Richter Gruppe Empreendimentos & Participações

Junte-se a nós e invista em empreendimentos inteligentes.

7 formas eficientes de aumentar a produtividade dos colaboradores

Josi Birckheuer Richter

Publicado por: Josi Birckheuer Richter

21 dezembro, 2017

Trabalhar duro é importante em qualquer carreira, mas simplesmente “se esforçar mais” pode não ser o melhor caminho. Se você não estiver usando seus recursos corretamente, boa parte do seu desempenho se perde sem gerar resultados. O mesmo vale para a produtividade dos colaboradores. Se as condições não forem favoráveis, é bem provável que eles percam várias horas sem cumprir suas metas.

Felizmente, há várias coisas que você, enquanto gestor, pode fazer para melhorar esse desempenho. Algumas são atitudes simples a serem tomadas no dia a dia, enquanto outras são investimentos de médio e longo prazo. Mas, se você fizer tudo direito, não terá problema nenhum em conseguir mais lucratividade para o seu negócio e seu time.

Para te ajudar um pouco mais com esta tarefa, trouxemos aqui 7 maneiras de melhorar a produtividade dos colaboradores da sua empresa. Confira:

1.    Capacite sua equipe

O primeiro passo para fazer qualquer coisa direito nessa vida é, obviamente, aprender e se preparar. E você pode ajudar sua equipe com isso oferecendo treinamentos e materiais de estudo adequados. Não é necessário passar um curso de graduação completo, muito pelo contrário. Basta focar nos pontos que são mais relevantes dentro do contexto do seu negócio, como a cultura e os valores da empresa, algo que tenha valor prático no dia a dia.

Muitos empreendedores acabam negligenciando a importância dos treinamentos na capacitação da equipe. Estes acabam enxergando apenas os custos iniciais e o fator de que uma hora de treinamento é uma hora a menos de trabalho. Mas, não se engane! Logo após a capacitação, você poderá ver uma mudança positiva de desempenho na sua equipe.

membros equipe

2.    Tenha metas e prazos bem definidos

Já notou como pode ser mais fácil cumprir todas as suas tarefas em um dia quando você escreve todas elas em um papel? E você também já percebeu como fica mais concentrado em algo quando seu prazo de entrega está chegando? Bem, isso não é coincidência, é um efeito das metas e prazos na nossa produtividade.

Ter um objetivo claro, como “completar 10 itens em uma lista de entregas”, é muito melhor para o cérebro humano do que uma orientação vaga como “entregar tanto quanto possível”. E ter um tempo limite também ajuda a ativar o senso de urgência, evitando o monstro da procrastinação.

3.    Estimule a boa comunicação

Muito tempo atrás, os empresários acreditavam que isolar todas as distrações seria a melhor forma de aumentar a produtividade dos colaboradores. Por isso, ainda vemos algumas pessoas trabalhando em cubículos, sem falar com ninguém o dia inteiro. Mas essa realidade mudou, já que muitas tarefas e projetos exigem cada vez mais coordenação, autonomia e boa comunicação interpessoal.

Dito isso, você mesmo pode tomar algumas atitudes para que sua equipe comunique-se de forma eficiente e livre. Pequenos treinamentos e orientações, falar sobre administração de e-mail e ter um portal online para integrar todos os profissionais, por exemplo, pode fazer uma grande diferença no dia a dia do negócio.

4.    Organize as tarefas e otimize seu tempo

A forma mais simples de aumentar seus resultados é trabalhar por mais tempo, até alcançar outro objetivo. Porém, você já deve saber como isso desgasta qualquer profissional, além de não ser garantia de que você vai alcançar a meta que precisa. Melhor do que investir mais tempo é garantir que aquele que você já possui seja mais produtivo.

E como você consegue isso? Bem, há várias maneiras. A primeira é organizar sua agenda para sempre saber qual é sua próxima tarefa. Uma atitude simples, mas que faz uma diferença enorme no médio e longo prazo. O importante aqui é que você encontre formas de produzir mais no mesmo período de tempo, sem necessariamente ter que investir mais recursos ou esforço.

5.    Continue orientando seus colaboradores

Mesmo depois de toda a capacitação inicial, a produtividade dos colaboradores na sua empresa ainda depende muito do seu trabalho de gestão. Não só no que diz respeito a fornecer materiais, mas também com relação a orientação e transmissão de informações. Você deve ser o principal ponto de referência sempre que sua equipe tiver alguma dúvida.

Isso não significa que você terá que observá-los constantemente, dizendo o que devem ou não fazer. Autonomia ainda é muito importante! Mas você precisa passar o mínimo necessário de informação para que todos saibam o que fazer. Uma reunião de pauta, um canal de comunicação aberto e pequenas orientações de acordo com a necessidade já são o suficiente na maioria dos casos.

orientando equipe

6.    Faça a retenção e nutrição de talentos

Em qualquer setor, sempre há algum profissional com desempenho acima da média, alguém que adiciona mais valor ao negócio e contribui com ideias inovadoras. O termo usado para esse tipo de pessoa é “talento”. E quanto mais deles você possuir dentro da sua empresa, melhores tendem a ser os seus resultados.

Para captá-los, você precisa, primeiro, ter uma boa proposta de trabalho. Em seguida, um setor de RH estruturado para encontrar estes indivíduos. E, por fim, você deve nutrir este talento, oferecendo mais conhecimento e oportunidades. Em pouco tempo, seu investimento começará a dar frutos, aumentando seu faturamento.

7.    Invista em uma estrutura de qualidade

Claro, para que qualquer equipe consiga trabalhar com qualidade, é importante que haja um espaço adequado, com acesso aos recursos necessários e fácil deslocamento. Se a estrutura do ambiente for adequada para o trabalho, será bem mais fácil manter um ritmo estável de produtividade ao longo do tempo.

Algumas coisas que determinam a qualidade dessa estrutura são, por exemplo, a facilidade de acesso para a equipe, espaço suficiente para circular, qualidade das ferramentas utilizadas, acesso rápido aos materiais necessários e disponibilidade de serviços nas proximidades. Ao montar sua empresa, tenha em mente que a escolha do local carrega uma grande responsabilidade com relação a estes fatores.

Agora que você tem algumas dicas para aumentar a produtividade dos colaboradores, é hora de colocá-las em prática e alcançar seus objetivos. Quer se aprofundar um pouco mais no tema? Então veja aqui nosso artigo sobre o que observar ao escolher a sede da empresa e descubra exatamente o que precisa saber.

Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651 falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651
falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Facebook Instagram Pinterest Vimeo Google+
Abrir Chat
Close

Dúvidas? Entre em contato