Richter Gruppe Empreendimentos & Participações

Junte-se a nós e invista em empreendimentos inteligentes.

Diferencial para negócio: por que investir em uma smart city?

Josi Birckheuer Richter

Publicado por: Josi Birckheuer Richter

29 janeiro, 2018

Com os avanços da tecnologia, a forma como as empresas fazem negócios e pensam seu papel diante da sociedade mudou bastante. Já é possível desenvolver estruturas que beneficiam o maior número possível de pessoas e utilizam estes recursos em seu máximo potencial para gerar um diferencial para negócio. Esses ambientes hoje são as smart cities, ou “cidades inteligentes”.

Como o nome já deixa a entender, esses locais são centros urbanos, em maior ou menor escala, que usam a tecnologia para melhorar sua qualidade, infraestrutura e administração. Hoje elas já prometem se tornar a norma em projetos de urbanismo nas principais cidades do mundo. Começar a investir nessa tendência agora pode ser um grande diferencial para sua empresa daqui a alguns anos.

Ainda não está convencido de que as smart cities podem valer mesmo a pena? Então veja aqui alguns bons motivos para adotar essa inovação e aumentar a relevância da sua empresa:

Integração de várias fontes de informação

O ponto central das smart cities que pode ser um grande diferencial para negócio é o amadurecimento de uma rede de informações. O que isso significa? Que cada componente da cidade, como seus empreendimentos, parques públicos e pontos de ônibus, pode gerar dados que serão processados dentro da rede e usados para tomar diversas decisões que afetam a cidade como um todo.

Um dos métodos envolvidos é a governança por algoritmo. Em vez de tomar decisões com base em intuição, os projetistas da cidade inteligente seguem uma série de diretrizes lógicas e padrões estatísticos. Dessa forma, o sistema apresenta uma conclusão diante de todos os dados apresentados e quais são as possibilidades de ação mais eficazes.

Isso pode melhorar consideravelmente o desempenho da sua empresa. Com o compartilhamento desses dados dentro da rede, você saberá quais são as preferências do público fora do seu estabelecimento, quais locais são mais frequentados, etc. E como a cidade é projetada para melhor atender às demandas da população, isso também facilitará seu trabalho em melhor atender seus clientes.

Otimização de recursos

Desperdiçar energia, dinheiro, água ou qualquer material não é uma boa opção para o futuro. Fazer mais com menos é a lei que rege a maior parte dos planos hoje em dia, o que inclui os processos de urbanização nas cidades inteligentes. Com as aplicações corretas da tecnologia, é possível diminuir a utilização de recursos e maximizar os resultados.

Obviamente, isso é ótimo para qualquer empresa. Gastar menos para atender mais pessoas em menos tempo significa que a rentabilidade do seu negócio será mais alta que a média. Com o tempo, isso te permitirá criar uma empresa mais sólida e relevante socialmente, o que é muito bom para a população e para todos os seus colaboradores.

Menor impacto ambiental

minimizar impacto ambiental

Pode não parecer um diferencial para negócio a princípio, mas este é um dos fatores mais determinantes na longevidade de uma empresa e de uma cidade como um todo. Como você sabe, o meio ambiente gera e fornece recursos em uma taxa limitada. Usar mais do que o necessário ou destruir partes da natureza no processo compromete a sustentabilidade de qualquer estrutura em longo prazo.

Pensando assim, minimizar o impacto ambiental de uma estrutura urbana é a atitude mais lógica a ser seguida. Com pequenos investimentos realizados hoje, é possível diminuir o desgaste ambiental e permitir que as cidades inteligentes continuem prosperando ao longo do tempo, junto com sua população e, claro, com sua empresa.

Maior qualidade de vida

Uma preocupação que está cada vez mais em voga dentro dos grandes centros urbanos é a preservação da qualidade de vida de seus cidadãos. Não é de hoje que a fumaça, a vida corrida, ambientes superlotados e outras condições menos agradáveis são características marcantes das principais cidades mundiais. Um dos objetivos a ser alcançado pelas smart cities é buscar elevar essa qualidade de vida com um espaço humanizado.

Espaços públicos arejados, sem excesso de pessoas por metro quadrado, limpeza em dia, alimentação saudável, entretenimento, educação, entre muitas outras coisas, entram nessa questão. Cidades inteligentes usam suas redes de informações para descobrir o que precisa ser feito para melhorar essa qualidade de vida. O resultado é que seus consumidores e colaboradores podem ter uma vida mais sadia, tornando-os mais produtivos em suas funções.

 

Ambiente atrativo para clientes e investidores

Outra característica bem interessante das smart cities é que elas já atraem bastante a atenção de novos investidores ao redor do mundo. Eles já entendem como esses locais podem se tornar um diferencial para negócio no futuro próximo e estão se preparando desde então. Com os recursos adicionais de parcerias, contatos e novos mercados a explorar, você terá uma grande vantagem sobre seus concorrentes.

Mesmo que você não leve o benefício imediato em consideração, a qualidade geral das cidades inteligentes também é ótima oportunidade para fechar mais negócios. Transporte eficiente, ambiente tranquilo e acesso rápido a diferentes serviços são componentes muito importantes em qualquer negociação, mais do que você pode imaginar.

Se a visita ao seu estabelecimento for agradável, um cliente tende a retornar sempre que possível. O mesmo vale para um investidor. Quanto mais você puder incrementar a experiência de seus visitantes, maior tende a ser o retorno direto destas visitas.

investidores conversando sobre negócios

Cooperação entre empresas, população e administração

Da mesma forma que uma pessoa não representa um grande negócio sozinha, uma única força não representa toda uma cidade. População, empreendedores e órgãos públicos precisam colaborar para que uma sociedade prospere por bastante tempo. E cidades inteligentes buscam esclarecer os benefícios dessa cooperação.

Por meio da análise de dados da rede, é possível apontar como todos os envolvidos podem contribuir para o funcionamento do ambiente urbano sem prejudicar uns aos outros. Além de ser uma forma de otimizar seus recursos, isso também permite que empresa e estrutura social se encaixem melhor, fazendo dessa uma vantagem para todos os lados.

Agora que você entende o diferencial para o negócio que as smart cities podem proporcionar, é hora de começar seus investimentos. Quer saber como colocar essa ideia em prática e levar seu negócio para outro patamar? Então entre em contato com a Richter Gruppe e veja como podemos contribuir para seus projetos.

Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651 falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651
falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Facebook Instagram Pinterest Vimeo Google+
Abrir Chat
Close

Dúvidas? Entre em contato