Richter Gruppe Empreendimentos & Participações

Junte-se a nós e invista em empreendimentos inteligentes.

Empreendimento sustentável: veja sua importância para o meio ambiente

Richter Gruppe

Publicado por: Richter Gruppe

2 fevereiro, 2018

Nos últimos anos, a preocupação com o meio ambiente tem se tornado um tema cada vez mais relevante. A diferença agora é que, com crescimento dos recursos tecnológicos, já existem várias maneiras de agir em relação a esse problema, como criar um empreendimento sustentável. E o quanto antes você começar a trabalhar, melhor.

Você provavelmente já ouviu falar em sustentabilidade como um diferencial para novos negócios. Não só no que diz respeito à preservação da natureza e qualidade de vida, mas também na melhor utilização de seus recursos.

Esses investimentos não só beneficiam o mundo inteiro como também contribuem para a longevidade e qualidade do seu negócio.

Para explicar um pouco melhor como funcionam essas práticas, vamos falar sobre o que significa aplicar a sustentabilidade em um negócio e como isso pode lhe beneficiar. Acompanhe!

O que caracteriza um empreendimento sustentável?

Foco no melhor aproveitamento de recursos

Uma das palavras de ordem dentro de uma empresa sustentável é “eficiência”. Desperdício significa que algo foi retirado do meio ambiente e não foi devidamente utilizado, o que causa um prejuízo quando você considera o grande esquema.

Porém, se a sua empresa utiliza apenas o necessário, é bem mais fácil repor o que foi gasto.

Manter o equilíbrio dessa balança é um componente fundamental de qualquer programa de sustentabilidade. É como gastar mais do que você ganha por mês e ter que usar cheque especial.

Os juros se acumulam, mas seu salário não necessariamente cresce nesse meio tempo. Se você retira mais do que a natureza pode produzir, logo os recursos vão se esgotar.

Minimizar danos ao meio ambiente

Além de consumir tão pouco quanto possível, um empreendimento sustentável busca causar o mínimo de danos colaterais ao seu redor. Em um local que se concentram muitas indústrias, é muito comum existir resíduos, trânsito e poluição. Como empreendedor, você deve criar um negócio que gere o mínimo desses efeitos.

Há várias formas de alcançar um estado mais harmonioso com o meio ambiente. Por exemplo, usar construções verdes para integrar mais vegetação na construção, evitar danificar áreas naturais durante a obra ou priorizar outras formas de energia, além dos combustíveis fósseis. Cada pequena atitude tem um grande impacto ao longo do tempo.

Adaptação às futuras demandas

Com as mudanças no meio ambiente e busca por maior eficiência no uso de recursos, é natural que as necessidades dos consumidores, colaboradores e da população em geral mudem.

Para continuarem relevantes nessa nova realidade, é importante que as empresas se preparem com antecedência. Sem isso, você pode perder espaço para outros empreendimentos.

Para isso, o melhor que você pode fazer é acompanhar as projeções e verificar quais demandas ambientais devem se tornar mais relevantes no futuro próximo.

cuidados ambientais

Economia de água? Menor emissão de fumaça? Otimização do espaço urbano? Todas se tornarão relevantes em algum momento, mas saber com qual você deve se preocupar primeiro pode fazer toda a diferença.

Como você pode tornar sua empresa mais sustentável?

Desenvolva toda a estrutura com esse propósito

Em geral, a chave para um empreendimento sustentável está nas fundações do negócio. Tanto literal quanto metaforicamente.

Isso significa que o nível de sustentabilidade da sua empresa é determinado desde a escolha do local, dos fornecedores, dos profissionais e das ferramentas a serem utilizadas. Investir nesse ponto nos estágios iniciais pode lhe trazer benefícios muito maiores com o tempo.

Quando estiver planejando seu novo negócio, tenha em mente algumas adaptações que você pode fazer para tornar tudo mais amigável para o meio ambiente. Construções verdes, transporte autônomo elétrico, projetos de urbanização, equipamento de baixo consumo, entre outros componentes, têm um papel vital aqui.

Eduque e integre todos os colaboradores nessas práticas

Ao contrário do que alguns podem pensar, tornar o ambiente de trabalho mais sustentável não depende apenas do CEO, gerente ou de qualquer outro indivíduo de alto cargo.

Ela é o resultado de um esforço conjunto de diversas pessoas para entenderem os valores e a cultura da empresa, de todos os cargos e funções. Envolvê-los nesse processo é indispensável se você pretende obter algum resultado positivo.

Uma forma de fazer isso é criar campanhas e treinamentos que informem como todos podem proceder para minimizar o impacto da empresa no meio ambiente.

Uso adequado de equipamentos, coleta seletiva, entre outras coisas, dependem da iniciativa de todos os colaboradores em algum momento.

Foque no retorno de longo prazo

Um erro que impede a criação de um empreendimento sustentável é limitar a própria visão apenas aos custos imediatos.

Boa parte dos recursos necessários para aumentar a sustentabilidade de um negócio requer um investimento maior, o que costuma afastar vários empreendedores. Muitos preferem não ter que gastar esse dinheiro agora.

Obviamente, isso não significa que eles terão despesas totais menores. Pelo contrário, o custo de manutenção de um negócio não sustentável costuma ser bem mais em conta do que um monte de equipamentos de baixa eficiência e/ou uma equipe que não está capacitada para reduzir seus custos.

investimentos sustentabilidade

Dedicar algum tempo e capital para melhorar a sustentabilidade da sua empresa é muito melhor, no médio e longo prazo, do que se prender a métodos ineficientes de trabalho.

Coloque o bem-estar geral em primeiro lugar

No fim das contas, os objetivos desse tipo de empreendimento são: manter um negócio sólido; causar o mínimo de impacto no meio ambiente; melhorar o bem-estar de seus colaboradores e clientes.

Mesmo que você torne seu negócio 100% amigável para a natureza, ele ainda precisa ser amigável para as pessoas que dependem dele.

Isso significa investir em limpeza, qualidade do ar e otimização do espaço. Também é preciso tomar boas decisões de negócios para que todos os seus colaboradores possam manter seus empregos, sem sacrificar seu tempo livre e planos de carreira.

E, como você já deve saber, uma equipe mais realizada também tende a ser mais produtiva.

Agora que você sabe como tornar um empreendimento sustentável, é hora de aplicar estas informações ao seu próprio negócio.

Quer aprender mais sobre o tema? Então veja nosso artigo sobre planejamento estruturado e urbanismo e descubra exatamente o que precisa saber.

Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651 falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651
falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Facebook Instagram Pinterest Vimeo Google+
Abrir Chat
Close

Dúvidas? Entre em contato