Richter Gruppe Empreendimentos & Participações

Junte-se a nós e invista em empreendimentos inteligentes.

Como investir no mercado imobiliário? Confira 4 dicas para ajudá-lo

José Paulo Richter - Juca

Publicado por: José Paulo Richter - Juca

11 junho, 2018

Você procura uma maneira segura e rentável para o seu negócio? Saber como investir no mercado imobiliário é a sua oportunidade de fazer o patrimônio da sua empresa e da sua família crescer.

Esse tipo de investimento pode gerar muito retorno no futuro e ainda oportuniza a criação de um ambiente inovador e sustentável para a sua organização. Quer saber como aplicar bem os seus recursos? Veja as nossas dicas!

Por que investir em imóveis?

Aplicar os recursos em imóveis, especificamente em terrenos é uma boa opção para o seu dinheiro render. Essa também é uma oportunidade de garantir recursos para o futuro da família ou do próprio negócio, uma vez que a valorização tem a tendência de sempre aumentar com o passar dos dias.

Com a queda da taxa Selic, os investimentos na poupança e em alguns fundos passaram a perder fôlego, pois não superam a inflação anual. Já a aplicação de dinheiro em imóveis em áreas em franca expansão pode ser uma excelente oportunidade de ver o investimento render mais.

Com a crise econômica que afetou o país nos últimos anos, alguns imóveis tiveram um engessamento nos seus valores, fato que oportunizou espaço para os investidores aproveitarem este momento. Com a retomada do crescimento no mercado imobiliário, os novos lançamentos virão com reajustes nos valores e neste caso, quem aproveitou a oportunidade, contabilizará rentabilidade nos investimentos feitos.

loteamento ind com lajeado Richter Gruppe

Como investir no mercado imobiliário?

Qualquer aplicação de recursos financeiros tem uma margem de risco. Para diminuí-la significativamente, o investidor deve ficar atento ao cenário econômico do país e da região e às condições da área em que o imóvel ou terreno será comprado. Confira as dicas para não errar na hora investir nesse mercado:

1. Avalie o momento econômico

Esse é o primeiro fator a ser considerado antes de aplicar o seu dinheiro em imóveis. Durante o ciclo econômico em que o Brasil estava em alta, com estabilidade de emprego e renda para a população, o mercado imobiliário estava aquecido e os preços subiram significativamente.

Com a crise de 2015, que se estendeu até 2017, houve uma desaceleração do crescimento e os imóveis tiveram menos procura no mercado. O que contribuiu com isso? A alta taxa de juros, a perda de emprego de muitos brasileiros e a inflação. A maioria das pessoas adquire imóveis por financiamento bancário e a instabilidade econômica fez com que muitos brasileiros preferissem guardar seus recursos na poupança ou em outras aplicações a médio e longo prazo.

Por esse motivo, analisar o cenário econômico do país sempre é importante, como sabemos 2018 vivemos um momento diferente, onde aplicar seus recursos em outras plataformas como a aquisição de imóveis pode ser mais interessante para fazer seu dinheiro render mais.

2. Analise as possibilidades de valorização

Outro fator a ser verificado antes de investir em imóveis é a localização. Uma região na qual ainda não há muitas construções, por exemplo, pode apresentar preços mais atrativos do que as áreas centrais de uma cidade. Além disso, ainda oportuniza a criação de negócios inovadores e inteligentes. Um bairro que está saturado, por sua vez, terá preços supervalorizados e não proporcionará muita rentabilidade.

Essa análise permite que você saia na frente da concorrência e esteja preparado para aumentar o potencial do seu negócio ou da renda familiar.

Você ainda deve considerar se a região apresenta facilidade de deslocamento, como vias largas ou rodovias com boa acessibilidade. Essa característica também contribuirá para uma valorização maior do imóvel.

Além disso, você deve avaliar o objetivo final da compra: se é para a construção de uma residência ou de um espaço comercial. Esse fator também influenciará na escolha da localização, visto que um empreendimento precisa estar em uma área de circulação de pessoas e de fácil acesso, enquanto uma residência pode ser construída em uma área tranquila e mais afastada.

Richter Gruppe escritório.

3. Saiba com quem investir

Saber com quem se esta investindo é fundamental, assim como verificar seu histórico e solidez também. Ter confiança, paciência e calma no momento da escolha é muito importante para você evitar erros e desgaste. É preciso ter clareza sobre o investimento

Por isso, deve-se sempre averiguar os preços praticados nos imóveis ou terrenos daquela região. Se houver uma divergência muito grande desconfie e verifique a fundo o motivo.

Procure acompanhar as notícias da cidade e o plano diretor do município para saber quais são as ideias de crescimento para a região.

Faça algumas visitas na área para identificar o perfil do público que transita no local, se é um espaço seguro e se há oportunidades de crescimento. Busque informações junto à empresa que estas negociando, quando a documentação e demais informações.

Avalie também as formas de pagamento e providencie a documentação correta para evitar imprevistos no futuro. Ao procurar o parceiro certo você aumenta as chances de sucesso no negócio.

4. Faça uma boa negociação

Não seja impulsivo na hora de fechar a compra! Negocie preços com o vendedor e também as formas de pagamento. Muitas vezes, é possível obter bons descontos quando a aquisição é realizada à vista ou quando a pessoa tem pressa em se desfazer do terreno ou imóvel para fazer outro investimento.

Se decidir procurar um financiamento bancário, analise minuciosamente as informações do contrato e as taxas de juros aplicadas. Em muitos casos, os índices são tão altos que aumentam muito o custo da aquisição. Por isso, é importante conhecer o valor da primeira até a última parcela e o custo total do investimento.

Pronto! Agora você já sabe como investir no mercado imobiliário! Siga as nossas dicas e seja bem-sucedido no seu negócio!

Gostou deste artigo? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos em seu e-mail!

Fale com a gente
+55 51 98585-0651 +55 51 98585-0651 falecom@richtergruppe.com.br
Rua Alberto Torres, 517 - sala 601
Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-188
Fale com a gente
falecom@richtergruppe.com.br
Rua Alberto Torres, 517 - sala 601
Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-188
Facebook Instagram Pinterest Vimeo Google+
Abrir Chat
Close

Dúvidas? Entre em contato