Junte-se a nós e invista em empreendimentos inteligentes.
Há vários motivos para adquirir o próprio imóvel, desde o uso próprio até grandes investimentos. Porém, em alguns casos, pode ser interessante adquirir o terreno novo, ainda sem nenhuma construção, e começar do zero, pois comprar um terreno, sem nenhuma construção, aumentam suas possibilidades de investimentos nele. Se essa for a sua intenção, é importante você saber como avaliar o terreno antes de assinar o contrato.
Esse trabalho merece toda a sua intenção, pois se trata de seu patrimônio. Tanto que, o ideal é você deve buscar um profissional para fazer a vistoria antes de fechar negócio. Porém, como não é possível fazer uma contratação para cada área que você visitará, é bom ter alguns critérios básicos para nortear sua escolha. Isso poupará tempo e bastante dinheiro.
Quer aprender mais sobre como avaliar um terreno antes de comprar? Então continue lendo e veja o que você precisa saber. Vamos lá!
Muitas pessoas preferem fazer a aquisição de um imóvel pronto para evitar trabalho e/ou espera. Afinal, com tudo construído, você pode entrar e começar a usar o espaço imediatamente. Porém, isso significa que a estrutura segue os padrões de construção do primeiro proprietário. O prédio pode ser antigo e um pouco antiquado ou apenas não atender às suas demandas.
Fazer tudo do zero pode levar mais tempo, mas você terá uma garantia bem maior de que o imóvel será exatamente o que você precisa e que atenderá aos padrões de qualidade atuais. Sem falar que, dependendo da estrutura antiga, pode ser ainda mais difícil arrumar tudo do que construir algo novo.
Investimentos imobiliários são uma ótima maneira de conseguir rentabilidade extra hoje em dia. Se você pretende deixar seu dinheiro trabalhando por um longo período de tempo — talvez mais de uma década —, um imóvel sólido é um bom lugar para alocar seus recursos. Especialmente porque, se a propriedade ou o espaço ao redor forem melhorados, o bem será valorizado.
Comprar um terreno segue uma lógica similar. Quando você adquire o espaço e constrói seu próprio imóvel lá, o valor do terreno aumenta consideravelmente. Se você pretende utilizar o imóvel construído, poderá vendê-lo um dia. Se quiser alugá-lo logo de cara, seu retorno financeiro ao longo dos anos pode ser consideravelmente alto.
Esse costuma ser o primeiro ponto que a maioria das pessoas nota ao avaliar qualquer local. A largura e a profundidade do terreno fazem grande diferença no tamanho da construção que pode ser feita naquele espaço. E não falamos apenas na quantidade de metros quadrados correspondentes às suas expectativas. Também é importante pensar em como esses metros são distribuídos.
Pense em um terreno com muita profundidade, porém, que é muito estreito, ou que é largo, prolongando-se por poucos metros. Qualquer construção ali terá uma largura bem restrita, o que pode custar bastante para compensar em verticalidade, se isso for possível. O ideal é que o terreno tenha proporções um pouco mais próximas, o que vai facilitar futuros planos de construção e melhorar o valor do imóvel.
Outro critério importante para avaliar um terreno é sua localização — em qual bairro ele está, se é próximo de suas vias de acesso, quão próximo ele está de determinados serviços, como mercado, centros comerciais etc. Em outras palavras, quanto mais conveniente para o usuário do espaço for a localização, maior será o valor do terreno.
Dependendo da sua finalidade, esse critério pode ser de diferente importância para você. Se alguém pretende morar em um espaço grande, quase um sítio, e não se importa muito em estar próximo de nenhum centro urbano, por exemplo, áreas mais distantes podem ser melhores. Se, por outro lado, você pretende construir um imóvel comercial ou residencial para alugar, futuros inquilinos devem dar preferência a espaços com localidade mais prática.
Como você certamente já notou, não é todo terreno que é plano. Pelo contrário, a grande maioria das propriedades apresenta algum tipo de desnível ao longo do espaço, o qual pode ser corrigido durante a construção ou utilizado como parte da estrutura.
Ao avaliar o terreno, verifique qual é o desnível do local e o quanto ele vai impactar sua escolha. Ele se adapta com mais facilidade durante a construção do imóvel? Será imperceptível após o ajuste? Pode ser interessante para a obra sem precisar de ajustes? Todas essas questões podem ser avaliadas logo de cara, na primeira visita, então, não deixe de observá-las.
Se você está satisfeito após avaliar um terreno, então, o próximo passo deve ser a conferência de toda a documentação. Confira a situação do atual proprietário, quais são as condições do terreno, se há alguma questão ambiental que você deve levar em conta na hora de construir um imóvel, entre outros aspectos.
Fique atento a este detalhe. Propriedades que não foram vistoriadas corretamente ou que contêm alguma infração legal de ocupação e/ou ambiental serão bem mais difíceis de lidar no futuro, especialmente se isso for alguma surpresa. Se necessário, peça a um profissional para verificar toda a papelada e garantir que os detalhes estejam devidamente alinhados.
Desde a década de 1980, o Ministério das Cidades regula a forma como os ambientes urbanos devem crescer para evitar prejuízos para a população. Uma consequência disso foi a elaboração de leis de zoneamento, o que afeta diretamente seus direitos de construção sobre o terreno adquirido.
Basicamente, essa lei divide o ambiente urbano em zonas com diferentes finalidades. Uma área pode ser marcada como comercial, industrial, residencial, mais de uma ou mesmo não habitável. Além disso, pode ser que haja alguma restrição com relação ao tipo de imóvel, como prédios muito altos, por exemplo. O importante é estar bem informado, e neste momento contar com profissionais do mercado imobiliário confiáveis faz toda a diferença.
Com essas dicas, você já pode avaliar um terreno com mais facilidade e escolher o que mais o agrada. Quer continuar recebendo nossas dicas? Então assine nossa newsletter e fique sabendo de tudo em primeira mão.
+55 51 98585-0651
+55 51 98585-0651 falecom@richtergruppe.com.br Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002+55 51 98585-0651
+55 51 98585-0651Dúvidas? Entre em contato