Richter Gruppe Empreendimentos & Participações

Junte-se a nós e invista em empreendimentos inteligentes.

Conheça 7 cidades com maior qualidade de vida no mundo

Josi Birckheuer Richter

Publicado por: Josi Birckheuer Richter

1 agosto, 2018

Há séculos a humanidade vem aprimorando a qualidade de suas cidades, tornando-as mais acolhedoras e facilitando a vida de seus cidadãos. Hoje em dia, graças à tecnologia e ao transporte aéreo, é possível conhecer e até viver nas cidades com maior qualidade de vida no mundo!

Se você está pensando em morar em um lugar assim, saiba que há várias opções. Aliás, mesmo que não pretenda se mudar, não custa nada conhecer esses lugares e entender seus exemplos, certo?

O instituto Mercer cria um ranking de qualidade de vida das cidades ao redor do mundo faz alguns anos. Para isso, são levados em conta fatores como:

  • mobilidade urbana;
  • economia local;
  • acesso a cultura e educação;
  • acesso a saúde;
  • entretenimento;
  • qualidade de habitação;
  • disponibilidade de emprego;
  • qualidade do ambiente natural.

Levando tudo isso em conta, foi possível listar as 20 cidades com maior qualidade de vida no mundo. Neste post, vamos destacar 7 delas, mencionando apenas a melhor cidade de cada país, caso haja mais de uma. Quer saber mais? Então, acompanhe!

1. Viena, na Áustria

Já começamos pela vencedora do ranking, que continua liderando por quase uma década — e não é à toa. Em primeiro lugar, a cidade é um grande polo cultural que atrai turistas de várias partes do mundo.

Suas descobertas remontam à pré-história, a ocupação pelo império romano, as cruzadas, entre muitos outros momentos importantes. Perfeita para quem gosta de viver cercado de cultura!

A economia da cidade é sólida, com um produto interno per capita bem elevado — a indústria e o comércio sendo os setores que melhor contribuem para o seu crescimento. Inclusive, há várias empresas internacionais com sede em Viena e seus arredores, tornando-a um dos melhores pontos de entrada na Europa Ocidental para imigrantes.

Também não falta educação de qualidade em todos os níveis, além de boa mobilidade urbana… Bom, seria difícil listar tudo aqui. Basta lembrar que Viena está no topo da lista!

Viena Austria

2. Vancouver, no Canadá

O Canadá é um país bem conhecido pelas cidades com maior qualidade de vida no mundo. Não está hoje no topo da lista, mas certamente ocupa vários espaços entre os melhores candidatos.

Uma de suas cidades, Vancouver, ganhou esse destaque. Além de ser bem turística, ela também é o foco de vários jovens que buscam um curso superior ou que participam de pesquisas científicas.

Diferente do que o senso comum pode dizer sobre o país, essa cidade não fica coberta de neve o ano inteiro, nem fica enterrada durante o inverno. Pelo contrário: seu clima oceânico permite uma boa média de temperatura ao longo do ano, atingindo em torno dos 0 ºC apenas no inverno.

Mais uma vez, não há tempo para falarmos tudo sobre essa cidade, mas sua posição já é bem reconhecida.

3. Munique, na Alemanha

Esse país é conhecido, principalmente, por sua participação na história mundial e seus feitos de engenharia — além, é claro, de ter algumas das melhores cidades para viver no mundo inteiro! Com um clima meio frio todo o ano e a economia mais sólida da Alemanha, não é de se espantar que Munique tenha ganhado a sua posição.

Algo que podemos destacar entre suas conquistas é a qualidade de sua educação. A cidade tem algumas das maiores universidades da Europa, sendo líder em pesquisas científicas no país.

Parte disso, vale destacar, se deve à sua história, pois ela se tornou um polo intelectual, atraindo filósofos como Guilherme Ockham e Marsílio de Pádua no século XIII.

Munique alemanha

4. Genebra, na Suíça

Se você procura uma das cidades com maior qualidade de vida no mundo e que seja realmente acolhedora para estrangeiros, Genebra deve ser sua primeira escolha. A população imigrante lá é bem alta, já tendo passado da faixa de 40%. Uma cidade não fica mais acolhedora que isso!

A economia da cidade é principalmente reconhecida pelo setor de serviços — em especial, os bancos privados internacionais, com várias sedes localizadas na cidade. Fora isso, há uma boa tradição em relojoaria artesanal, uma qualidade já conhecida da Suíça, de modo geral.

Além disso, é claro, não vamos nos esquecer do Salão Automotivo de Genebra, o maior e mais importante centro de exibição de carros do mundo!

5. Auckland, na Nova Zelândia

Um pouco menos conhecida como “Auclanda”, essa cidade chama atenção pelo seu clima ameno e agradável. Mas não é só isso: em todos os critérios de classificação que citamos, ela se sai bem de alguma forma.

Em primeiro lugar, o acesso a empregos não é difícil, principalmente graças à presença de várias sedes de empresas internacionais. Além disso, há um ótimo acesso à educação.

O que a impede de estar mais acima no ranking são os problemas de mobilidade urbana, pois seu transporte público não atende aos seus padrões. Seu custo de vida também é um pouco alto, então, você deve chegar lá com uma proposta de emprego minimamente razoável.

6. Copenhague, na Dinamarca

Se você acha que valeria a pena viver em uma ilha, então Copenhague pode ser um bom item na sua lista de cidades com maior qualidade de vida no mundo!

Seu nome significa “Porto do Mercador”, que tem uma grande significância histórica. Aliás, o papel da cidade como centro comercial é ativo até hoje, pois ela é um porto franco para o transporte marítimo de mercadorias.

Além disso, sua mobilidade urbana é um ponto forte, com predominância cultural das bicicletas. Mesmo em horários de pico, a população fica bem distribuída entre os meios de transporte disponíveis, evitando que o trânsito se torne um caos, como ocorre em diversas grandes cidades.

7. Amsterdã, na Holanda

Por fim, outro nome bem conhecido internacionalmente, Amsterdã é um polo turístico e um ótimo lugar para viver.

Concentrando diversas indústrias alimentícias, ela é a capital de negócios do país. Além disso, seu sistema de educação é bem renomado, com 4 grandes universidades na cidade. Sem dúvida, uma opção excelente para quem ainda pretende continuar ou iniciar uma formação!

Bom, depois de conhecer algumas das cidades com maior qualidade de vida no mundo, você já deve saber como essa infraestrutura é importante, certo? Tanto para as pessoas de hoje como para garantir a longevidade de cada cidade.

Agora, se quiser aprender mais sobre esse tema, aproveite para conferir alguns exemplos de smart cities, os lugares em que a tecnologia é usada para proporcionar a maior qualidade de vida possível!

Fale com a gente
+55 51 98585-0651 +55 51 98585-0651 falecom@richtergruppe.com.br
Rua Alberto Torres, 517 - sala 601
Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-188
Fale com a gente
falecom@richtergruppe.com.br
Rua Alberto Torres, 517 - sala 601
Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-188
Facebook Instagram Pinterest Vimeo Google+
Abrir Chat
Close

Dúvidas? Entre em contato