Richter Gruppe Empreendimentos & Participações

Junte-se a nós e invista em empreendimentos inteligentes.

Conheça os benefícios dos empreendimentos planejados

José Paulo Richter - Juca

Publicado por: José Paulo Richter - Juca

19 abril, 2018

Já parou para pensar que o processo de crescimento das cidades está diretamente relacionado às ideias de progresso da Revolução Industrial? Pois é, desde aquele período, a atração pelos grandes centros urbanos têm criado uma inversão na relação campo e cidade, fazendo com que esta última tenha o maior contingente populacional e um maior índice de expansão demográfica.

O rápido processo de urbanização, no Brasil e no mundo, demanda estratégias mais modernas de construção civil e planejamento urbano, a fim de evitar um crescimento desordenado. Estas estratégias estão sempre associadas a dimensões humanas, ou seja, reivindicam que seus gestores se preocupem com a qualidade de vida dos cidadãos e com um aproveitamento sustentável do meio ambiente.

Neste contexto, os empreendimentos planejados ganham destaque no cenário urbano. Isto porque tal noção oferece uma melhoria na gestão das cidades, apresentando inovação no mapeamento das dinâmicas sociais e ambientais dos espaços e suas potencialidades. Acompanhe o texto e descubra mais sobre esta estratégia inovadora!

pessoas descansando

Novos nichos no mercado imobiliário

Caracterizados como novos nichos no mercado imobiliário, os empreendimentos planejados proporcionam o desenho de uma infraestrutura que integra, basicamente, o tripé moradia, trabalho e lazer de maneira a valorizar espaços que, provavelmente, se encontravam subaproveitados.

Neste contexto, os empreendimentos planejados não comportam a noção simplificada de projetos incorporados ou loteamentos, mas sim, apresentam um poderoso desenho que oferece oportunidades diversas e infraestruturas completas e integrativas.

Dessa maneira, uma proposta de planejamento estratégico promove o desenvolvimento inteligente, agregado a conexões urbanísticas avançadas, o que cria uma rede de comunicação cujas articulações exibem soluções para bairros e cidades. Vejamos a seguir algumas destas soluções.

Empreendimentos planejados e soluções urbanas

Como vimos, o acelerado crescimento das cidades deixa claro que um planejamento detalhado é indispensável para evitar uma ocupação desorganizada, que pode acarretar em sérios riscos sociais e ambientais. Neste cenário, a necessidade de otimização do espaço urbano exige projetos que consigam conjugar eficiência, qualidade de vida e sustentabilidade.

Assim sendo, os empreendimentos planejados propõem soluções de acordo com as necessidades de cada localidade, sugerindo infraestruturas mais adequadas e melhor utilizadas. Tudo isto considerando os possíveis impactos a níveis local, regional e global, agregando tecnologias limpas e sustentáveis.

Combinado a este raciocínio, o planejamento de vias que possibilitem transporte mais ágil e diversificado (como a oferta de ciclovias, alargamento das ruas, calçamento e paisagismo), também proporcionam uma organização agradável do espaço. Assim, tem-se o cuidado em oferecer alternativas às pessoas, alinhada a uma tentativa de frear o padrão moderno do excessivo tráfego de automóveis.

Além de levar em consideração a noção de um urbanismo mais humanista, tal solução apresenta potencial sustentável importante no que diz respeito à preocupação com as poluições produzidas por um fluxo elevado de veículos, como a poluição atmosférica, em função da emissão de gases tóxicos, ou mesmo a poluição sonora, em decorrência dos elevados níveis de ruído.

Nesta mesma lógica, a oferta de espaços compartilhados de lazer e entretenimento cria um senso de comunidade entre os moradores que, alinhado a um aproveitamento consciente do território, fomenta o exercício da cidadania em meio às diversas formas de utilização destes espaços.

O planejamento de sistemas de drenagem adequado, o uso apropriado do solo disponível, a gestão do descarte consciente de resíduos, um sistema de reciclagem e transformação da matéria orgânica são alguns princípios que despontam nos empreendimentos planejados enquanto soluções inteligentes.

