água da chuva, através de cisternas, separassem seus resíduos, plantassem uma árvore…. Entre o sucesso e o fracasso, temos um longo caminho a ser percorrido, basta que tenhamos envolvimento mútuo, que tenhamos engajamento social e político, preparando a sociedade para uma vida melhor, cercada de um ambiente rico em qualidade de vida.

O sucesso de uma sociedade depende de cada um de nós!

 

Simone Beatris Schneider – Mestre em Ambiente e Desenvolvimento

 

 

Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651 falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651
falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Facebook Instagram Pinterest Vimeo Google+
Abrir Chat
Close

Dúvidas? Entre em contato