Richter Gruppe Empreendimentos & Participações

Junte-se a nós e invista em empreendimentos inteligentes.

6 dicas para aplicar conceitos de inovação e sustentabilidade na sua empresa!

Richter Gruppe

Publicado por: Richter Gruppe

13 agosto, 2018

Cada vez mais, as empresas precisam se preocupar com os efeitos de suas ações no meio ambiente. Não apenas em relação à sujeira, mas também na repercussão de seu trabalho, consumo de recursos naturais e poluição nos locais próximos. Por isso, a ideia de inovação e sustentabilidade está ganhando mais força nos últimos anos.

Inovação, como você já deve saber, tem a ver com encontrar maneiras novas de fazer as mesmas coisas de sempre, mas com melhor qualidade e eficiência. Hoje em dia, esse conceito é muito mais ligado à tecnologia, à criação de softwares e outros recursos que melhoram o trabalho de gestão do espaço e dos recursos de uma empresa.

Sustentabilidade é um termo bem comum, mas nem sempre compreendido. Ele tem a ver com a preservação do meio ambiente, qualidade do ar e tudo mais, mas seu significado é um pouco mais profundo. Na prática, ele se refere a processos que podem ser mantidos indefinidamente, sem que cheguem a um ponto de ruptura. Por exemplo, uma rotação de culturas em uma plantação ajuda a renovar o solo, fazendo com que sempre haja cultivo.

Junte as ideias de inovação e sustentabilidade e você terá um sistema que usa recursos tecnológicos inovadores para promover a redução de gastos, minimizar impactos negativos e aumentar a longevidade do negócio.

Quer colocar esses conceitos em prática no seu negócio? Então, veja aqui algumas dicas que vão mostrar por onde começar:

1. Invista em tecnologia digital

Já mencionamos como a tecnologia é parte integrante desse processo, mas devemos sempre dar destaque extra para o mundo digital, em especial a internet e os recursos de conectividade. Antigamente, não seria possível monitorar o consumo de água em diversas áreas, entender quais sãos as causas desses gastos, entre outros dados. Graças a essas ferramentas, tudo pode ser acompanhando com pouco esforço.

Se a sua empresa ainda não é adaptada à realidade do mundo digital, então desperte para esta realidade! Não é apenas a sustentabilidade ambiental que exige esse tipo de inovação. Para se manter competitivo, é importante para qualquer negócio ter presença digital.

2. Controle o uso de recursos

Esse é um ponto comum para diversos esforços de sustentabilidade, especialmente em negócios que exigem muita energia elétrica e água no seu dia a dia. Por meio de de um monitoramento mais rigoroso e algumas políticas de economia de recursos, você pode cortar boa parte dos gastos básicos dentro do seu negócio.

Por exemplo, algumas empresas usam lâmpadas com detectores para acenderem apenas quando há alguém presente. Se a sala ou corredor estiver vazio, elas se apagam sozinhas, economizando alguma energia ao longo do dia. Da mesma forma, parte da água que sai das torneiras pode ser reutilizada nos vasos sanitários da empresa, bastando apenas uma pequena filtragem.

Pode parecer pouca coisa, mas uma economia de 5% por dia em um negócio de médio ou grande porte pode representar o consumo de várias pessoas no mesmo espaço de tempo. Além disso, é possível encontrar fontes alternativas, como energia solar ou eólica.

3. Promova a sustentabilidade como um valor da empresa

A melhor maneira de investir em inovação e sustentabilidade é fazer com que isso seja mais um hábito da equipe do que um dever da empresa. Se todos os colaboradores estão ativamente buscando formas de consumirem recursos com mais eficiência, evitando desperdícios em seu dia a dia, então você não terá que se esforçar tanto para promover suas iniciativas de sustentabilidade.

Cultivar esse valor pode ser uma tarefa um pouco complicada no começo, especialmente se sua equipe atual não têm essa perspectiva. Porém, com o tempo e investimentos frequentes, você vai notar que certos hábitos vão mudar, além de surgirem ainda mais ideias e inovações para elevar o grau de sustentabilidade do seu negócio.

4. Engaje sua equipe nessas metas

Mais uma vez, além de promover tais valores, você também deve dar a todos uma oportunidade para que eles sejam colocados em prática. Se você não tomar uma atitude para que todos se envolvam em suas ações de inovação, então é bem provável que todos apenas continuem com seus afazeres diários, sem se preocupar com a sustentabilidade.

Há várias maneiras de promover esse engajamento. Eventos da empresa, uma política de redução de desperdícios, seminários sobre sustentabilidade, entre outras coisas,  pouco a pouco estimulam a cooperação do seu time, tornando suas ações mais eficazes. Não deixe de promover essas ações, seja presencialmente ou por meio de de alguma plataforma online.

5. Trabalhe em conjunto com outras empresas

O processo de inovação e sustentabilidade do mercado, ao contrário do que alguns pensam, não é uma ação solitária. Claro, você é o único responsável por essas ações dentro do seu negócio, mas o impacto dessas políticas depende da ação de várias pessoas e grupos. Por isso mesmo, as empresas devem se unir para alcançar esse objetivo.

Se você tem um negócio pequeno e localizado, promova a redução de desperdícios junto às empresas ao redor. Se coordena uma empresa de maior porte e alcance, então, use sua influência para estimular seus parceiros a fazer o mesmo. Cada contribuição, por menor que seja, já é válida.

6. Acompanhe mudanças de mercado e ambiente

Todo espaço é, em maior ou menor grau, dinâmico. Mudanças são inevitáveis e, em muitos casos, necessárias para a sobrevivência e equilíbrio das pessoas. E por mais que você possa controlar o gasto de água e desperdícios no seu negócio, não pode controlar tudo que acontece no meio ambiente ou no mercado. Nesses casos, o melhor é se adaptar.

Para estar à frente dessas alterações, você deve sempre monitorar algumas variáveis, que incluem condições ambientais, necessidades do espaço urbano e demandas do público. Com esses dados, você pode se preparar para essas mudanças com antecedência, maximizando seus ganhos e minimizando possíveis riscos.

Com essas dicas, você já pode começar a promover mais inovação e sustentabilidade em seu negócio agora mesmo. Quer ajuda para conseguir envolver sua equipe nesse processo? Então veja aqui nosso artigo sobre a importância de se envolver na cultura e valores da empresa e entenda como engajar ainda mais sua equipe.

Fale com a gente
+55 51 98585-0651 +55 51 98585-0651 falecom@richtergruppe.com.br
Rua Alberto Torres, 517 - sala 601
Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-188
Fale com a gente
falecom@richtergruppe.com.br
Rua Alberto Torres, 517 - sala 601
Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-188
Facebook Instagram Pinterest Vimeo Google+
Abrir Chat
Close

Dúvidas? Entre em contato