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7 dicas para abrir uma nova loja e expandir seu negócio

José Paulo Richter - Juca

Publicado por: José Paulo Richter - Juca

14 setembro, 2017

Se você é um empreendedor, certamente se esforça todo dia para garantir o sucesso do seu negócio. E se a sua empresa está vivendo um bom momento, é bem provável que você pretenda expandi-la. Dentro dessa perspectiva, abrir uma nova loja pode ser uma excelente opção. Mas, como qualquer coisa no mundo empresarial, é preciso pensar bem antes de se comprometer.

Com a experiência que você já tem, você conhece — e passou por algumas — as dificuldades de abrir uma loja. Logo, saiba que expandir seu negócio com uma nova unidade, além de passar novamente por esses obstáculos, você ainda terá o estabelecimento atual para administrar. O dobro do trabalho nem sempre significa o dobro do lucro.

Mas, para facilitar sua vida nessa etapa, preparamos este post. Nele, você descobre 7 dicas que ajudam a garantir o sucesso dessa empreitada. Não perca!

1. Consolide sua primeira loja

Você compra um carro novo antes de quitar as parcelas do antigo? Provavelmente não. A lógica é quase a mesma com a expansão de lojas: se o seu negócio não está operando com alguma margem de conforto, talvez não seja um bom momento para investir mais uma filial.

Nos primeiros meses, a nova unidade não vai dar grandes lucros. Pelo contrário, ela vai exigir bastante do seu orçamento para se manter em funcionamento. Então se você está com dificuldades de manter a loja atual aberta, imagine com outra sobre os ombros? Foque seus investimentos naquela que já está no mercado até que ela te dê um rendimento mais estável.

2. Estude a região

Quando você vai abrir uma nova loja, o mais importante é saber se a localização é boa. Se não houver clientes o suficiente, o público não for adequado ao seu produto ou o acesso for muito difícil, você pode perder todo o investimento feito. Não é interessante, por exemplo, abrir uma joalheria em um bairro do subúrbio, pois não há muitas pessoas lá que comprem joias com frequência.

Pense no público-alvo do seu produto. Qual é a faixa etária que você busca? Qual o nível de poder aquisitivo que você precisa? Quais são seus hábitos de consumo? Cruze estes dados com os da região e você terá uma boa ideia de quão lucrativa aquela nova unidade pode ser.

3. Faça uma expansão de cada vez

Um erro terrível, que você não deve cometer ao começar a expansão é atirar pra todos os lados. Abrir uma nova loja aqui, outra ali e assim por diante. No fim das contas, você terá que pagar pela fundação de mais 5 filiais. Você pode estar pensando que todas vão vingar, mas as chances não estão ao seu favor.

Primeiro, novas lojas são como bebês: precisam de cuidados para crescer. Se você tiver que tomar conta de tudo sozinho (bebês ou lojas), não vai ter tempo suficiente para criar cada um deles com qualidade. Segundo, seu investimento (nas lojas) não volta para você. Então, se uma delas vingar e 4 forem à falência, você ainda terá muito mais prejuízo do que lucro.

4. Pense na estrutura do local antes de investir

Ao planejar um novo estabelecimento, é bom se lembrar da importância da estrutura local. Há espaço suficiente para um estoque? Os clientes vão poder circular? O acesso a serviços de manutenção e internet é fácil? E as condições são adequadas para os seus funcionários?

Isso não é apenas uma questão de eficiência empresarial, mas também de saúde individual. Afinal, um ambiente que não possui espaço para as pessoas se movimentarem, não tem circulação de ar ou está cheio de infiltrações não é a melhor opção para passar 8 horas do seu dia. Se você quiser mesmo abrir uma nova loja, escolha uma boa estrutura.

5. Mantenha os produtos e atendimento sempre consistentes

Existe uma característica chave e muito importante para uma empresa: todas as unidades prestam o mesmo serviço. Isso pode parecer óbvio, mas pense bem a respeito. Quando você vai ao restaurante de uma rede, você espera que os pratos sempre tenham o mesmo sabor. Se você for a uma das unidades e o gosto for muito diferente, não parece que é o mesmo empreendimento. A mesma lógica se aplica à sua situação.

Essa falta de consistência pode levar uma loja a ter muito sucesso e outra à falência. Coisas como a disponibilidade de produtos e a qualidade do atendimento precisam ser mantidas no mesmo patamar em toda a rede. Haverá pequenas diferenças entre uma e outra, claro, mas não deve ser nada gritante.

6. Crie um planejamento estratégico

Por “estratégico” estamos nos referindo a um conjunto de ações com resultados estimados. O seu plano pode se resumir a “abrir uma loja”, mas a estratégia por trás disso envolve a localidade, o público-alvo, divulgação, promoções, entre outras ações que aumentam as chances de sucesso do estabelecimento.

Se você seguir as demais dicas até agora, pode ser que esse plano estratégico surja naturalmente. Afinal, você já terá coletado algumas informações que precisa. Agora falta apenas estimar os resultados e acompanhar sua loja ao longo do caminho.

7. Tenha planos de contingência

Ninguém gosta de pensar nas possibilidades negativas, mas estar preparado para o pior é de extrema importância. Ao abrir uma nova loja, há sempre uma chance de que ela não dê o retorno esperado, independente do seu preparo. Nestes momentos, você deve ter alguma linha de ação para contornar suas perdas.

Por exemplo, ter 1 ou 2 nomes para quem você possa vender os materiais extras ou planejar uma queima de estoque pode cobrir parte dos custos materiais. Se o imóvel é propriedade da empresa, ele pode ser alugado ou vendido. E, claro, definir até que ponto você pode ir para dizer “agora não está mais dando certo”. Se o prejuízo chegar a X, você deve colocar seu plano de contingência em ação.

Expandir o seu negócio é um passo importante: é preciso analisar o cenário atual, o mercado em que você se insere e a situação do empreendimento. Fazendo essas avaliações e colocando essas 7 dicas em prática, você estará mais preparado para abrir uma nova loja. Portanto não pule nenhuma etapa e garanta maiores possibilidades de sucesso nessa empreitada!

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