Acreditamos nas soluções para as cidades proporcionadas pelos empreendimentos planejados,  e as também nas vantagens de tal estratégia. No entanto, gostaríamos ainda de apresentar os principais benefícios desta inovação no mercado urbanístico.

rua movimentada

Principais benefícios dos empreendimentos planejados

Dentre os benefícios proporcionados por empreendimentos planejados, destacam-se aqueles que indicam que a estratégia opera como instrumento de transformações sociais importantes. Isto se dá em decorrência do fato de estarem centrados nas necessidades das pessoas que vivem e se locomovem no espaço urbano.

Os modelos de empreendimentos planejados pressupõem uma prospecção aprofundada nas áreas de saúde, mobilidade, economia, comércio, meio ambiente, cultura, conforto e infraestrutura, que indicam projetos bem preparados para as cidades. Abaixo, listamos alguns tópicos que tratam mais diretamente dos principais benefícios apresentados por esta categoria:

Economia

Enquanto estratégia de organização urbana, os empreendimentos planejados apresentam um enorme potencial de modificação da dinâmica local, de forma a tornar os espaços extremamente atrativos. Principalmente quando pensamos que o planejamento coordena uma boa distribuição de atividades econômicas, visualizamos como esta ferramenta favorece o estabelecimento de uma rota que gera credibilidade, atraindo investidores.

Tal noção estabelece, assim, fortes áreas de influência, como a oferta de diferentes serviços, contribuindo para uma significativa valorização imobiliária. Apresenta também uma identidade forte e original em seu planejamento, mesclada à oferta da variedade de imóveis aos diversos gostos e expectativas dos consumidores.

Podemos apontar ainda como um benefício econômico dos empreendimentos planejados, a diminuição da necessidade de gastos secundários e excessivos com manutenção, uma vez que uma elaboração detalhada antecipa possíveis riscos, evitando que seus gestores tenham que reagir a problemas inesperados.

Seguridade e conforto

Como vimos, ao planejar os empreendimentos, fatores como a mobilidade urbana podem ser muito valorizados, apresentando importantes soluções urbanas, e oferecendo maior acessibilidade e comodidade a investidores e consumidores.

Além da preocupação com locomoção e circulação nas vias, a segurança surge como um valor importante em qualquer espaço urbano. O que os empreendimentos planejados podem oferecer neste quesito como benefício é um monitoramento mais efetivo, além da disposição das construções de forma a favorecer uma rede de informações entre a vizinhança que diminua o tempo de resposta em caso de algum incidente.

O bom planejamento da iluminação pública também é fator de segurança. Ao evitar pontos extensos de sombra, por exemplo, e investir em construção de áreas comuns, um empreendimento que favorece a ocupação do espaço, a movimentação e a visibilidade diminuem as probabilidades de ocorrências infracionais.

Sustentabilidade

O que o conceito de empreendimentos planejados traz como valor, em primeiro plano, é a importância de uma sustentabilidade multidimensional, envolvendo as dimensões ecológica, econômica, social, cultural e ética.

A preservação ambiental e a conservação dos recursos naturais, como condição para o desenvolvimento de mercado e a promoção do bem-estar em cada região, compõem os eixos ecológicos, econômico e social do conceito de sustentabilidade. A dimensão cultural, por sua vez, leva em conta o reconhecimento dos valores locais para se começar a considerar qualquer possível intervenção espacial.

Por último, mas não menos importante, a dimensão ética da sustentabilidade caracteriza-se pela responsabilidade, a partir da manutenção da produtividade de um ambiente a longo prazo, capaz de atender às necessidades das atuais e futuras gerações.

Como vimos ao longo deste texto, o conceito ampliado de sustentabilidade perpassa de ponta a ponta a noção de empreendimentos planejados, em especial por apontar para o compromisso com perspectivas urbanas integrativas que ofereçam tranquilidade e conforto a seus investidores e consumidores.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre empreendimentos planejados? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e divida informações com seus amigos a respeito deste conceito inovador no cenário urbano! Até a próxima.

Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651 falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651
falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Facebook Instagram Pinterest Vimeo Google+
Abrir Chat
Close

Dúvidas? Entre em contato