Richter Gruppe Empreendimentos & Participações

Junte-se a nós e invista em empreendimentos inteligentes.

Como escolher o momento certo para vender um terreno ou imóvel?

Richter Gruppe

Publicado por: Richter Gruppe

27 dezembro, 2019

O mercado imobiliário tem grande influência na vida de diversas pessoas, especialmente para quem quer vender um terreno ou imóvel. A possibilidade de capitalização pode ser bem alta, mas tudo depende de escolher o momento certo para a venda. Se você se apressar muito ou esperar demais, é bem provável que perca boa parte do seu retorno.

A escolha da hora pode variar com base em uma série de fatores, pois o mercado imobiliário é bem dinâmico. Se você está com planos de vender, é uma boa ideia avaliar esses questões antes de fazer qualquer anúncio para maximizar seu retorno.

Para ajudar com essa tarefa, separamos aqui os fatores que você deve levar em conta na hora de escolher o momento para vender um terreno ou imóvel. Acompanhe!

Considere o motivo da venda

Nem sempre essa variável é considerada, mas ela também é muito importante para tomar essa decisão. Digamos que você queria fazer a venda apenas para se capitalizar; talvez você já seja proprietário de outro imóvel e não tenha interesse no antigo ou pretenda se mudar em um futuro próximo; ou pode até ser uma questão de puro investimento imobiliário. Nesses casos, é provável que você queira vendê-lo pelo melhor preço possível, maximizando seu lucro.

Porém também é possível que alguém venda um imóvel por motivos de emergência, como quitar uma dívida, por exemplo. Neste caso, não há muita vantagem em esperar mais pelo momento em que ele tenha maior valor, pois a demanda é imediata.

Qualquer que seja a sua necessidade, o momento certo pode depender mais ou menos de outros fatores externos.

Verifique o estado de conservação do terreno ou imóvel

Independente de você usá-lo para morar, alugá-lo para fins comerciais ou deixá-lo vazio, um imóvel ou terreno ainda precisa ser muito bem conservado para gerar um bom preço de venda. Locais que podem gerar muitas despesas para o novo proprietário antes de serem usados, precisam ser vendidos a preços menores ou não recebem interesse nenhum.

As condições com as quais você deve se preocupar também variam um pouco. Imóveis como apartamentos e prédios exigirão mais cuidado com a pintura e conservação da estrutura, por exemplo. Um terreno mais amplo e vazio precisa estar limpo, ter boa segurança e não apresentar pragas, pois tudo isso teria que ser remediado pelo novo proprietário antes de poder utilizá-lo.

Analise o aquecimento do mercado imobiliário

Como você já deve saber, o mercado imobiliário é o principal influenciador na hora de vender um terreno ou imóvel, pois seu movimento determina o quão lucrativo o negócio será. Como já mencionamos, você pode ignorar um pouco esse fator se for uma emergência, mas ele ainda será muito útil.

Via de regra, você não deve vender um imóvel quando o mercado está em tendência de baixa. Primeiramente, os compradores e investidores podem notar esse fator, relutando com possíveis prejuízos. O ideal é fazer seu anúncio quando há uma tendência de alta já consolidada, mas não tanto que atinja um ponto de saturação. Mais uma vez, se o preço estiver muito elevado, você pode não atrair interessados.

Avalie a qualidade da área ao redor

Um componente que influencia fortemente o valor de um imóvel é a vizinhança. Não exatamente as pessoas, mas a qualidade do local como um todo. Estar próximo de centros comerciais, vias de acesso e serviços e entretenimento, por exemplo, aumenta a conveniência do local, o que também eleva o valor da propriedade aos olhos do comprador.

Há outros fatores que entram em jogo aqui, também para o lado negativo. A aparência, vista, nível de poluição visual, aérea e sonora, índice de criminalidade, entre outros itens que tornam um local menos atrativo. Se o espaço ao redor passa por um momento de retração em seu valor, mas ainda com possibilidade de recuperação, pode ser melhor esperar outra oportunidade de venda.

Outra questão é a quantidade de investimento na vizinhança. Se a prefeitura promove uma grande reforma, construindo novas vias de acesso, ou a iniciativa privada investe em sustentabilidade, então o local passará por um período de desvalorização durante as obras, mas deve ganhar ainda mais prestígio após sua conclusão.

Compare a possibilidade de vender ou alugar

Vender um terreno ou imóvel é útil para liquidar ganhos e deixar de ser responsável pela propriedade, o que é o interesse de muitas pessoas. Porém é importante também comparar os ganhos ao lado da possibilidade de aluguel da mesma propriedade. Se uma venda imediata não é vantajosa, talvez um período de aluguel seja útil enquanto você espera.

Claro, você ainda deve levar em conta suas responsabilidades enquanto proprietário. Isso leva em conta estabelecer um bom contrato, alguns impostos, responsabilidades jurídicas, fiscalização e auxílio ao atual locatário em questões relativas ao terreno/imóvel. Se o seu objetivo é diminuir sua lista de responsabilidades, então essa opção pode não ser tão boa.

Tenha cautela na hora de anunciar

Por fim, o item mais importante em qualquer planejamento de venda é a precaução. Muitos proprietários divulgam seus terrenos e imóveis para venda sem pensar muito e perdem diversas oportunidades. Nesse sentido, é possível entregarem uma propriedade de baixa qualidade, perdendo lucro de venda, quando poderiam ter investido um valor menor em uma reforma e maximizado o retorno.

Por isso, é recomendado fazer uma vistoria detalhada, acompanhar o mercado imobiliário e fazer o preparo correto do espaço antes de anunciá-lo. Isso acelerará consideravelmente o processo de venda e diminuirá as chances de complicações ao longo do tempo.

No fim das contas, tudo volta ao planejamento. Escolher o imóvel ou terreno certos, definir o período e valor ideais para anunciar, estabelecer a urgência da venda, comparar com a rentabilidade do aluguel e decidir se é o momento adequado para atingir tais objetivos. Seja você é um proprietário comum ou um investidor imobiliário, todos esses fatores devem ser levados em conta.

Agora que você tem essas dicas, pode escolher a hora certa para vender um terreno ou imóvel. Quer mais dicas para conseguir o maior retorno para o seu investimento? Então veja nosso guia de compra e venda de imóveis para você sempre acertar em sua escolha.

Fale com a gente
+55 51 98585-0651 +55 51 98585-0651 falecom@richtergruppe.com.br
Rua Alberto Torres, 517 - sala 601
Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-188
Fale com a gente
falecom@richtergruppe.com.br
Rua Alberto Torres, 517 - sala 601
Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-188
Facebook Instagram Pinterest Vimeo Google+
Abrir Chat
Close

Dúvidas? Entre em contato