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Entenda a importância da localização na expansão do negócio

José Paulo Richter - Juca

Publicado por: José Paulo Richter - Juca

27 novembro, 2017

As decisões que um empresário toma são fundamentais para colocar a gestão no caminho do sucesso. Por causa disso, esse profissional precisa se manter atualizado com as novidades do mercado e prestar um serviço de qualidade.

Como a concorrência está muito acirrada, qualquer detalhe pode ser fundamental para a obtenção de resultados positivos. Pensar na localização da empresa desde o início facilita os processos de expansão e o aproveitamento das oportunidades de crescimento.

Quem escolhe um local adequado às suas necessidades tem menos preocupações em sua rotina de trabalho e foca a sua atuação em outras questões mais importantes do negócio.

Por isso, este post vai mostrar para você a importância da localização e como ela pode ajudá-lo em seu futuro empresarial. Confira a seguir.

Qual é a importância da localização da empresa?

Uma cidade deve ser planejada para atender todas as demandas de seus moradores. Em vista disso, a localização de cada empreendimento precisa ser muito bem pensada e escolhida. Uma gestão eficiente se localiza próximo aos seus consumidores e adota sistemas e soluções que respeitam a natureza.

Por exemplo, um supermercado pode estar localizado nas proximidades de regiões residenciais. O fluxo de pessoas ali por perto mantém os clientes em contato com a marca e evita grandes deslocamentos pela cidade.

Nessas horas, todos os envolvidos saem ganhando. Enquanto a empresa fortalece o seu relacionamento com o mercado, os consumidores economizam tempo em suas rotinas e têm mais oportunidades para ficarem com as suas famílias.

Além disso, há uma menor emissão de gases na atmosfera, já que não é necessário percorrer grandes trajetos para acessar esse tipo de serviço.

É perceptível que a importância da localização está diretamente relacionada à redução de custos e ao aumento dos lucros. Um empreendimento localizado estrategicamente equilibra os fatores logísticos e de consumo, fazendo com que seus gestores tenham mais facilidade e tranquilidade.

Lembre-se de que a empresa se torna um agente de transformação no ambiente em que está inserida. Se ela utiliza práticas ecologicamente corretas, preza pela qualidade de vida de seus colaboradores e usa o espaço disponível com responsabilidade, é possível fortalecer a imagem junto à comunidade e tornar-se um exemplo a ser seguido por todos.

empresa ambiental

Como fazer uma boa escolha?

Agora, mostramos dicas que vão ajudá-lo em sua escolha. Veja-as abaixo.

Conheça o perfil dos clientes

O melhor lugar a ser escolhido é aquele que está próximo ao maior número de pessoas com potencial para adquirir seus produtos e serviços. Nessas horas, você deve conhecer o perfil de seus consumidores, a fim de posicionar a sua marca corretamente.

Portanto, faça pesquisas, analise as informações em seus bancos de dados e descubra quais são os desejos dos clientes e o que eles querem comprar. Conheça suas necessidades e esteja pronto para solucioná-las com eficiência.

Avalie os contratos e as condições de pagamento

Um momento de dificuldade econômica reduz os preços dos imóveis disponíveis no mercado. Como consequência disso, você tem mais chances de encontrar uma forma de pagamento que caiba no seu bolso.

Antes de tomar qualquer tipo de atitude, leia todo o contrato e evite cair em armadilhas judiciais e que podem atrapalhar os processos de expansão.

Saiba trabalhar com concorrentes

A simples presença de um concorrente nem sempre é uma má ideia para um negócio. Em muitos casos, ele ajuda a atrair consumidores e serve para promover a melhora contínua em sua prestação de serviço.

Verifique a infraestrutura do local

Quando os negócios vão bem, chega a hora de expandir as atividades, comprar novas máquinas e aumentar a equipe de trabalho. Porém, é necessário que a infraestrutura do local esteja preparada.

Por exemplo, contar com mais equipamentos elétricos pode exigir uma maior carga elétrica da rede da concessionária. Se essa demanda não tiver sido prevista em projeto, você pode ter imprevistos e gastos na expansão.

Então faça um estudo minucioso e detalhado sobre a infraestrutura do local a ser escolhido.

Importe-se com a acessibilidade

Você sabe como os seus clientes chegam até a sua loja? Pois então, a resposta dessa pergunta pode ajudá-lo a entender melhor a importância da localização de uma empresa.

Se for de automóvel, você deve oferecer um estacionamento próximo e eficiente. Para os pedestres, é necessário avaliar as condições das calçadas, faixas e sinalizações de trânsito.

Em todas as situações, a acessibilidade dos consumidores deve ser um dos principais critérios a serem analisados, favorecendo o fluxo de pessoas, mercadorias e fornecedores.

Como as tecnologias influenciam esses processos?

Os avanços tecnológicos revolucionaram o mercado. A cada dia que se passa, novos equipamentos e sistemas são desenvolvidos, testados e colocados em funcionamento. A infraestrutura e os equipamentos urbanos de uma cidade também seguem essa tendência e mantêm-se em constante atualização.

Atualmente, o conceito de Smart Cities, ou cidades inteligentes em português, vem sendo amplamente discutido pelas principais prefeituras, organizações e instituições em nosso país.

Seu principal objetivo é a criação de soluções em mobilidade que utilizam o urbanismo, a preservação do meio ambiente, as energias sustentáveis, a inovação e a segurança.

Em outras palavras, as cidades inteligentes integram pessoas, serviços e recursos naturais para catalisar o desenvolvimento econômico e garantir melhores condições de qualidade de vida e bem-estar para todos.

mulher correndo

A melhoria da qualidade dos transportes públicos, a criação de áreas verdes e o aumento dos espaços culturais são seus principais exemplos. Repensar a forma que vivemos nos espaços urbanos amplia o nosso campo de visão e desperta-nos para lugares mais humanizados.

Ademais, as ferramentas de comunicação e integração entre as pessoas criam um ambiente favorável ao crescimento e que tem a oferecer grandes oportunidades para as empresas.

Essa ideia está relacionada à importância da localização na expansão do negócio. Quem está pensando no futuro deve posicionar sua marca em um local preparado para suportar um grande fluxo de clientes, de modo que não ocorram consequências para o meio ambiente e a sociedade em sua volta.

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