Richter Gruppe Empreendimentos & Participações

Junte-se a nós e invista em empreendimentos inteligentes.

Afinal, vale a pena investir em terrenos? Nós explicamos!

José Paulo Richter - Juca

Publicado por: José Paulo Richter - Juca

27 maio, 2018

Está em busca de visibilidade para a sua empresa e oportunidades de expandir o seu negócio? Investir em terrenos pode ser uma excelente opção para você. Este perfil de imóvel lhe oportuniza a aumentar o patrimônio e potencializar o seu negócio, principalmente se estiver localizado em uma área de expansão.

Além disso, você ainda pode utilizar a área para criar modelos de negócios aliados ao desenvolvimento sustentável. Quer entender melhor todas as vantagens de adquirir um terreno? Veja a seguir!

Por que vale a pena investir em terrenos?

Esse é um modelo de investimento que pode ser muito rentável para o comprador, uma vez que ele pode adquirir a área por um preço atrativo e aguardar a valorização do terreno. Essa também é uma possibilidade de aplicar os recursos no crescimento de um negócio ou do patrimônio familiar.

Quem possui um terreno também tem a possibilidade de trabalhar com ele de diferentes maneiras que trarão um ganho financeiro no futuro. Uma alternativa, por exemplo, é utilizar a área para construir espaços urbanos integrados. Eles têm a vantagem de oferecer mais qualidade de vida aos moradores e lucratividade para as empresas instaladas ali. Com isso, o dono da área também só tem a ganhar.

Então, imagine a possibilidade de construir um empreendimento urbano moderno e inteligente? Essa é uma oportunidade de inovar no mercado e ter um negócio sustentável.

Terreno Urban Center Conventos Lajeado

Quais são as vantagens desse modelo de investimento?

A seguir listaremos algumas vantagens de investir em um terreno. Confira:

Economia

Dependendo do terreno que você escolher, pode economizar muito na aquisição. Muitas vezes, uma região que não é tão central hoje poderá se tornar a área certa no futuro. E o investimento antes dessa valorização permite que você adquira um terreno muito maior do que conseguiria em um espaço mais caro.

Com o passar do tempo, você poderá escolher qual será o uso dado ao terreno. Ou seja, poderá decidir vendê-lo ou utilizá-lo para a construção de um empreendimento ou casa própria.

Grande potencial de valorização do lote

Você pode avaliar quais áreas de sua cidade terão mais oportunidades de crescimento no futuro, pois a escolha certa poderá gerar mais retorno financeiro depois. Por esse motivo, é recomendável que você adquira um terreno em espaços mais afastados, mas que têm bom potencial de desenvolvimento.

Por exemplo: uma área próxima a rodovias permite o escoamento do trânsito e de mercadorias, o que aumenta as chances de desenvolvimento da região.

Procure analisar o plano diretor da Prefeitura para saber quais são as metas de desenvolvimento da cidade, identificando áreas residenciais, comerciais e industriais. Esse conhecimento poderá auxiliá-lo a identificar o potencial de valorização da área.

Investimento seguro

Um terreno é um investimento seguro. Basta prestar atenção à documentação na hora de adquirir um imóvel. Além disso, ele costuma oferecer mais rendimentos do que se você deixasse o dinheiro aplicado em uma poupança — que oferece um retorno médio de 0,5% ao mês, mais a taxa referencial.

Além do mais, você evita que o dinheiro fique parado e seja gasto de maneira inconsciente para aquisição de produtos ou serviços.

Construção personalizada

Quando você possui um terreno, pode construir nele o que quiser e do jeito que preferir. É claro, sempre seguindo as normas do município. Assim, você pode escolher as dimensões da obra, o uso que fará dela (comercial ou residencial) e todos os detalhes que serão executados.

Caso decida construir por conta própria, você terá, ainda, a possibilidade de planejar a obra cuidadosamente e escolher tudo, da matéria-prima ao acabamento, de acordo com o seu gosto pessoal. Além disso, há a oportunidade de acompanhar todas as fases de desenvolvimento do projeto junto com a responsável pela obra.

Desenvolvimento planejado

Você pode buscar parcerias para criar um empreendimento urbano sustentável que promova o desenvolvimento consciente daquela região, levando mais qualidade de vida e bem-estar para todos. Ao desenvolver uma smart city você dará uso inteligente ao terreno.

Esse modelo de investimento contribui para o crescimento dos negócios, para a valorização do uso de áreas públicas e para a promoção de ambientes seguros e planejados. Isso porque, em uma cidade inteligente, cada cidadão passa a exercer o seu papel na sociedade, ajudando a promover melhorias na região e existindo em harmonia com os espaços e recursos.

Consequentemente, quem habita ou trabalha em uma smart city tem uma rotina mais saudável e feliz. Elas não enfrentam grandes congestionamentos para sair ou voltar do trabalho, por exemplo, encontram comércios próximos à residência para suprir as necessidades diárias e ainda dispõem de amplas áreas de lazer coletivas.

Algumas cidades brasileiras já começaram a investir em soluções inteligentes, e colhem os resultados positivos. Entre elas estão Barueri e Vinhedo, em São Paulo, e Lajeado, no Rio Grande do Sul. Elas prezam pela mobilidade urbana, acessibilidade e conectividade, sempre com foco na preservação ambiental e qualidade de vida.

Aumento de patrimônio

Um imóvel pronto já esta definido e normalmente e tem seu potencial determinado, podendo ter valorização também. Já um terreno apresenta inúmeras possibilidades para o proprietário, como explicamos no item anterior.

Além do mais, você consegue aumentar o patrimônio familiar ao revender a área (por um valor maior do que o adquirido). Também pode realizar investimentos para a construção de prédios e salas comerciais, inclusive casas ou prédios residenciais, dependendo da localização, que podem proporcionar rendimentos no decorrer da vida.

Terreno Com Ind Lajeado Richter Gruppe

O que considerar na hora de adquirir um terreno?

É muito importante que você fique atento à legislação municipal, estadual e federal. Por exemplo: não adianta investir seu dinheiro em uma área de preservação ambiental, pois não poderá construir nada ali. Mas ao aplicar seus recursos em uma região em expansão, poderá ter bons ganhos.

Também é importante considerar o tamanho da área, a localização e o valor. Todos esses fatores contribuem para uma maior ou menor rentabilidade.

Pesquise o valor médio do mercado nos terrenos localizados na mesma região. Assim, você consegue negociar preços com o vendedor. Conheça também a área e as características do entorno, como facilidades de acesso, bairros ou cidades próximas e os planos de expansão da prefeitura para a região (como infraestrutura de água, esgoto e construção de escolas).

Verifique se o terreno está regular em relação aos cartórios de registro de imóveis e a Prefeitura, e lembre-se de fazer a transferência de propriedade após a compra.

Percebeu como pode ser vantajoso investir em terrenos? O que acha de procurar as áreas em expansão na sua cidade?

Este post trouxe informações úteis e relevantes para você? Aproveite para seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades relacionadas ao mercado imobiliário e ter ideias de investimentos para o seu negócio! Estamos no Facebook, Instagram, Pinterest, YouTube, LinkedIn e Vimeo.

Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651 falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651
falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Facebook Instagram Pinterest Vimeo Google+
Abrir Chat
Close

Dúvidas? Entre em contato