Richter Gruppe Empreendimentos & Participações

Junte-se a nós e invista em empreendimentos inteligentes.

5 vantagens de empreendimentos urbanos planejados

José Paulo Richter - Juca

Publicado por: José Paulo Richter - Juca

16 outubro, 2017

Jahn Gehl, arquiteto que transformou a vida urbana em Copenhagen, assim como em outras cidades do mundo salienta a importância de construir uma cidade agradável para as pessoas. Mas como fazer isso? É preciso investir em municípios sustentáveis, atrativos e que permitem que as pessoas se movimentem sem carro. Esse é o conceito dos empreendimentos urbanos planejados, que começam a ganhar mais espaço no Brasil.

Esse modelo de construção se baseia em criar áreas para as pessoas. Como consequência, essa nova estrutura incentiva o comércio e melhora a qualidade de vida da população. Quer conhecer melhor o conceito e funcionalidade de uma smart city? Acompanhe!

empreendimentos urbanos planejados

Qual é o conceito de smart city ou urban city?

Smart cities são, basicamente, cidades feitas para pessoas. Elas têm como principal objetivo proporcionar uma vida urbana de qualidade, com espaço para caminhar com segurança, áreas arborizadas, mobilidade urbana.

Somado a isso, essas cidades se preocupam com o desenvolvimento da economia local. A ideia é que em um espaço planejado as pessoas ganhem mais tempo e qualidade de vida.

Como consequência, há um maior desenvolvimento econômico nessas regiões. As pessoas têm opções de compras sem precisar se deslocar de carro.

Um exemplo de empreendimento smart city no Brasil é o Urban Center Conventos de Lajeado, no Rio Grande do Sul. Essa é uma cidade com menos de 100 mil habitantes. Ela é considerada uma das melhores cidades do Brasil para se investir, conforme a pesquisa realizada pelo Urban Systems e publicada na revista Exame e oferece excelente qualidade de vida.

O Urban Center foi implantado no bairro Conventos, bairro que representa 10% da população de Lajeado. Com isso a solução urbana encontrada foi implantar o empreendimento a fim de proporcionar uma maior qualidade de vida  para as pessoas, um lugar onde comércio, economia, moradia e lazer funcionam em um mesmo espaço.

Este é um lugar de grandes oportunidades também, surgindo como um novo polo de comércio e serviços, oportunizando empreendedores a instalar negócios ali.

Essa área possui um boulevard com 25 metros de largura no meio das vias. Ele tem árvores e pista de caminhada para permitir o acesso a pé ou de bicicleta. O ambiente é agradável, propício para quem gosta de tomar chimarrão com a família ou amigos e curtir momentos de lazer.

Além disso, o Urban Center Conventos também pode se conectar facilmente com outras áreas da cidade, visto que está entre duas importantes rodovias: a BR 386 e a RS 421 que dá acesso ao bairro.

O que são empreendimentos urbanos planejados?

Eles funcionam no modelo realizado no bairro Conventos, em Lajeado. Profissionais qualificados encontram soluções para os espaços a fim de proporcionar uma vida equilibrada nas cidades. Para isso, é preciso planejar a infraestrutura, se preocupar com as necessidades das pessoas, criar áreas para o trajeto seguro de pedestres e ciclistas e, ainda, possibilitar o trânsito de veículos.

Sendo assim, os empreendimentos urbanos planejados cuidam da sustentabilidade das cidades, por meio de uma visão ampla. Eles baseiam-se na ideia de que a sustentabilidade envolve cuidar das pessoas, promover a inovação e criar espaços para a manutenção da cultura, sem descuidar do meio ambiente.

Para tanto, muitas vezes é preciso obter o apoio da comunidade local. Nesses casos, são realizadas reuniões, palestras e workshops para tratar de assuntos como sustentabilidade, mobilidade urbana e gentileza. Também podem ser feitas ações de reflorestamento e manutenção das áreas verdes.

Muitas vezes, após identificar um problema de determinada região, é possível encontrar soluções simples e rápidas de serem implantadas, mas que geram resultados extraordinários.

O principal objetivo, então, é valorizar a boa conectividade das regiões e o convívio entre pessoas de diferentes idades. Além disso, deve-se favorecer o trajeto a pé ou de bicicleta em vez de promover o uso excessivo de veículos. Com isso, a população fica mais ativa, saudável e sofre menos com os congestionamentos e a poluição.

Empreendimentos Urbanos Planejados

Quais são as vantagens desses empreendimentos urbanos planejados?

As smart cities promovem o fortalecimento da economia local, maior interação entre as pessoas e uso consciente dos espaços públicos. Ademais, elas criam oportunidades para novos empreendimentos e investidores que buscam regiões estratégicas e que podem oferecer uma boa estrutura para os clientes.

Os empreendimentos urbanos planejados oferecem muitas vantagens para todos. Confira algumas delas:

1. Qualidade de vida

As pessoas podem trabalhar, morar e consumir produtos e serviços em um raio de 1 quilômetro. Sendo assim, elas conseguem fazer o deslocamento a pé ou de bicicleta e não perdem tempo no trânsito com os congestionamentos.

Somado a isso, adquirem mais saúde e bem-estar, pois ao caminhar todos os dias, elas poderão fazer atividade física e de forma gratuita. Com isso, os bairros conseguem atender todas as necessidades dos moradores que não precisam mais fazer o deslocamento até o centro da cidade.

2. Desenvolvimento socioeconômico

Os empreendimentos urbanos planejados favorecem a instalação de supermercados, farmácias, padarias, clínicas e lojas de todos os tipos nos bairros. Assim, os moradores passam a consumir os produtos e serviços no local, o que contribui para fortalecer a economia da região.

3. Oportunidades de investimento

As áreas planejadas são ótimas oportunidades para empreendedores que pretendem abrir um estabelecimento em uma região próspera. Além disso, o empreendedor fortalecerá sua marca e transmitirá seu comprometimento com o meio ambiente por estar instalado em um empreendimento urbano planejado adotando práticas mais sustentáveis.

4. Educação ambiental

Geralmente, as áreas urbanas planejadas possuem uma comunidade engajada. Somado a isso,  o exemplo das empresas comprometidas com o meio ambiente cria uma cultura local muito forte, onde a responsabilidade de cuidar dos espaços públicos é de todos e o senso de cooperação é natural.

Dessa maneira, as empresas podem realizar ações culturais e de valorização ao meio ambiente, juntamente com as pessoas da comunidade.

5. Meio ambiente

Os empreendimentos planejados diminuem os impactos ambientais. Afinal, eles incentivam a troca do carro pela bicicleta ou uma caminhada. Os moradores passam a valorizar mais o lugar onde vivem e, com isso, respeitam regras e cuidam dos ambientes públicos.

Enfim, os empreendimentos urbanos planejados são uma tendência no Brasil e podem valorizar ainda mais a marca de um negócio. Ficou interessado em conhecer espaços como esses? Entre em contato com nossa equipe e seja um pioneiro na sua área!

Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651 falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Fale com a gente

+55 51 98585-0651

+55 51 98585-0651
falecom@richtergruppe.com.br
Av. Benjamin Constant, 1126 - sala 1002
Prédio Profissional Hickmann - Centro - Lajeado/RS
CEP 95.900-104
Facebook Instagram Pinterest Vimeo Google+
Abrir Chat
Close

Dúvidas? Entre em contato